Aos artesãos de plantão, não é nenhuma novidade falar dos bordados em vagonite, mas nem todos conhecem essa prática artesanal que embeleza principalmente os barrados de toalhas, já que elas fazem toda diferença na composição de nossas casas, seja na mesa das refeições ou no banheiro, isso sem contar as toalhinhas que limpam a boca dos bebês, aquelas que enxugam a louça, outras que enfeitam cestinhas e também as que ficam sobre o fogão.
O estilo do bordado em vagonite lembra muito o ponto-cruz ou fica até mais bonito, mas dá muito menos trabalho e você vê o resultado com maior rapidez.
Nossa vida está sempre rodeada de toalhas e paninhos, e usar o vagonite é uma maneira de deixá-los sempre mais bonitos, sem perder muito tempo e dinheiro com isso.
Para enfeitar suas toalhas, você tem que saber que o bordado em vagonite não é feito da mesma maneira que os demais, pois ele é confeccionado passando do lado esquerdo para o direito, e pode ser feito no avesso e no direito, depende do efeito que você quer dar à peça e do risco que está seguindo.
As toalhas que você for enfeitar podem ser grandes ou pequenas, mas o aconselhável é que você comece com as peças menores e depois parta para as maiores, quando já estiver experiente no bordado.
Há várias estampas e desenhos que podem ser bordados com o auxílio da agulha vagonite. Nas bancas de jornal e na internet existem vários moldes para você seguir, basta ter paciência, pois se pular uma fileira o bordado perde a forma. Nele você pode usar linhas coloridas e traços modelos em um dégradé harmonioso nas toalhas.
As peças utilizadas devem ter um barrado próprio para bordado, ou então você deve comprar o tecido para bordar e aplicá-lo nas toalhas que deseja enfeitar.
Já as linhas utilizadas para o vagonite são as meadas comuns, usadas para qualquer bordado e você pode comprá-las em novelo ou mesmo em meadas, que vêm menos linha e com isso você pode variar mais as cores.
Quando for começar o bordado, lembre-se de medir o centro, para que ele não fique torto, nem feio, trace sobre o pano o molde que vai copiar, de preferência com lápis grafite, para que fique fácil tirar depois, se precisar.
Além de usar o bordado vagonite com meadas, você também pode fazê-lo usando fitas, daquelas de cetim, num tecido branco, por exemplo, você pode usar fitas coloridas ou de uma mesma cor, o efeito é belíssimo. As fitas utilizadas para este tipo de bordado são aquelas fininhas, pois só elas passam com folga nos buraquinhos do tecido.
Os desenhos do vagonite geralmente são feitos em forma geométrica, por isso têm aparência tão bonita e organizada.
seus trabalhos sao muito bonitos, tambem sou artesÂ.