Que tal inovar os seu cadernos com uma técnica artesanal bem bacana? Já ouviu falar em vagonite?Não sabe do que se trata? Não tem problema antes de ensinar o passo a passo da capa de caderno em vagonite vamos dizer para você o que é essa técnica de artesanato.
Técnica de Artesanato em Vagonite
Cada dia tem uma nova técnica de artesanato, algumas são completamente novas e outras aparecem com novidades sobre aqueles que já existem. Por exemplo, podemos falar do vagonite contornado. Esse tipo de artesanato pode ser usado em panos de prato, em toalhas de mesa e em qualquer outro tecido que você goste.
A técnica de artesanato em vagonite ou também chamada de bordado iugoslavo é feita com uma agulha, um tipo de artesanato, em que a agulha passa da direita em direção a esquerda, em seguida, a agulha volta para o mesmo ponto inicial e o fio da trama deixa o primeiro de tecidos. Depois disso, arremate o trabalho. Para aplicar essa técnica de artesanato é necessário pular sempre uma das carreiras de trama do grupo da parte de cima e em seguida, faça o mesmo quando chegar no segundo.
Para que o trabalho de artesanato com essa técnica dê certo você precisa ficar atenta porque as carreiras seguintes devem ser feitas na direção contrária daquelas anteriores. Para ficar mais fácil: você iniciou o bordado fazendo a primeira carreira pela direita em direção a esquerda, terminada, você vai começar a segunda, dessa vez, comece da esquerda em direção a direita. Não tem segredo é bem simples.
Depois é só seguir usando o mesmo processo, durante todo o momento em que você está fazendo o bordado usando a técnica vagonite. Tem um detalhe importante, que serve para qualquer carreira, não importa onde começa ou onde termina, não se pode fazer pontos muito apertados, isso poderia acabar fazendo com que o tecido terminasse repuxado.
Apesar da simplicidade desse tipo de bordado é muito comum que quem não está acostumado a fazer a prática se perca na hora de fazer as carreiras. Por isso, o conselho é usar riscos de vagonite. Com as linhas para seguir fica mais fácil fazer o bordado. Esses riscos podem ser usados em peças de banheiro, de cozinha, de acessórios, entre outros.
[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=VvK48FDZSEE[/youtube]
Dicas Para Aplicar A Técnica de Vagonite
-
Escolha peças simples para começar, como babadores e toalhas de rosto ou de mão.
-
Para as primeiras peças utilize os riscos de vagonite, garantindo que o traçado sairá perfeito.
-
Compre linha apropriada para esse tipo de bordado, mais grossa ou mais fina pode comprometer o seu artesanato.
-
Compre as agulhas que são próprias para usar a técnica vagonite e garanta um trabalho perfeito.
-
Não confunda vagonite com bordado comum, a diferença está em bordar seguindo duas carreiras diferentes. Se você esquecer e iniciar pelo mesmo ponto o resultado será um bordado normal e não terá o efeito da técnica.
Agora Veja Como Fazer Um Caderno Com A Capa em Vagonite!
Materiais: um caderno de preferência com a capa dura ou um caderno com capa normal e um papel cartão; tecido com dimensão suficiente para cobrir as duas capas do caderno; linha, agulha para fazer o vagonite e cola de tecido.
1- O primeiro passo é cortar o tecido no tamanho que será usado para fazer a capa do caderno, para que isso dê certo use um papel grande como molde. Tire as medidas das capas do caderno e recorte o molde deixando pelo menos 5 centímetros a mais, mas marque bem essa diferença.
2- Com o molde feito você deverá cortar o tecido, exatamente usando a mesma medida. Faça uma dobra ao meio e marque os traços que serão bordados. Depois é só começar a fazer o bordado usando a técnica vagonite. Se tiver dificuldades, divida o tecido ao meio, e faça primeiro o bordado para depois unir de novo as duas partes.
3- Você pode encapar no caso da capa dura, primeiro a parte de trás e em seguida, a parte da frente, colocando o tecido bem no centro e as sobras para dentro, que devem ser colocadas com a cola para tecido. Faça o recorte das pontas para deixar a parte interna perfeita ou se preferir, use um papel cartão com uma medida um pouco inferior a do caderno e cole por cima para fazer o acabamento.
4- Se você usar um caderno de capa normal, use o papel cartão para colar nele, nos dois lados, capa e contra capa para deixá-lo mais firme e depois use o tecido bordado para fazer a capa de vagonite.
Não tem segredo é bem simples e você pode fazer usando os mais variados tecidos e bordando com os mais diferentes desenhos ou detalhes. Pode fazer o bordado somente nas bordas, central, em forma de moldura e muito mais.
[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=iDPuNbCyXVU[/youtube]
Dicas Para Ficar Perfeito O Seu Caderno em Vagonite
-
Não se preocupe em fazer capa antes de ter terminado o trabalho de bordado. Procure comprar tecido apropriado para aplicar a técnica, assim como a linha e as agulhas.
-
Para que o trabalho fique perfeito os pontos não podem ser muito fortes, muito fechados, isso normalmente, neste tipo de bordado faz resultar um tecido puxado. Caso isso aconteça, não tem jeito terá que desmanchar tudo e começar de novo.
-
Não falta de prática não esqueça de usar riscos de vagonite para que o trabalho de artesanato fique perfeito.
- A qualidade da capa do caderno é essencial para fazer um bom trabalho de vagonite, prefira aquele com capa dura porque o resultado final quando encapado é de maior resistência, mesmo usando o papel cartão não fica a mesma coisa. Neste segundo caso, a capa fica frágil e o trabalho com vagonite esticado não fica com o visual perfeito como deveria ser.
Não deixe de caprichar nos acabamentos internos e se quiser ainda vale colocar alguns detalhes na capa de vagonite e na parte de trás é melhor mantê-la lisa ou somente fazer o bordado nas bordas da capa.