Bonecos Bobos

O Que é Boneco Bobo?

Boneco Bobo ou como é popularmente conhecido, João Bobo, é um brinquedo que conta com um objeto com uma arredondada base que, por mais que se incline, ele insiste em continuar em pé. Eles podem ser feitos dos mais variados materiais como plástico e madeira, por exemplo. Existem ainda aquelas versões que são infláveis.

Esse boneco geralmente se apresenta por meio de figuras que retratam pessoas, de mulher ou homem, com coloridas vestimentas pintadas no mesmo. Além disso, podem se apresentar como determinados animais como pinguim, ave, e ainda como leão, urso e também cachorro; ultimamente eles são confeccionados com a aparência personagens da Disney e dos de Maurício de Souza, como também de personagens infantis criados por Monteiro Lobato.

Fabricados em materiais diversos, como a madeira(no caso dos mais antigos), sempre com a presença da âncora, peso-de-lastrou ou chumbada preso à sua base ou ao seu pé, seja em num plástico mais resistente ou ainda inflável, nos quais a chumbada, âncora ou peso-de-lastro são postos de maneira que fiquem num compartimento apartado da base do brinquedo que o divide do ar responsável por inflá-lo.

Costumeiramente, esse brinquedo tem sido introduzido no ambiente de crianças para tratar as situações de equilíbrio e uma forma de incentivar o movimento, numa fase em que a carência de incentivo é bastante grande. Isso ajuda a fazer com que as crianças, especialmente aquelas que estão engatinhando, tenham maior habilidade no movimento, equilíbrio para ficarem em pé e muito mais. Além de brincar com o boneco, elas estarão aprendendo algo importante para a vida.

Fazendo João Bobo de Plástico

Para fazer esse modelo de João Bobo você irá precisar dos materiais listados abaixo:

  • 01 Pino de Boliche de plástico
  • 01 bola de plástico com medida próxima a do pino
  • 01 caixa de massa para modelar.

Passo a Passo

Corte um pedaço da bola, um pouco acima da metade e o fundo do pino de boliche. Na parte de dentro da bola você deve colocar toda a massa de modelar misturada, fazendo uma espécie de cimento. Além delas, pode ser acrescido no fundo da bola algumas moedas no para auxiliar no deslocamento do centro de massa do João para o fundo.

Lembre-se que a quantidade de massa de modelar colocada não ser superior à metade da bola, desta forma,  a massa ficará concentrada na parte inferior da sua metade. Agora sim, basta juntar a bola e o pino usando uma fita adesiva e, depois, fazer a decoração do mesmo usando tecido, tinta e muito mais.

Modelo II

Material Usado

  • Duas bolas de isopor com medida de 03cm de tamanho por 10 de diâmetro aproximadamente.
  • Chumbada de Pesca ou bolinha de gude.

Passo a passo

Há a venda no mercado, bolinhas de isopor com diâmetro aproximado de 10 cm e que são separadas em duas, ou seja, na metade. Elas podem ser fechadas e se completam perfeitamente. Para a confecção do João Bobo elas são as melhores.

Abra a bola maior de isopor e ponha na parte interna, bem no centro uma chumbada de pesca ou uma bolinha de gude.

Pegue cola e grude uma parte da bola à outra, fechando definitivamente a bola.

Na hora você já irá observar que haverá um contrapeso caudado elo chumbo e, assim, a bola ficará sempre equilibrada. O ideal é que a bola fique apoiada numa base de plástico, para que não seja capaz de girar.

Agora, pegue a outra bola e cole sobre aquela que você colocou a chumbada.

Agora, na bola de cima, pinte uma carinha de boneco ou boneca, colocando olhos, nariz e boca, preferencialmente formando uma expressão facial, seja ela qual for.

Para finalizar o boneco, na parte da bola que está embaixo, e que carrega o peso, ponha uma roupinha, algo que simule um menino ou menina, completando assim todo o brinquedo.

Agora é só levar e deixar que a criançada se divirta com o João Bobo.

Além das ideias acima, o João Bobo pode ser construído a parte de uma caixa cilíndrica onde se põe um peso da mesma forma que fora colocado na bola isopor. Em se tratando de caixas maiores o uso de pedras atua da mesma maneira, e funciona!

Passo a Passo com Fotografia, acesse o link abaixo:

http://www.cienciamao.usp.br/tudo/exibir.php?midia=rip&cod=_ojoaobobo&action=print

Por Que o João Bobo Não Fica Caído?

A científica dada a esse acontecimento é o centro baixo de gravidade, perto da base arredondada. O centro gravitacional de um corpo, chamado também de baricentro, é um hipotético ponto no qual estaria inserido todo seu peso. O local onde se encontra esse centro vai variar de acordo com a distribuição de massa corporal.

Sempre que apoiado neste ponto, o corpo se encontra em equilíbrio perfeito. Na situação do João Bobo, há uma massa grande, geralmente chumbo ou algo pesado, na parte inferior do brinquedo, fazendo assim com que seu centro gravitacional fique embaixo.

Por isso, sempre que ele se fica na posição vertical, sua preferencial posição, está num estável equilíbrio, como podemos observar em qualquer figura que mostre o João Bobo, na qual a circunferência demonstra o corpo do brinquedo, e o peso é o chumbo, ou seja, seu centro de gravidade.

Quando um objeto está num estável equilíbrio, qualquer forma de perturbação que sofra vai fazer com que ele oscile ao redor de sua posição primeira. Desta forma, sempre que desferimos um golpe no brinquedo, estamos sobre ele aplicando uma força, e ela é a inquietação sofrida pelo João Bobo.

Como a inicial configuração do boneco era a de um estável equilíbrio, sendo a preferencial posição a vertical, e não a do tombamento, o João Bobo tende a sofrer oscilação, com o foco de voltar à posição configurada anteriormente.

Esse simples mecanismo é bastante usado para proporcionar maior estabilidade às embarcações, fazendo com que as mesmas não caiam para o lado, do mesmo jeito que é feito com o João Bobo.

A ideia inicial é bastante interessante e pode ser executada com qualquer tipo de objeto e de qualquer forma, desde que haja um peso maior em sua base.

Todo mundo conhece o boneco João Bobo, aquele que quando a gente bate fica balançando, mas nunca cai. Se você acha esse boneco interessante, imagine então quando souber que dá para fazer uma versão artesanal dele. Os bonecos bobos de artesanato são peças bem legais e que deixam qualquer ambiente mais divertido.

Uma boa dica é procurar fazer os bonecos bobos de artesanato para vender, pois este é um tipo de peça bem legal e que conquista facilmente as pessoas. Dessa forma, é possível encontrar uma grande variedade desses bonequinhos para escolher. Fazer o seu é muito mais fácil do que parece, veja os vídeos e instruções da internet. Assim, no caso de se interessar em fazer o seu boneco, veja os tutoriais e comece a treinar. Tudo muito simples, com um resultado bem legal e que pode ficar com uma cara bem profissional para você começar a vender. Esse tipo de artesanato tem uma grande saída, garanta já uma renda extra.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Curiosidades

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *