Como Fazer Craquelê

A Técnica do Craquelê é uma das mais belas para conseguir dar um ar envelhecido a determinado objeto, proporcionando-lhe uma aparência mais luxuosa e requintada. Entretanto, não é simples de ser executada, requerendo que se tenha uma maior habilidade com o pincel, já que não se pode fazer retoques no verniz craquelê.

Em peças transparentes ou em pratos, pode-se aplicar dourado à peça, usando para tanto purpurina dourada e goma laca.

Aplicando a Técnica do Craquelê

Material a ser Usado

  • Verniz do Tipo Craquelê
  • Peça que receberá a textura
  • Recipiente que servirá para abrigar o verniz craquelê
  • Solvente a base d’água para tinta e recipiente para a mesma
  • Pincel com cerdas de seda
  • Pedaço de pano de algodão ou estopa que não permita fiapos.
  • Purpurina, que será usada caso pretenda criar o efeito dourado na peça
  • Goma laca, que mais é que a mistura de álcool e asa de barata
  • 01 Pincel para aplicar a purpurina com a goma laca
  • 01 Pincel que será usado para a aplicação da tinta colorida.
  • 01 vidro de Verniz em spray

Maiores Informações

Esta técnica de craquelê usa como ferramenta única, o pincel com cerdas que sejam de seda. E o mesmo precisa ter uma largura que seja proporcional ao tamanho da peça, ou seja, nem tão

pequeno que precise dar inúmeras voltas na peça, nem grande demais de modo que não se possa terminar de passar o verniz craquelê no meio da peça.

Modo de Fazer

Para preparar a Goma-Laca basta ler as instruções da embalagem. O tipo de trabalho solicita que a superfície a ser trabalhada esteja completa livre e limpa e, sem impurezas ou marcas de dedos.

Pode-se fazer a limpeza da superfície usando uma escova com cerdas finas plásticas, e depois usando um tecido de algodão ou malha que não permite soltar fiapos ou, caso prefira, apenas com uma toalha de papel. Caso vá fazer a aplicação numa peça em vidro, leve-a muito bem e desengordure-a usando sabão ou detergente, e depois a seque bem.

Tome cuidado, pois está técnica não permite demãos, sendo imprescindível que se tenha à mão todo o material usado, para começar e não parar mais.

Com todo o material próximo a você, o verniz que dá o efeito craquelê precisa ser passado de uma única vez e sem que se remova da peça o pincel, enquanto ele contiver o verniz.

As mais adequadas para este trabalho são as peças redondas, já que possibilitam imprimi-las  o movimento em círculos usando o pincel em direção da borda ao centro da peça, entretanto, pode ser usado em qualquer formato de peça.

Depois de terminada a fase da limpeza, aplique o verniz craquelê diretamente na peça de vidro, iniciando pela parte da frente da peça, como num prato. Segure-a com bastante cuidado para que o efeito craquelê não descasque, já que a peça ainda não recebeu o verniz.

Em peças ovaladas ou redondas, faça movimentos circulares, partindo de fora para dentro, tomando cuidado para que o pincel não passe num mesmo local por duas vezes.
Em peças quadradas ou retangulares, aplique normalmente, usando para isso movimentos em paralelas, sem que tenha que voltar ou passar duas por onde já tenha passado o verniz.

É preciso que se tenha a ideia adequada do rendimento que o verniz terá, já que todas as emendas precisam ser efetuadas imediatamente depois de passar a última pincelada. Espere que o verniz craquelê seque completamente, preferencialmente por um dia, ou por 06 horas no mínimo.

Depois de completada a secagem da peça já com craquelê, pode-se colocar decalques, para depois se fazer a aplicação do verniz em spray.

O interessante é colocar figuras com personagens antigos ou ainda flores nas laterais. Faça uma preparação num pires com decalques e água, um de cada vez, e depois aplicá-los a peça.

Se for usar figuras recortadas, as mesmas precisam ser dispostas no fundo da peça, mas na parte de fora do prato usando-se a cola branca, de maneira que se possa observar a figura através da frente do prato, com isso, a cola precisará ser aplicada na frente da figura e disposta no fundo da peça.

Se for usar decalques, os mesmos precisam ser postos na parte da frente da peça, já que não se pode por o decalque no fundo de maneira que possa ser visto pela frente da peça. É preciso que se passe somente uma demão de tinta colorida acrílica, em todo o prato.

As tintas com cores mais escuras têm um efeito melhor. Espere até que verniz haja completamente com a tinta colorida, provocando assim o craquelê na tinta passada, dando ares de peça antiga, na qual a tinta se estalou em decorrência dos anos.

Depois da secagem completa da peça, passe o verniz spray incolor, podendo excepcionalmente usar o verniz diluído e aplicando com o pincel de seda, mas não é recomendado, já que tal coisa pode vir a afetar de forma química o craquelê.

Depois de uma peça de vidro ter passado pelo processo de craquelamento, pode ter o lado de fora pintado usando a goma-laca juntamente com a purpurina dourada, que dará uma sensação de ouro velho, dourado e envelhecido entre as fissuras da técnica, que poderá ser observada através da parte frontal da peça de vidro.

Depois de completa a etapa da secagem, é hora de se aplicar o verniz em spray, nos dois lados da peça, mas um por vez, esperando o processo de secagem de um lado e somente depois aplicar em outro, protegendo a peça de forma total.

Saiba que também não é possível passar usar o pincel com a junção de purpurina e de goma laca, duas vezes sobre a mesma área, isso pode atrapalhar o aspecto de douração.

Caso isso aconteça, é preciso que seja removido usando-se um pano molhado com álcool e volte a fazer o processo de douração, depois da limpeza completa e completa secagem no interior da peça.

Tal efeito é extremamente surpreendente e a peça com o craquelê pode ser usada como decoração em tripé ou paredes em mesinhas de centro ou laterais.

A prática do craquele é uma das mais populares das meninas na costura. Além de ser linda, ela é relativamente simples de se fazer e não muito caro. O craquelê é um artesanato, na verdade uma técnica de artesanato em madeira que dá um efeito brilhoso e muito bonito para qualquer peça. Com o craquelê as peças ficam mais protegidas, já que ele usa o verniz para poder dar o aspecto de quebradinho.

O craquelê é muito fácil de fazer, pois pode ser feito em qualquer tipo de madeira e também em vidro, sendo uma excelente forma de dar um lindo aspecto para o artesanato ou para qualquer material em si.

Fazer o craquelê é simples: basta apenas limpar muito bem o objeto, aplicar o verniz craquelador, ou seja, o verniz que dá o aspecto de quebradinho do craquelê, e aplicar mais uma camada de verniz. Feito isso, basta apenas esperar e pronto, o craquelê está pronto.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Curiosidades

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *