Pincel Para Artesanato
No mundo atual cada vez mais os artesanatos estão voltando a ter o destaque que tinham em épocas mais antigas, isso acontece principalmente porque existe uma tendência em se valorizar o mais simples, em se valorizar as raízes de um lugar, a sua cultura, as suas tradições, os seus hábitos e além disso, a valorizar aquilo que é feito de maneira única e artesanal, ao invés daquela famosa produção em massa que tomava conta das prateleiras das lojas a até pouco tempo atrás. Com todas essas mudanças comportamentais e novas tendências, a procura para aprendizado de técnicas de artesanato aumentou muito e com isso também aumentou a procura por informações sobre as mais diferentes variações de artesanato.
Uma coisa que facilita amplamente esse aprendizado é justamente os meios de informação digitais, já que a partir da internet e dos conteúdos online, é possível aprender muitas coisas sem sequer precisar sair da sua própria casa, a qualquer hora e a qualquer momento é só apertar algumas teclas que as informações e o conhecimento estarão ali para você. Um exemplo disso é a plataforma digital Youtube.com, o qual é um site onde se publica vídeos dos mais diversos assuntos, estilos, temas, etc. Através do Youtube.com é possível acessar vídeos e tutoriais ensinando como fazer os mais diversos tipos de produtos artesanais, o que vai facilitar muito o seu aprendizado, principalmente porque os vídeos são um meio de visualização, muito mais do que apenas instruções teóricas sobre algum assunto.
Apesar de todas essas informações, aqui vamos falar hoje sobre as técnicas de artesanato que utilizam como um de seus materiais para confecção o pincel, mas quais seriam alguns exemplos dessas técnicas? A pintura em caixas, a pintura de tecidos como por exemplo, pintura de panos de prato, a pintura de materiais em mdf, em madeira, entre outras variações. É claro que cada tipo e estilo de trabalho vai precisar de um tipo de pincel especifico, até porque ainda que seja em uma mesma peça e em um mesmo material, se o artesão deseja obter diferentes traços, ele irá precisar de diferentes pinceis com especificidades variadas, por isso é preciso pesquisar um pouquinho para conhecer qual é o pincel mais indicado para o seu trabalho especifico, então vamos lá, abaixo vamos falar um pouco mais, ainda que de maneira resumida, sobre as diferentes possibilidades de pinceis para diferentes técnicas artesanais.
Quais São as Numerações De Pinceis Para Se Usar Nos Artesanatos?
Primeiramente é importante saber que os pinceis são separados de acordo com a numeração de cada um deles, essa numeração por sua vez varia desde os números 000 a até chegar na numeração que está na casa dos 20, na lacuna que existe entre eles há uma grande variação de características entre os pinceis. Muita gente não sabe, mas as cerdas dos pinceis podem ser feitas até mesmo de cabelo humano, o que existe apesar de ser muito raro, no entanto, podem ser encontrados pinceis também feitos a partir do pelo de animais, porém o mais comum mesmo entre todos os tipos de cerdas de pinceis são aquelas que são feitas do material sintético, dentre os quais talvez o mais comum seja o famoso nylon extrudado.
É claro que existem pessoas que podem pensar que os pinceis feitos com pelos de animais podem ser de uma qualidade maior, mas isso é um equívoco, pois hoje os pinceis sintéticos já são muito desenvolvidos tecnológicos, com isso a sua qualidade na maioria dos casos supera e muito a qualidade dos pinceis de pelos e de cabelo. Esse aumento de qualidade também aconteceu, pois em muitos lugares não é nem mesmo permitido que haja o uso de materiais que possam estar ligados aos maus tratos de animais, mas acredite os pinceis sintéticos hoje são bem melhores, basta saber escolher uma boa marca, que seja reconhecida principalmente pela sua boa durabilidade.
Ainda falando sobre as cerdas dos pinceis, saiba que quanto mais longas são as cerdas, mais difícil ter controle sobre o trabalho de pintura que se está fazendo, em contrapartida quanto mais curtas forem as cerdas, mais será a precisão e estabilidade que você terá ao executar o seu trabalho. O tamanho dos pinceis estão muito ligados aos números que são atribuídos a eles, tal como vamos explicar abaixo, mas é preciso saber também alguns detalhes mais gerais, sobre os pequenos, médios e grandes, dessa forma já sabendo o que mais se encaixa no trabalho que você vai produzir, fica ainda mais simples de se escolher a numeração certa para você.
Falando de uma maneira mais generalizada, podemos dizer que os pinceis menores sempre serão os melhores para se produzir detalhes e traços mais delicados, os pinceis maiores são para pinturas sem muito detalhes ou totalmente lisas, nos casos principalmente em que você precisa apenas dar uma cor ao seu trabalho, enquanto isso os pinceis médios, dependendo do número podem ser usados ou mais como os pinceis finos, ou mais como os pinceis grossos. Os pinceis também podem variar de tipo (e nome de classificação) dependendo do seu formato e estilo de cerdas.
Algumas das variações que existem para se fazer artesanatos são o pincel broxinha, o pincel chato (curto ou longo), o pincel chanfrado, o pincel espuma, pincel faca, pincel leque, pincel modelador, pincel pituá, pincel língua de gato, os pinceis redondos, tanto do tipo normal, redondo filete ou redondo linear, tem também os pinceis de rolo (ou rolinho) e os pinceis trinchas (que são aqueles de pintura de paredes, mas que podem ser ótimos também para pintura de madeira e de mdf se caso você queira uma pintura lisa). Em relação a numeração, quanto maior ela for, maior também será o pincel e o contrário também é válido, menor numeração equivale a pincel menor.
O pincel número 0 por exemplo, é bem fininho e considerado o ideal para contornos em pinturas de tecido. Para tecidos outros pinceis usados são o de números 02, 04, 08, 10, 12, 16 e 22, o que mais vai mudar e que vai ser determinante para você escolher entre eles vai ser qual tipo de traço você quer pintar, se são traços mais delicados e muitos detalhes escolha os pinceis menores, para pinturas de maiores dimensões, que mais precisam de preenchimento do que detalhes, pode escolher os pinceis de numerações maiores sem problemas. Uma dica interessante é que o mais indicado para o trabalho com verniz é o pincel de pelo de animais, já que o verniz contém solvente que pode não se dar tão bem com o pincel de material sintético.
Para utilizar as colas de artesanato os pinceis de cerda são os mais indicados, principalmente os pinceis de numeração maiores, que dão mais estabilidade para essa colagem ou finalização de trabalho. Essa indicação tem uma exceção que são as colas gel, que pedem pinceis menores, além disso, os pinceis de numeração maiores, acima de 20 e de cerdas, são muito estáveis e por isso são indicados para fazer a técnica de patina em objetos, dessa forma o seu trabalho sairá mais firme e de traço mais definido, além de pegar mais área da peça em uma mesma vez.