Artesanato
Artesanato é a arte do trabalho manual, do trabalho em pequena escala, feita pelas mãos de pessoas que geralmente aprenderam aquilo a partir das suas gerações passadas, é todo trabalho não industrializado e que valoriza a autenticidade de uma peça única e muitas vezes carregada de histórias e tradições. O Brasil é um pais cheio de artesanato, de Norte à sul do país, o nosso povo é muito artístico e também muito cultural.
Agulha Mágica
A famosa agulha mágica muito utilizada por costureiras e artesãos é encontrada principalmente nos tamanhos número 1 e número 2. A agulha de número 1 é uma agulha conhecida por ter a sua ponta mais fina e borda apenas com linhas de crochê. Seu uso ideal é em tecidos que não tenham goma e de característica mais grossa. A agulha de número dois é popularmente conhecida por ter a sua ponta mais grossa e por esse motivo com ela só é possível bordar lãs que sejam de 2 fios, ou até mesmo lãs de 3 fios.
Talagarça
Você sabe o que é uma talagarça? Por nome muitas pessoas não conhecem essa peça tão comum, mas garanto que no momento que você ver uma talagarça você saberá do que eu estou falando. Essa peça é ideal para artesanatos e muito, mais muito comumente utilizada na confecção de peças de tapete.
Por fim, a talagarça nada mais é do que um material que é mais utilizado para confecção de peças na área de tapeçaria, que se assemelha à uma tela de coador, só que bem maior e em formato plano. É composta por fios de tecido, normalmente tecidos mais grossos e firmes que se entrelaçam, de maneira a fazer vários quadradinhos, pois são espaçados e assim se forma a tela final que vemos e que é nomeada de talagarça.
A partir desse material é possível confeccionar muitas peças, ele é uma das melhores bases existentes na área do artesanato. Ele é a principal base que hoje se utiliza para fazer tapetes, mas, no entanto, também é possível fazer quadros, cortinas, almofadas ou outros itens de decoração. Por algum tempo esta técnica foi um pouco esquecida, mas nos últimos tempos voltou com tudo no mundo do artesanato.
Hoje em dia já é possível inclusive encontrar telas talagarças com rascunhos de desenhos ou de estampas, dessa forma você é apenas seguir os traços para compor a sua peça de artesanato. Nesse material há diversas técnicas que podem ser aplicadas, entre elas estão, o tradicional ponto cruz, o querido ponto meia e até mesmo ponto gobelin.
Como Costurar Na Talagarça
É um dos métodos mais simples de costura, pois não requer aquela minuciosa precisão de linhas finas e de tecidos mais sensíveis, é mais fácil inclusive para pessoas que têm um certo tremor nas mãos.
Para começar a costurar basta colocar a agulha, no sentido de baixo para cima na talagarça, em seguida já direcione a agulha para sair no próximo quadradinho ou trama acima, é indicado que se saia à direita, assim você terá feito um ponto em diagonal. No mais, é apenas seguir a sequência de estampa escolhida até finalizar o bordado.
Não se esqueça de deixar a tela sempre esticada e a lã ou a linha de sua preferência bem soltinha enquanto estiver na agulha, na tela o ponto deve ser firme, mas nunca apertado, pois se tiver apertado o ponto pode soltar.
Se você quiser um tapete mais liso utilize a técnica de ponto baixo, se você quiser algo com mais volume no seu tapete opte por utilizar o ponto alto preferencialmente. Ainda há opções de tela fina e tela grossa, geralmente é mais fácil bordar na tela grossa, pois a tela fina tem muitos buraquinhos e pode tornar o seu trabalho mais demorado e mais cansativo.
É indicado também passar alguma resina no momento de finalizar suas peças, para que não fiquem escapando ou desfiando os fiozinhos das linhas que você for utilizar. A resina normalmente se passa por baixo da peça.