Agulha Para Bordar Alta Costura

Vários nomes são usados para designar a técnica de bordado da alta costura. Dentre eles, podemos citar: Tambour EmbroideryCrochet de Lunéville, Bordado de Lunéville, Bordado em Bastidor e Bordado de Alta Costura. Todos esses nomes representam uma coisa só.  

A execução desse tipo de bordado utiliza várias pedrarias, uma agulha com ganchinho e um bastidor.  

De acordo com informações históricas, que remontam do séc. XIV, o Bordado Alta Costura teria surgido na França. No começo, ele não utilizava a agulha de gancho e nem o bastidor. Alguns séculos depois, a técnica acabou se popularizando em uma cidade chamada Lorraine, situada a cera de 314 km da famosa Paris, a técnica, que já havia evoluído bastante, ganhou força em decorrência das constantes visitas dos duques da cidade ao Château de Luneville. 

O bordado, que era realizado por bordadeiras habilidosas, no castelo, era feito apenas com fios no início. A ideia era tentar imitar a forma de rendas sofisticadas usadas na época, como é o caso das rendas Bruges, Veneza e Valenciennes. Todo o trabalho era sobre o tule feito de algodão. Dessa forma, surgiu o “Point de Lunéville”, que se caracteriza por pontos formando os elos do bordado. 

De acordo com relatos históricos, o “Point de Lunéville”, acabou aproveitando o clima propício depois da Revolução Francesa, e ganhou ainda mais força após produzir belos bordados, que encheram os olhos da esposa de Napoleão, a Imperatriz Josefina. Ela era o ícone da moda na época, e quem ditava as tendências na ocasião.  

No entanto, somente em torno de 1865, é que Louis-Bonnechaux Ferry, empresário e artesão, provocou uma verdadeira revolução na técnica, ao adicionar lantejoulas e de pérolas. Ele usava a agulha em gancho e todo o trabalho era feito com o tule ao avesso.  

Agulha Para Bordar Alta Costura

Agulha Para Bordar Alta Costura

Depois disso, o bordado de Lunéville acabou se espalhando pela França inteira. Mesmo após as duas Guerras Mundiais, a enorme crise de 1929 e várias mudanças que o mundo da moda sofreu, o bordado Alta Costura sobrevive até hoje. Ao longo do tempo, vários outros materiais passaram a ser usados, muitos tipos diferentes de apliques e de pedrarias, como plumas, fios de metal, vidrilhos, miçangas, penas, flores engomadas, e muito mais…  

Como é Feito o Bordado Alta Costura? 

A agulha usada no bordado de Alta Costura é em forma de um pequeno gancho, e se chama tambour needle ou tambour hook. Coloca-se as contas no começo da costura, e presas no tecido, na parte inferior. No mesmo momento, é formada uma corrente na parte superior. O princípio básico da alta costura é anexar lantejoulas, pérolas e miçangas em geral em tecidos firmemente esticados numa armação, que permite que o bordador fique com as mãos livres para desenvolver o seu trabalho. 

Bordado Alta Costura

Bordado Alta Costura

A realização da Alta Costura exige muita disciplina, paciência, várias horas de dedicação e habilidade. Esse trabalho já figura nas passarelas de todo o mundo, fazendo parte de coleções de personalidades da moda, como Yves Saint Laurent, Elie Saab, Georges Hobeika, Oscar De La Renta e a Chanel. 

Tem também a empresa de renome e que também atua como escola de bordado chamada Maison Lesage. Ela é responsável por fornecer a maior parte de bordados às empresas de design da alta costura.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Curiosidades

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *