Como Arrematar Bordado
Quando uma pessoa está aprendendo a bordar, uma das principais dúvidas é como arrematar e finalizar o bordado. No post de hoje, ensinaremos o passo a passo de como arrematar um bordado usando o avesso livre. Confira abaixo:
- Ao finalizar o último ponto do bordado, jogue a linha para trás e vire o tecido para o avesso. O tecido etamine tem tramas tanto na horizontal quanto na vertical. Para arrematar pelo avesso livre, vamos usar as tramas na horizontal. Para isso, colocamos a agulha por debaixo da traminha, de forma que ela não saia para o outro lado. É preciso pegar a linha do tecido somente por cima. Depois, passamos a agulha uma vez, voltamos com a agulha e passamos mais uma vez de cima para baixo e, por último, passamos pela terceira vez. Ao passar três vezes a agulha pela traminha, nós pegamos a tesoura e cortamos bem rente ao tecido. E, assim, o trabalho está arrematado. Apesar de não ficar tão perfeito e bonito, a linha fica presa o suficiente para não se soltar, desmanchando o bordado.
Dicas Para Começar a Bordar
Se você tem vontade de bordar, mas ainda não arranjou nem tempo ou não sabe por onde deve começar, então você precisa conferir as dicas que separamos abaixo. Elas vão te ajudar a tomar coragem para se aventurar no mundo dos bordados. Confira:
- Comece aprendendo o ponto cruz, pois essa é a técnica de bordado mais simples que tem. É a melhor opção para quem está começando. Os gráficos são super fáceis de ler e os pontos são de um tamanho bom também.
- Procure aulas na internet. Hoje em dia, você consegue aprender qualquer tipo de bordado e artesanato sem sair de casa e sem precisar pagar nenhum centavo, apenas estudando pela internet. Existem vários vídeos de aulas práticas que, além de ensinarem o passo a passo dos bordados, eles também podem te ajudar a ter uma renda extra. Basta ter vontade de aprender.
- Se for usar caneta para passar no desenho, utilize uma caneta específica. Existem canetas apagáveis, que saem com ar ou água, e caneta de carbono amarelada, pois na cor azul pode acabar manchando o tecido.
Existem vários motivos que levam uma pessoa a querer aprender a bordar, como ter vontade de verdade, estar à procura de algum tipo de distração, o desejo de aprender algo diferente ou, até mesmo, a necessidade de aprender um ofício que possa se tornar uma fonte de renda extra ou talvez a principal fonte de renda de alguém. O fato é que a procura pelo bordado pode ter diversos motivos. E ele pode ser tanto uma distração quanto uma profissão.
Quem começa bordar, sempre quer aprender algo novo, e se apaixona pelo resultado dos trabalhos. São tantas inspirações e possibilidades, que a gente quer sempre fazer algo diferente, e quer estar sempre aprendendo algo novo.
O Bordado e a Tecnologia
Uma característica atual do bordado é que ele está cada vez mais relacionado com a tecnologia. Além das aulas pela internet, as pessoas que trabalham com esse tipo de artesanato estão usando as redes sociais como a principal forma de divulgação e comercialização dos seus trabalhos. E isso tem ampliado as suas possibilidades.
Além do mais, por meio da internet, essas pessoas podem trocar experiências e compartilhar os seus conhecimentos, contribuindo de forma significativa para o surgimento de novos artesãos.