Como Fazer Bisotê Manual?

O acabamento chanfrado conhecido como bisotê contribui para a adição de mais valor agregado a peças como espelhos e vidros. Consiste num trabalho de cortes feitos nas laterais do vidro que depois passa por polimento ganhando textura ou brilho natural que remete ao visual de cristal. Para que o bisotê possa ser feito é necessário que o espelho tenha a espessura adequada para suportar a lapidação.

Entendendo a Lapidação em Espelhos e Vidros

Antes de falarmos sobre a confecção de bisotê é essencial que se entenda porque é feito o processo de lapidação em espelhos e vidros. O objetivo é modelar o vidro para lhe adicionar mais resistência e também fazendo com que seu manuseio seja mais seguro. A lapidação de espelhos e vidros também pode ter um sentido de lapidação aplicado ao fabrico de joias, isto é, adicionar mais valor agregado à peça.

Como Fazer Bisotê Manual?

Nesse vídeo é possível visualizar como é feito o acabamento bisotê manualmente com o auxílio de uma máquina para desgastar as camadas das laterais. É interessante citar que a ideia e o desenvolvimento desse equipamento se deu na década de 1950. A elaboração do equipamento levou de dois a três anos para ser concluído com sucesso.

Antes da máquina o processo para fazer as bordas bisotê era feito realmente com as mãos utilizando óxido de cério. As máquinas para o fabrico de desse acabamento ajudam a aumentar a produtividade, pois permitem acelerar a criação das bordas. Também há que se dizer que o equipamento permite mais assertividade para manter a regularidade do desgaste nas laterais.

Para Que os Espelhos Bisotê São Utilizados?

Os arquitetos e decoradores costumam optar por espelhos com esse acabamento para dar mais estilo para os seus projetos. Eles atribuem mais personalidade para os cômodos em que são utilizados por ter molduras especialmente elaboradas com o próprio vidro do espelho. Os espelhos podem ser utilizados por uma série de motivos sendo que o principal é para ajudar a tornar os ambientes visualmente mais amplos.

Vale ressaltar que o mais comum é que esses espelhos sejam utilizados em projetos de sala de estar ou de jantar, mas nada impede que sejam usados também para acrescentar mais personalidade para o espelho do banheiro, por exemplo. Em closets esse tipo de acabamento funciona muito bem para que o ambiente tenha um toque especial e mais moderno.

Saindo do Lugar Comum

O efeito bisotado é uma excelente alternativa para quem deseja tirar a sua decoração do lugar comum, isto é, investir num efeito mais interessante e dinâmico para os seus ambientes. Uma das configurações que tem se mostrado mais interessante no segmento decorativo é aquela em que vários espelhos quadrados têm suas bordas lapidadas no estilo bisotê e são usados como se fossem losangos formando uma composição maior na parede.

Ganhando Dinheiro com o Efeito Bisotê

Quem tem habilidades manuais pode aproveitar para ter uma fonte de renda extra trabalhando com o efeito bisotê em espelhos e peças de vidro. Há uma grande demanda no segmento decorativo por esse tipo de peça podendo ser uma ótima alternativa para está querendo entrar no mercado de artesanato. Porém, saiba que é necessário ter conhecimento de como manusear o equipamento.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Vidro

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *