Cortinas de Crochê

O crochê é uma técnica artesanal bastante antiga, feito com linhas e cordões de diversas espessuras e uma agulha especial com uma espécie de gancho na ponta, com a qual vai se tecendo uma espécie de renda ou malha, dependendo dos pontos empregados.

Origem do Crochê

Não se sabe ao certo a origem do crochê, contudo os historiadores garantem que já na pré-história os homens já utilizavam técnicas rudimentares de crochê, que foram se aperfeiçoando, até que no século XVI o crochê foi desenvolvido com a técnica que nós conhecemos hoje. Segundo Lis Paludan, escritor dinamarquês que pesquisou a origem do crochê, ele teria surgido na Arábia e se espalhou pelo mundo através das rotas comerciais que passavam pelo Mediterrâneo. Porém ao mesmo tempo índios de tribos na América do Sul também utilizavam peças feitas de crochê, e os chineses faziam bonecas com essa técnica. Contudo o crochê como conhecemos hoje começou a ser difundido, por Branchardiere, uma francesa que criou padrões que podiam ser reproduzidos e duplicados e que posteriormente foram publicados em revistas de forma que as pessoas passaram a copiar e a técnica se difundiu.

Desenvolvendo a Técnica do Crochê

O croche é uma técnica artesanal, pois é desenvolvida manualmente, onde a pessoa com um fio e uma agula desenvolve e cria peças muito variadas. Os fios a serem utilizados podem ser os mais variados possiveis. Há atualmente no mercado uma variedade muito grande de fios oferecendo diversas opções de cor, expessura e testura, que devem ser trabalhados com agulhas de grossura apropriada. As espessuras diferentes oferecem ao trabalho um resultado final diferenciado, assim as linhas mais finas como por exemplo a merce-croche, que é quase tão fina como uma linha de costura, produz um trabalho delicadíssimo, muito fino e semelhante a uma renda, porém necessita habilidade do artesão. A partir daí existem linhas de todas espessuras, até os cordões ou barbantes muito utilizados para a criação de cortinha, tapetes e jogos de banheiro.

Cortinas de Crochê

Muito utilizadas pelas nossas avós, atualmente as cortinas de croche voltaram contudo, pois conferem personalidade e aconchego ao ambiente, principalmentre quando são feitas por nós mesmas. Existem muitos modelos diferentes de cortinas, mas as feitas com graficos que reproduzem desenhos são as que mais fazem sucesso. Elas são feitas utilizando-se barbantes e podem ocupar toda a extensão da janela ou apenas parte da janela, como um bandô. O arremate dessas cortinas também é variado, ódem ser barras de croche imitando rendas ou ainda franjas, que ficam lindas em bandos.

As cortinas e tapetes de croche são bem simples de fazer, só pe necessário conhecer alguns pontos basicos como a correntinha, o ponto alto, ponto baixo, mate simples e laçada, e depois é só seguir os gráficos e deixar sua imaginação fazer o resto.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Croche

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • adorei a cortina e gostaria de copiar o modelo..
    parabens e linda .

    cleia 14 de fevereiro de 2011 16:38 Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *