Vamos falar de bordado e de uma das formas de usar essa técnica artesanal fazendo coisas lindas, que é aplicando o ponto russo.
A técnica de bordado com o ponto russo é muito antiga. Não acredita? Pois saiba que no Antigo Egito está o povo que pela primeira vez empregou a técnica de ponto russo. Sem agulhas naquela época, o bordado era feito com ossos ocos das asas dos pássaros.
Durante toda a idade média se fazia bordado com ponto russo na Europa. A técnica servia para deixar as roupas mais bonitas, decorando-as, mas também na decoração de painéis eclesiásticos.
Quando o Bordado Ganhou oNome de Ponto Russo
Até então, não era conhecido como ponto russo, isso só veio acontecer em tempos modernos. O bordado ficou ligado aos imigrantes russos. Desde então, a técnica não ficou perdida no tempo, pois a sua beleza garantiu que fosse passada de uma geração para outra até chegar nos tempos atuais.
Atualmente, o ponto russo tem grande importância e é trabalhado com vários tipos de materiais para diversas aplicações, como por exemplo, nas peças de tapeçaria. O bordado é feito separadamente e depois aplicado, com cola ou costura.
Se antigamente as agulhas para se fazer o ponto russo eram de ossos ocos das asas de pássaros, nos dias atuais, esse trabalho artesanal só pode ser feito com uma agulha própria para esse tipo de ponto. Além disso é necessário ter um bastidor, que tem duas partes, uma que se encaixa na outra. Além disso, não serve qualquer linha para se fazer o trabalho (deve ser linha de bordado) e o tecido também tem que ser o ideal, que é o linho branco. Para completar, basta que se tenha uma caneta, tesoura e o desenho que se quer bordar e pronto. Dá para começar a fazer ponto russo.
Dá para fazer os mais variados desenhos com o ponto russo. Basta escolher o seu preferido e começar a trabalhar. Se você não sabe como, veja a seguir, o passo a passo de como se fazer ponto russo, escolhemos o desenho de flores com folhas para bordar. Confira!
Passo a Passo de Como Bordar Um Desenho Com Ponto Russo
1- O primeiro passo é de colocar o desenho escolhido para ser bordado no tecido. Então, pegue o papel com o molde e com ajuda da caneta, do lado avesso do linho, passe o desenho para o tecido.
2- O risco deve ser completo e bem claro para que você consiga enxergá-lo e não tenha problemas na hora de bordar. Uma dica é iniciar a fazê-lo sempre do centro e somente depois seguir para as bordas, mas se achar mais fácil fazer de uma outra forma, não tem problema.
3- Agora é hora de pegar o bastidor e desapertar, deixando uma parte separada da outra. Depois de soltá-lo, use as mãos para ajudar a separar as duas partes.
4- Pegue o tecido com o desenho e coloque no bastidor, deixando que o que será bordado fique bem na parte central. Atenção que são duas partes, mas o tecido deve ficar no aro daquela menor e muito bem esticado.
5- Depois que você tiver colocado o tecido bem esticado no aro menor é hora de colocar o segundo de volta sobre ele ajustar e fechar.
6- Pegue a primeira linha que será usada e corte cerca de dois metros, fica mais fácil de trabalhar. As cores do trabalho ficam por sua conta, são aquelas que mais gostar para bordar o desenho, neste caso, as flores com folhas.
7- Coloque a linha na agulha e bem no final faça um nó duplo e firme, caso o contrário, você corre o risco de ver o seu trabalho comprometido porque a linha soltará.
8- O bordado com o ponto russo deve começar pelo centro do desenho. Pegue a agulha na parte de trás. Lembrando que o nó duplo que foi feito para segurar o bordado também deve ficar na parte de trás escondido.
9- Enfie a agulha e o primeiro ponto deve ser como se fosse um reto. Sempre comece e termine no mesmo contorno do desenho.
10- Um ponto deve ser feito sempre próximo aquele anterior e assim deve ser até chegar no fim da linha do desenho. O bordado exige muita atenção para evitar que se entre no mesmo buraco com a agulha mais de uma vez.
11- Siga fazendo os traços e cobrindo todo o espaço do desenho e você vai perceber que os pontos ficarão cada vez mais perto um do outro. Observe que o avesso ficará um pouco “bagunçado”, mas é assim mesmo que tem que ser. Sem esquecer de arrematar quando terminar a parte de trás. Assim como cortar bem rente as pontas da linha.
12- Depois que terminar com uma cor, pegue outra linha, sempre um pequeno pedaço e faça a segunda parte do bordado, seguindo a mesma técnica. Sem começando passando a agulha pela parte de trás e iniciando pela parte central do desenho. Além disso, os pontos devem ficar sempre um perto do outro. Como resultado, ficará exatamente como ficou com a linha anterior.
13- Digamos que para preencher as duas flores você tenha usado linhas rosa e vermelha e agora para fazer as folhas use uma linha verde. Então, vamos fazer tudo de novo, somente dois metros de linha na agulha, nó bem feito na parte de trás, agulha partino de trás e ponto bem próximo um do outro.
Vale ressaltar o quanto é fundamental para que o bordado com ponto russo dê certo que o tecido esteja muito bem esticado. Caso o contrário, os pontos não ficam firmes e o resultado não será bonito como se deseja.
Depois de tudo pronto é só escolher onde você quer aplicar o bordado, recorte e costure. Pode ser para enfeitar uma almofada, uma colcha, uma roupa. Porém, não esqueça de aplicar com a ajuda de um pincel termolina na parte da frente e atrás do bordado. Deixe secar e só depois recorte o tecido em volta e aplique onde quiser o bordado. Esse produto serve para impermeabilizar o tecido.
—
O artesanato é uma das coisas mais interessantes entre os humanos. Desde sempre nós, seres humanos, desenvolvemos nossa cultura de diversas formas. Cada povo tem uma cultura diferente, isso diz muito sobre nós, sobre como nos comportamos, o que comemos, o que faz com que sintamos prazer, etc. Uma das culturas mais ricas que existem em todo mundo é a cultura russa. O mais legal de toda a modernidade e das tecnologias é que podemos agora ter acesso a todas essas culturas. O intercâmbio entre os países permite que nós entremos em contato com diversas coisas.
Uma delas é o bordado russo, muito famoso entre as mulheres e pessoas que adoram admirar como um fio entrelaçado de uma certa maneira pode deixar toalhas, panos de prato, uma verdadeira obra de arte.O bordado russo é um dos mais lindo. A técnica é um pouco complicada, o que torna o bordado uma obra de arte. Há centenas de sites e vídeos que ensinam macetes para que artesãos possam aprendem o bordado russo.