Artesanato de Santa Catarina

Santa Catarina

O estado de Santa Catarina desde o início da sua colonização recebeu imigrantes de muitos lugares diferentes, das mais diversas partes. O estado que não era tão povoado até o começo do século XX, era bem mais tranquilo e possuía muitas áreas com terras ainda vazias, sua demografia era muito pequena, isso fica claro quando se compara Santa Catarina aos estados de São Paulo e Rio de Janeiro, que naquela época já eram centros urbanos com grande efervescência de pessoas, de residências, de movimentos culturais, etc.

Os governantes brasileiros não desejavam que as terras do sul do país continuassem tendo grandes vazios populacionais, principalmente porque isso poderia ser um atrativo para que os países vizinhos quisessem tomar esse território vazio, então eles resolveram atrair muitos imigrantes para a região, oferecendo terras e lugares para que pudessem trabalhar. Com isso chegou uma grande leva de italianos, de alemães, de portugueses, de imigrantes austríacos, de holandeses, poloneses, húngaros entre outras etnias de pessoas, no entanto, as nacionalidades citadas provavelmente foram as maiores colônias e que mais deixaram suas marcas ao longo da história e formação do estado.

Quando chegaram todas essas pessoas à região, cada um tinha uma cultura diferente, que por sua vez refletia as suas origens, os lugares de onde vieram, isso fez com que os processos artísticos e culturais de Santa Catarina crescessem muito mais, isso ainda soma-se com as parcelas indígenas que já viviam por ali, os negros que na época já eram livres e produziam sua própria arte, tinham também os grupos de tropeiros, assim como pessoas de outras localidades brasileiras que haviam se deslocado para povoar a região sul.

Tudo isso foi se misturando e se complementando, até que chegamos no estado de Santa Catarina que temos hoje, um estado cheio de cultura popular, cheio de cultura, que agora não se foca mais nas culturas trazidas de outras terras, um estado que mudou essas culturas, transformando-as em culturas típicas locais, que mantém alguns dos traços originais ao mesmo tempo que também incorporaram características locais brasileiras.

Artesanato em Santa Catarina

Em cada região do estado existe as suas próprias especificidades, no entanto é inegável que uma das maiores influencias em Santa Catarina foi com certeza, a cultura que veio junto com a imigração alemã, que trouxe algumas das principais técnicas de artesanato que são aplicadas até os dias de hoje.

O turismo do artesanato é um ramo forte em toda a extensão do estado, que agrada muito a quem vem de longe para conhecer a sua arte. Por ali existem muitas peças diferenciadas, elas são feitas em moldes e com técnicas bem diferentes do que se vê em outras partes do Brasil, principalmente por causa das suas influências europeias, um exemplo disso são as técnicas de Bauernmalerei e de Fensterbilder,

Muitas pessoas provavelmente nunca ouviram falar desses nomes tão diferentes para nós brasileiros, principalmente as pessoas que moram nas outras regiões brasileiras, mas a verdade é que as peças produzidas por essas técnicas são mais comuns do que você possa imaginar, afinal quem nunca viu a arte de pintura em madeira ou ainda em pratos? Ou a pintura na casca do ovo? Pelo menos em filmes você já deve ter visto alguma vez.

Bauernmalerei consiste em pintura em peças diversas, essa palavra que originalmente veio da cultura alemã, tem como tradução a expressão pintura campestre. Ela provavelmente surgiu nos campos e nas fazendas e começou a ser aplicada com a finalidade de reutilizar peças que já estariam em estado deteriorado, assim dando a ela uma nova cara. Devemos, no entanto, esclarecer que essas pinturas normalmente são feitas com imagens, pinturas de flores, elas são feitas com tinta e que muitas das vezes possuem um fundo de coloração dourada.

A técnica Bauernmalerei tem um estilo bem romântico e delicado, ela dá um tom de serenidade e delicadeza a peças que seriam rusticas ou envelhecidas e que muitas vezes já teriam perdido o seu encanto. Apesar do fundo dourado ser um dos mais usados e um dos mais tradicionais também na Alemanha, hoje muitas outras cores são usadas. Os desenhos também podem ter outras figuras além de flores, como pássaros ou até mesmo pessoas com roupas tradicionais alemãs, esses são os mais comuns feitos fora do padrão original.

A técnica Fensterbilder também foi trazida da Alemanha, ela consiste na confecção de quadrinhos vazados, esses quadrinhos normalmente são pendurados nas janelas e enfeitam o ambiente, são quadrinhos feitos a mão, assim como eram feitos há muitos anos atrás. Essa técnica é menos difundida do que a anterior, mas ainda assim é muito tradicional, principalmente na região da cidade de Pomerode.

Cidade de Pomerode

Cidade de Pomerode

Outra técnica muito comum no estado é o manuseio de peças de barro, especialmente na cidade de São José, onde a tradição é passada dos pais para os seus filhos ao longo de muito tempo, a cidade tem fama por seus mestres oleiros. Na cidade de Blumenau, a famosa cidade que hospeda a versão brasileira da October Fest, tem-se muitos produtos típicos alemães, incluindo produtos artesanais alimentícios.

Além de tudo isso, por lá são encontrados o artesanato chamado de bordado do ponto cheio, que é típico da região e que conta a história do seu povo nos detalhes bordados, se estiver na cidade de Blumenau, saiba que nela você irá encontrar uma feira especializada em artesanato e também há um espaço chamado de Vila Germânica, onde você poderá encontrar muitas peças interessantes. A cidade catarinense de Brusque também se destaca pelo artesanato alimentício.

Peças de Barro

Peças de Barro

A imigração portuguesa, assim como a alemã, também deixou grandes marcas na história do artesanato de Santa Catarina, o foco é nas rendas, que são feitas em várias regiões do estado, com destaque para a capital que é a cidade de Florianópolis. As bordadeiras de Floripa viajam por diversos lugares do mundo para levar a sua arte, inclusive o país da onde veio essa tradição, Portugal, incluindo também a sua vizinha Espanha. Em Portugal um dos lugares de maior foco é a ilha de Açores, onde o artesanato de bordado é muito forte, inclusive é considerado lugar de origem das rendas que mais são vistas no estado sulino brasileiro.

Não podemos deixar de mencionar também uma cidade do interior do estado, ela se chama Biguaçu, essa cidade é um dos grandes pontos de artesanato de Santa Catarina, isso porque lá é possível encontrar peças confeccionadas pelos índios e que são vendidas por eles, esse artesanato é muito importante também na cultura local catarinense, a tribo que produz as peças é a Guarani Mbyá, eles fazem uma boa e bela diversidade de peças.

Tribo Guarani Mbyá

Tribo Guarani Mbyá

Outras cidades do interior que valem a dica são Joaçaba e Rancho Queimado, ambas as cidades são famosas por seus trabalhos com palha, em especial a palha proveniente do trigo, os artesãos trançam essa palha e a partir desses trançados eles produzem muitas e muitas peças, desde cestos até outros produtos utilitários ou de enfeites. Rancho Queimado também merece destaque porque é um local onde se faz facas artesanais, é um dos melhores pontos para se encontrar essa peça no Brasil.

O estado catarinense é um turbilhão artístico, em todas as regiões são encontrados produtos típicos, que mesmo quando tem raízes em culturas externas ao Brasil, foram se adaptando às nossas terras e tornando-se algo único e totalmente novo, afinal aquele toque brasileiro não poderia faltar.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Curiosidades

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *