O saché de cozinha é um dos artesanatos mais procurados para lembrancinhas ou mesmo enfeites, e são dispostos em estilos diversos, cores variáveis, sempre com extrema originalidade e criatividade de quem os produz.
Assim, em vários sites você pode conferir quais os modelos que mais te agradam e deixar sua cozinha ainda mais personalizada, com o toque dos sachés de panos, bordados, ou mesmo confeccionados com a inserção de miçangas e demais materiais.
O interior dos saquinhos pode ser preenchido com arroz, milho pipoca e até feijão, deixando-o sempre cheio e fofinho. E, além disso, os lacinhos para o retoque final podem ser personalizados da forma que quiser, em cores diferentes, em materiais diversos, combinando com sua decoração.
Para maiores dicas, é sempre bom o acesso aos sites ou mesmo às revistas com a confecção desses artigos para a decoração da sua cozinha; realmente vale a pena conferir.
Como Fazer Sachê Perfumado Para a Cozinha
Materiais necessários:
- Cola quente
- Tesoura pra tecido
- Fios vermelhos ou cordões
- Canela, cravo ou o produto que quiser para perfumar o ambiente
- Tecido de algodão cru
- Aniz estrelado
- Palha da costa
- Sementes de corante (urucum)
- Agulha e linha de costura
Passo a passo:
Para fazer o sachê de cozinha, imprima os moldes da internet. Em seguida, coloque o molde sobre a juta dobrada, e recorte o molde no formato de saco. Depois, recorte também o molde retangular no tecido de algodão cru.
Agora, costure o saquinho de juta somente dos dois lados, deixando a parte de cima aberta. Vire o saquinho do lado correto e desfie a parte de cima um pouco.
Use a cola quente para colar as sementes de urucum e aniz do lado de fora do saquinho, para enfeitá-lo.
Encha o saquinho com algodão. Coloque também a canela e o cravo. Feito isso, feche o sachê com a mão mesmo, de maneira que se forme um travesseiro. Em seguida, coloque dentro do saquinho de juta.
Trance um pouco de palha junto com alguns fios vermelhos para formar um cordão e fazer um laço para fechar o saco de juta.
Apesar de a juta ser um material rústico, você pode usar outros materiais para enfeitá-la também, como bordado ponto cruz, aplicação em tecido, conta de cerâmica, dentre outros.
Sachés de Cozinha e de Gavetas
Não se sabe, ao certo, a data em que foram inventados os sachês. Mas o fato é que eles já existem há séculos. A ideia mais aceita sobre a sua criação é que eles teriam sido inventados para disfarçar o cheiro de mofo, principalmente em países muito frios, como é o caso da Europa, por exemplo.
Com o passar do tempo, as pessoas começaram a fazer também sachês de gaveta, e perceberam que o cheiro agradável se fixava nas roupas de forma bem suave, fazendo com que aquelas peças de roupas que acabaram se sair do guarda roupa estivessem com cheirinho de limpeza.
Hoje em dia, os sachês perfumados continuam sendo usados em diversos ambientes da casa, como na cozinha, nos quartos e até no banheiro.
5 Ideias Incríveis Para Fazer Sachês Perfumados Para Armário
Quem não gosta de entrar em um ambiente perfumado? Por isso, para você que deseja dar esse toque especial aos ambientes da sua casa, não deixe de conferir as ideias que separamos abaixo.
1 – Sachê perfumado de cravo-da-índia e canela em pau: essa ideia é ideal para quem gosta de cheiro oriental e bem forte. Para isso, você só vai colocar dentro dos sachês de algodão cravo-da-índia e canela em rama, e coloca-los dentro do armário da cozinha, do banheiro ou do quarto.
2 – Sachê recheado de capim-limão para perfumar as roupas de cama: para fazer esse sachê, você precisará de óleo de amêndoas e óleo essencial de capim-limão. A mistura é feita colocando 8 gotas de óleo de capim-limão em uma colher de sopa de óleo de amêndoas. Em seguida, derrame por cima da manta que irá receber os sachês, feche corretamente e guarde no armário de roupas de cama e de banho.
3 – Cedro para deixar o ambiente com um aroma super marcante: coloque um pedacinho de cedro por dentro de um saquinho de tule ou de algodão (para não estragar as roupas). Esse sachê consegue deixar o armário com um aroma muito bom, igual a perfume masculino.
Se você não tiver a madeira, uma dica é usar 8 gotas de óleo essencial de cedro, misturadas em uma colher de sopa de óleo de amêndoas, e derramar essa mistura sobre a manta que irá rechear o sachê. É uma boa opção para usar em gavetas de roupas esportivas, principalmente.
4 – Colocar folhas de louro entre livros: essa dica serve mais para espantar as traças do que para cheirar o ambiente. Para isso, coloque as folhas de louro dentro do saquinho de tule. Depois, é só distribuir os sachês em armários e estantes de livros.
5 – Sachê perfumado com flores secas de lavanda: a lavanda não é só perfumada. Ela também tem ação naturalmente fungicida e bactericida. Uma dica é guardar esses sachês junto de roupas de dormir, em gavetas de lingerie e nos armários de roupas de inverno.
Todos os sachês devem ser trocados quando o cheiro começar a ficar fraco. Você pode aproveitar para fazer sachês perfumados para vender. Todo mundo adora. Além de fáceis de fazer, os materiais são bem baratinhos também.
Os óleos essenciais podem ser facilmente encontrados em casas de aroma, lojas de artesanato e presentes, e até pela internet.
Além de poder ser usado para perfumar a cozinha, o guarda-roupa e o banheiro, o sachê perfumado também pode perfumar o carro.
Para quem busca uma ideia legal para dar de lembrancinha em festa, um sachê perfumado pode ser uma ótima ideia.
Escolhendo os Aromas Certos
Quais ambientes combinam mais com cada aroma? Na hora de escolher o aroma certo para cada ambiente da casa, valem algumas dicas bem legais, de aromas que mais combinam com cada ambiente e tipo de peças.
Para ajudar, listamos abaixo algumas ideias para te ajudar a escolher o aroma certo quando for fazer o seu sachê perfumado.
Confira!
- Armários de roupas masculinas: os mais usados são os sachês de madeira, como o cedro, por exemplo. Você pode usar um pedacinho da madeira, a serragem, ou o óleo essencial. Daí, você coloca em saquinhos feitos de tecido poroso e pendura no guarda-roupa e nas gavetas.
- Armários de bebês e de roupas femininas: a lavanda é muito usada na confecção de sachês para esses armários. Ela tem um perfume super delicado, e também é um repelente natural de insetos e traças. O capim-limão também é muito indicado, e tem as mesmas propriedades que a lavanda.
- Gavetas e armários de cozinha: o mais comum é fazer sachês de condimentos e de ervas usadas na culinária, como cravo-da-índia, folhas de louro, canela, e etc.
- Armários do banheiro: os aromas mais usados são folha de eucalipto e lavanda. Essas duas opções são imbatíveis quando se trata de perfumar o banheiro. E as donas de casa adoram.
- Estantes ou armários de livros: como dissemos acima, as folhas de louro são as melhores opções quando se trata de perfumar estantes e armários de livros. Elas evitam as traças. E o melhor é que elas podem ser usadas até sozinhas, sem a necessidade de fazer um sachê.
- Armários de roupas de cama, mesa e de banho: os mais indicados são os aromas de lavanda, bergamota, gerânio, flor de laranjeira, vetiver e capim-limão.