É comum ouvirmos falar em ‘artesanato com garrafas PET’, mas pouco consideramos o impacto que esse tipo de arte pode ter no processo de reciclagem pelo qual a garrafa passaria comumente: quando é cortada e pintada, colada novamente com outros materiais, ou decorada, a garrafa PET perde a sua utilidade na reciclagem, e passa a ser apenas lixo, o que é uma grande perda ambiental.
Para evitar este tipo de problema, na hora de fazer artesanatos com garrafas PET, ou PET de outra origem, deve sempre tenha em mente que o artesanato produzido com esse material deve ser durável e ter um uso próprio, evitando que a garrafa vá parar no lixo alguns dias depois, de maneira que não possa mais ser reciclada. As opções são muitas, e várias delas podem ser feitas em trabalhos de sala de aula com alunos, ou como técnicas de reciclagem próprias, fazendo surgir belas peças que, além de bonitas, ajudam a natureza.
Uma dessas técnicas é a construção e montagem de mosaicos com garrafas PET – esse material vem em diversas cores, e pode ser usado para montar painéis, ou decorar molduras, porta-retratos e outras superfícies lisas. Para fazer um mosaico com PET, é necessário paciência, tesoura, cola de contato ou cola quente, e um padrão a ser montado.
Corte, primeiramente, o PET em diversos quadradinhos, de tamanhos iguais ou aproximados: a dimensão destes quadrados deve ser proporcional à superfície que deseja cobrir: se algo como um porta-retratos, quadrados de 1cm x 1cm ou 1.5cm x 1.5cm devem servis, se para murais ou painéis maiores, pedaços de 5cm x 5cm são o ideal. Pique uma grande quantidade de PET, de uma mesma cor ou colorida, e comece a cobrir toda a superfície com os quadradinhos, deixando um pequeno espaço em branco, de 2mm aproximadamente, entre eles.
Com essa técnica é possível cobrir grandes superfícies, e montar imagens abstratas ou reproduções de outras obras, até mesmo trabalhos originais, completamente em PET. Outra opção é a confecção de cortinas para decoração, em que o PET pode ser cortado em tiras, ou quadrados – e, para aqueles que têm mais paciência e prática, formatos como flores, animais e estrelas – e então serem passados por fios de nylon que, uma vez unidos, formam cortinas de decoração muitos bonitas.
As opções são muitas: porta-retratos, mosaicos, cortinas, sinos de vento, móbiles, qualquer coisa que, de fato, use o PET e não será desperdiçado depois, que vire arte, artesanato, e não cola e enfeites – dessa maneira, o material não será jogado fora em alguns dias, inutilizável para a reciclagem, e de maneira definitiva, reaproveitando completamente o PET – além de uma forma de artesanato muito bonita, ela é ecologicamente correta.
eu gosto muito de artesanatos é adoraria aperde a faz artesanato com garrafa pet
eu amo artesanatos
e amei as coisas”
tenho uma chacara e gostaria de fazer esse sofá de pet pode me mandar como se faz?
eu amei
adorei este sofa pode me mandar como faz?
Gostaria de fazer um banco de jardim, pode me ensinar? obrigada…
amei o sofa de garrafas pete eu acho que vou temta fazer um piqueno
amei!!!!!!!!!!
ola amada, faço algumas coisinhas com pet, gostaria muito de fazer esse sofá, me manda como se faz. bjs
gostei só que se eu for fazer vai gastar muito dinheiropor isso que ro uma coisa mais simples é muito legal
Que maravilha é esse banco de garrafa pet, eu preciso muito de um desse para decorar meu quintal…quem pode me ajudar ? fico aguardando ansiosamente…..
Muito obrigada
abç
AMEI SEU TRABALHO GOSTARIA MUITO DE FAZER SE VC PUDER ME MANDE COMO SE FAZ OBRIGADA BJS
Eu ficaria muito grata se vc me enviasse o passo a passo do sofá com garrafas pet
um abraço
adorei o porta toalha gostaria que me mandasse o passo a passo ficarei muito grata
adorei o sofa, mais cadé o pssa a passo?
Gostaria de começar a fazer esses trabalho adorei a ideia do sofá, não faço a menor ideia de como fazer, tem como ensinar o passo a passo. obrigada