O biscuit, assim como alguns outros materiais, é bem versátil e pode ser utilizado para criar uma infinidade de bonecos e outras tantas coisas. Entre os bonecos mais feitos utilizando o biscuit encontramos a bailarina.
As bailarinas de biscuit podem ser utilizadas para diversos fins, desde a decoração de caixas e porta-trecos, até para lembrancinhas de festas. Confira alguns modelos.
Se você gosta de artesanato, em especial aquele feito em biscuit, então precisa conferir o passo a passo abaixo de como fazer uma linda bailarina de biscuit para você decorar a casa, presentear alguém, ou para vender e ganhar um bom dinheiro. Confira!
Materiais Necessários:
• Massinha natural;
• Pó fluorescente rosa;
• Agulha grossa com a ponta fina;
• Estilete;
• Tinta a óleo branco de titânio, sombra queimada, terra de siena queimada e pele;
• Caneta Roller Pen 0,5;
• Cola Cascorez Porcelana Fria;
• Furador;
• Miçangas verdes;
• Moldes de silicone miosotis e cabecinhas;
• Blush,
• Pote de vidro.
Passo a Passo:
O primeiro passo é tingir a massa de biscuit na cor escolhida. Em seguida, é preciso esticar a massa, deixando-a com uma espessura de cerca de 2 mm. Use essa massa para cobrir a tampa do potinho de vidro. Retire o excesso de massa.
Faça a cabecinha da bailarina usando o molde de cabeça e usando a massinha bege. Pegue dois rolinhos de massa na cor bege e faça as perninhas. Pegue uma tira e faça as sandálias. Use duas bolinhas cor de rosa para as sandálias. Faça uma cavidade nas bolinhas das sandálias com o furador.
Em seguida, pegue as perninhas e cole-as na tampa, de maneira que elas fiquem bem levantadas. Faça uma bola achatada de cerca de 3cm e, com a ajuda do furador, faça movimentos de zigue-zague. Com a massinha cor de rosa, modelo o corpo e achate. Depois, cole o círculo de massinha sobre as pernas e, em seguida, o cone nos bracinhos.
Você fará o braço da mesma forma em que fez as perninhas. Modele a massa bege, cor de pele, e depois achate as pontinhas, para formar as mãos. Faça os dedinhos cortando com o estilete. Para fazer os olhos, use as miçangas verdes. Depois, pinte a boca da bailarina com o blush e passe nas bochechas também.
Para fazer os cabelos, basta colocar uma bolinha de biscuit marrom e fazer os frisos usando o estilete. Em seguida, cole os bracinhos. Pegue uma bolinha marrom de biscuit e faça um coque. Cole-o no centro da cabeça da bailarina. Está pronta a sua linda bailarina de biscuit.
Vantagens do Artesanato em Biscuit
O biscuit é um material muito versátil, e que possibilita a criação de uma infinidade de trabalhos para artesanato. Um mais lindo do que o outro. Se você gosta desse tipo de material, então confira abaixo algumas das principais vantagens que o biscuit oferece:
1 – Melhora a autoestima: quando você finaliza um trabalho, uma onda de satisfação te envolve, e o sentimento de ter sido capaz de produzir trabalhos tão bonitos. É uma maneira de se sentir útil, capaz e de ter uma fonte de renda.
2 –Ajuda a melhorar a paciência: como é um trabalho que exige muita paciência, ele ajuda muito a desenvolver essa habilidade.
3 – Uma boa fonte de renda: quem realmente gosta de trabalhar com biscuit pode fazer desse artesanato uma profissão, e a sua principal fonte de renda. Tem muitas pessoas que até começando fazendo artesanato como uma forma de distração, mas acabam se apaixonando, e transformam um hobby em uma profissão capaz de unir uma diversão e uma renda extra ao mesmo tempo.
4 – Ajuda na saúde física e mental: os trabalhos com biscuit são ótimas terapias. Eles têm a capacidade de melhorar a capacidade de comunicação e de expressão das pessoas. Ao trabalhar com artesanato, especialmente em biscuit, ele age promovendo uma espécie de pausa nas atividades do dia a dia, reduzindo o estresse que elas causam, e aliviando a tensão.
Como é uma atividade muito prazerosa, também contribui muito para prevenir a depressão. O trabalho com biscuit mantém a mente mais sadia, aumenta a sensação de felicidade e
5 – Ajuda a perceber melhor os detalhes: o artesanato em biscuit é ótimo para isso, pois ele é, basicamente, feito em detalhes.
6 – Ajuda na coordenação motora: como o trabalho é totalmente manual, ele ajuda muito a desenvolver a coordenação motora. Ao praticar o artesanato com biscuit com frequência, você desenvolve e aperfeiçoa a habilidade motora fina. Manter a mente sadia e trabalhando, é fundamental para a prevenção de muitas doenças, como os casos de demência, por exemplo, que afetam, principalmente, as pessoas idosas.
7 – Promove o relaxamento: trabalhar com artesanato pode promover uma enorme sensação de relaxamento, tal qual acontece com a meditação, por exemplo.
8 – Excelente para a concentração e para a criatividade: todos os trabalhos manuais em si, bem como o artesanato em geral, são muito bons para desenvolver a criatividade e ajudar na concentração, especialmente se a pessoa é mais ansiosa. Pode ser uma ótima forma de aprender a controlar a ansiedade.
Um Pouco Sobre a História do Biscuit
No começo, o biscuit era feito a partir de uma misturinha de farinha, sal e água. E recebia o nome de “pasta de sal”. Essa pasta era usada na produção de enfeites mais delicados, e que poderiam ser usados como enfeites. Se você procurar, ainda encontra essa receita na internet.
No entanto, como era uma massa pouco resistente e que não durava muito, com o passar do tempo, as peças começavam a estragar. Foi então que surgiu a necessidade de desenvolver um material que fosse mais resistente, e que durasse mais. Além disso, também era preciso que o material permitisse um acabamento usando pintura.
A partir do momento em que outros materiais foram adicionados à massinha, ela passou a ter mais consistência e pode ser usada na produção de uma série de trabalhos distintos.
Foi assim que surgiu o material que conhecemos como Biscuit, ou “porcelana fria”, uma vez que o trabalho final fica semelhante à porcelana sem que, para isso, precise ser queimado no forno. Quando a massa entra em contato com ar, a água evapora e massinha seca, permanecendo bem firme.
Como Tingir a Massa de Biscuit
Existem várias opções para tingir a massa de biscuit. Mas, antes de apresentar as opções permitidas, é importante lembrar qual tinta não deve ser usada. Nesse caso, não se deve tingir o biscuit com tinta guache. Ela contém bastante água, e deixaria a massa muito mole. O resultado, certamente, seria comprometido.
Agora sim passaremos às alternativas permitidas:
1 – Massa colorida de biscuit: se você é do tipo que adora uma praticidade, pode investir nas massas coloridas. Há uma enorme variedade de opções de cores, e tem até mesmo em tamanho menor. Assim, para criar uma cor diferente, ao invés de usar tinta, você pode misturar uma massa com a outra.
2 – Tinta óleo: essa tinta pode ser usada, mas é importante você saber que após secar, ela fica bem escura. Antes de usar, é importante verificar se ela não te causa alergia, ao entrar em contato com pele. É uma tinta usada em pintura em tela. Como é uma tinta oleosa, é mais fácil manusear a massa quando se usa essa tinta. Ela oferece uma infinidade de tons e, após finalizadas as peças, as cores ficam muito mais bonitas.
3 – Tinta para tecido: essa tinta é a mais usada por quem trabalha com artesanato em biscuit. Se mistura muito bem com a massa e existe uma série de cores disponíveis. Uma desvantagem dessa tinta é que, apesar de colorir bem, ela custa a chegar no tom desejado. É preciso usar muita tinta para encontrar a cor. Além do mais, ela é à base de água. Sendo assim, quanto mais tinta usar, mais mole a massa ficará, e grudenta também.
4 – Tinta acrílica: também tinge muito bem, e escure bastante depois de seca também. Mas é outra tinta que também pode causar alergia se for usada em excesso.
5 – Anilina ou corante para tingimento: se preferir, você também pode usar corantes usados para tingir roupas. Disponíveis em poucas cores, mas custam bem baratinhos.
6 – Caneta permanente e tinta plástica: para pintar os olhinhos dos bonecos, essas duas opções são as mais recomendadas. E podem ser encontrados em qualquer loja que trabalhe com produtos para artesanato.
Uma dica bem importante: se você tingir o biscuit usando diretamente a tinta colorida, a massa até ficará tingida, porém, ela ficará meio transparente. O ideal é tingir primeiro a massa de biscuit usando a tinta branca. E, somente depois disso, usar a tinta colorida. Quem está começando nem sempre sabe de truques como esses. Mas, é com os erros que a gente aprende.
Como Conservar a Massa de Biscuit
Para evitar que a sua massa já pronta resseque e você fique no prejuízo, o ideal é sempre deixá-la guardada, bem fechadinha, em um saco plástico. Caso ela resseque, não poderá mais ser usada.
Confira abaixo algumas dicas para trabalhar com biscuit:
• Para alisar a peça enquanto modela, você pode usar creme hidratante. Mas precisa ser sem silicone. Se preferir, a água também pode ser usada. Porém, é preciso prestar muita atenção na quantidade. Caso contrário, poderá estragar todo o seu trabalho. Quando a massa de biscuit entra em contato com o ar, ela resseca. E, por isso também, não se deve trabalhar com a massa em locais muito ventilados, principalmente quando ainda não se tem prática, e demora um pouco para modelar as peças;
• Depois que a peça estiver bem seca, ela poderá receber pintura normalmente, sem nenhum problema.
• Quando já está seca, também é possível envernizar a peça usando um verniz a base de água ou de solvente.
• Se você optar por modelar as peças após o tingimento, é preciso produzir todas as peças de que necessita de uma só vez para o trabalho, usando as cores que escolheu, pois será extremamente difícil você conseguir chegar novamente no mesmo tom caso precise de mais lotes da massa.
• Caso queira, também é possível modelar a massa sem corante (natural), ou usando somente o branqueador de massa. E, depois que secar, você pintar usando algumas das opções que apresentamos acima, para tingimentos das peças.
• Ao terminar de modelar as peças, forre a mesa com EVA, e deixa-as secando por cima. Elas são grudam nesse material
• Se quiser deixar o seu trabalho ainda mais bonito e dar um acabamento legal, você pode usar adornos como papel, miçangas, EVA, bijuterias, e etc.
• Todas as vezes que você for trabalhar com a massa de biscuit, é preciso sová-la (amassá-la) bem antes de começar a modelar as peças. Mas não precisa sovar toda a massa, somente o pedaço que você for usar.
• Em geral, uma peça de biscuit demora de 3 a 4 dias para secar por completo. Depende muito da temperatura do local.
• Para secar as peças, é preciso colocá-las em local arejado. Além do EVA, você também pode usar como superfície tecido, espuma ou outro material poroso. Depois de seca, a peça perderá cerca de 30% do seu tamanho inicial, devido á evaporação da água presente na massa.
Receita de Massa Para Biscuit
Para quem quer fazer a própria massa, separamos abaixo uma receita de massa para fazer em casa e já começar a produzir lindas peças. Confira!
Materiais Necessários:
• 1 colher de sopa de vinagre
• 2 colheres de sopa de vaselina líquida
• 2 colheres de chá de amido de milho
• 1 colher de sopa de creme hidratante sem silicone
• 2 colheres de chá de cola branca para biscuit
Modo de Preparo:
Coloque todos os ingredientes em uma panela, misture bem e leve ao fogo baixo. Continue misturando até que a massa comece a desgrudar do fundo da panela. Não deixe a massa ficar muito seca, para não ficar quebradiça.
Feito isso, deixa a massa sobre uma superfície, onde ela será sovada, que estar no ponto de trabalhar. Uma dica de local é um balcão ou a pedra da pia. Comece a sovar a massa ainda morna, até que ela fique elástica e macia. Esse é o ponto ideal. Nesse momento, é hora de enrolar a massa em papel filme, colocá-la dentro de uma vasilha com tampa e deixá-la descansando por 24 horas.
Depois desse tempo, a massa já pode ser usada. O último passo é o tingimento, se você optar por essa etapa antes de modelar as peças. Outra dica é tingir somente o pedaço da massa que será usado pois, após o tingimento, ela dura menos tempo.
Trabalhar Com Biscuit Vale à Pena? Como Vender os Produtos?
Hoje em dia, a maneira mais comum de comercializar as peças em biscuit é através de encomendas. Nesse caso, são produzidos muitos produtos iguais, como as lembrancinhas para casamento, para aniversário, para chá de bebê, e etc.
Você pode também oferecer seus produtos para lojas de artesanato, por exemplo. Uma outra maneira é participar de feiras, divulgar o seu trabalho nas redes sociais, nos grupos de WhatsApp, no Instagram, Facebook, e etc.
Atualmente, com a ajuda da internet, ficou bem mais fácil divulgar produtos e serviços.
Se você gosta de trabalhar com biscuit, mas tem receio se realmente vale a pena, saiba que muitas pessoas vivem exclusivamente da renda desse trabalho, pois ele oferece uma gama de possibilidades para quem quer, realmente, se profissionalizar no ramo.
Principais Produtos Feitos em Biscuit
Para te inspirar, listamos abaixo os principais produtos que você pode fazer em biscuit, e que todo mundo adora. Confira!
• Ímã de geladeira: essa ideia é uma das mais usadas quando se trata de uma lembrancinha de aniversário, de chá de bebê, de maternidade. E ainda permite a produção de peças personalizadas, como bebê de fralda, por exemplo, para deixar o momento ainda mais especial e inesquecível.
• Potes decorados: é difícil encontrar uma casa que não tem um pote decorado com biscuit. Eles são ótimos para guardar biscoitos em geral. Além de enfeitar a cozinha também. Mas não pense que eles não podem ser usados em outros ambientes da casa. Você pode fazer um lindo pote decorado de higiene para colocar no quarto do bebê, e muito mais. Vale usar a criatividade.
• Lembrancinhas para festas em geral: e essa é uma das formas mais usadas do biscuit. Dá pra fazer uma infinidade de objetos diferentes. Desde ímã de geladeira, como já dissemos, até lindas bonequinhas, como as bailarinas de biscuit, por exemplo.
• Chaveiros: tem pessoas que gostam de oferecer algo personalizado para os seus convidados ou até para os clientes, em caso de empresa, por exemplo. E algo que se usa muito são os chaveiros de biscuit
• Topo de bolo: as noivinhas adoram esse tipo de produto. E o melhor para quem produz é que ele não custa barato. Aliás, tudo relacionado à casamento custa caro. Mas dá pra ganhar um bom dinheiro vendendo topos de bolos também. O mais comum é a miniatura dos noivos. Vamos combinar que é lindo demais mesmo!
• Caixinhas decoradas: que podem ser usadas para guardar objetos do bebê, bijuterias, remédios, materiais de costura, e muito mais. São excelentes caixas organizadoras.
• Prendedor para embalagens: outra opção bem linda personalizar os prendedores das embalagens na cozinha usando biscuit. Além de organizado, bem muito delicado também.
• E muito mais…