As garrafas pet passaram a fazer parte do cotidiano das famílias e depois de usadas, a grande maioria delas vai para os lixões e aterros sanitários. O grande problema é que se trata de um material que demora muito a se decompor e acaba contaminando o solo. A melhor maneira de evitar esse problema é mandando as garrafas para reciclagem. Porém, a quantidade é tão grande que nem sempre tudo é reutilizado. E uma segunda alternativa, é usar parte das garrafas para produzir artesanato, transformá-las em algo novo.
Dicas De Como Transformar a Garrafa Pet Em Um Novo Objeto!
Vaso de Plantas de Garrafa Pet
Vamos fazer um vaso para colocar plantas reaproveitamento as garrafas pet. Além de ficar lindo, ainda tem a vantagem de se tratar de um material inquebrável. Anote o material e o passo a passo!
Materiais: 1 garrafa Pet transparente e uma tesoura
Como fazer:
O primeiro passo é lavar bem lavada a garrafa plástica para retirar qualquer pequena impureza e deixá-la completamente transparente. O rótulo também deve ser removido.
Segundo passo é cortar a garrafa na parte superior, naquela parte mais lisa da garrafa, mais ou menos na altura onde fica o rótulo.
Terceiro passo é com a ajuda da tesoura fazer cortes retos e espaçados em toda volta da garrafa já cortada. Corte ao meio e depois ao meio novamente, criando tiras finas, mas que devem ter o mesmo tamanho.
Em seguida, dobre as tiras para fora com cuidado, deixando os picotes feitos anteriormente nivelados. Para ajudar no acabamento pressione a garrafa de cabeça para baixo sobre uma superfície dura e reta.
O acabamento deverá ser feito dobrando uma tira por cima da seguinte e outra por baixo das duas próximas.
Faça o mesmo com a tira seguinte, mas passando-a por cima de duas tiras e uma outra por baixo. Por último dobre a terceira e faça como fez com a primeira tira. Faça o acabamento dobrando uma sobre a outra.
Antes de colocar qualquer coisa dentro do seu vaso, coloque no fundo pedras decorativas, porque o plástico é muito leve e corre o risco de não se manter em pé.
Como Fazer Uma Luminária Oriental de Garrafa Pet
Além de reciclar, você estará fazendo uma peça útil e que pode ter a sua cara. É simples de produzir e pode dar um toque criativo a sua decoração.
Materiais: 1 garrafa pet de 3 litros, 1 garrafa plástica de qualquer outro refrigerante de 2 litros, pano, tíner, estilete, tesoura, pincéis número 6 e 16, barra de ferro e 3mm de diâmetro, chapa de ferro com 13 mm de espessura, 1 lâmpada de 15 watts, tintas acrílica (preta e vermelha escarlate), 1 bocal com fio, lápis e caneta preta e régua.
Como Fazer:
Use o tíner para limpar as garrafas de plástico e com a ajuda do pano retire o rótulo e as datas de validade, entre outras, que ficam impressas na embalagem. (a mesma preparação serve para os outros trabalhos artesanais com a garrafa pet)
Depois com a ajuda da caneta, marque 19 cm da linha do fundo da garrafa maior, de 3 litros. Com o estilete inicie o corte que poderá ser terminado com a tesoura, para ficar mais certinho.
Com a ajuda da chapa, que deverá ser aquecida, faça o acabamento no bocal da garrafa de 3 litros e faça um furo com a barra de ferro aquecida.
Em seguida, retire o fundo da outra garrafa, marque um 1cm além da marca normal da parte inferior. Aplique também aqui o acabamento com a chapa aquecida. Faça um furo no fundo, sempre com a barra, assim como foi feito na outra garrafa.
Pegue a tinta vermelha e pinte toda a garrafa na parte externa, depois de seca, com a tinta preta faça ideogramas. Para ficar mais fácil use moldes do ideogramas na parte interna para pintá-los pelo lado de fora. Deixe secar bem.
Passe o fio da luminária no furo que foi feito no fundo de cada uma das peças, de forma que o bocal fique dentro daquela garrafa maior. Depois passe-o pelo furo da lateral da garrafa pequena e com a ajuda de um parafuso enrosque-o.
Agora é só colocar a lâmpada e testar a nova luminária.
Como Fazer Uma Jardineira Usando Garrafas Pet
Essa é uma dica bem fácil de fazer e serve tanto para colocar flores na sua varanda ou até mesmo dentro de casa, como para fazer uma pequena horta.
Materiais: 2 garrafas pet de 2 litros cada uma delas, fio de nylon grosso, tesoura de ponta fina, estilete, caneta preta para “CD”, grampeador e arame.
Como fazer:
O primeiro passo depois de lavar bem, tirar o rótulo e qualquer marca da garrafa pet é cortar a ponta dela. Repita o mesmo corte, do mesmo tamanho em ambas as embalagens. O corte deve ser feito na horizontal. A caneta preta de “CD” serve justamente para marcar onde deverá ser feito o corte sem errar.
Além de cortá-las na horizontal, você deverá retirar a parte que é do bico, deixando de uma única forma. Não se desfaça das pontas, elas serão usadas no passo adiante.
Por isso, o passo a seguir é colocar uma garrafa cortada na outra fazendo em modo que as laterais fiquem fechadas. É importante que o encaixe fique reto, feito isso, é hora de grampear. O arame e o fio de nylon são outras duas opções para juntar as duas garrafas, escolha você entre as três.
Feita a base da jardineira, vamos passar para os pés, que deverão ser feito com as pontas das duas garrafas. Posicione a ponta onde você prefere que seja o pé do objeto, use a caneta para marcar e depois fala o corte com a ajuda do estilete.
Feito o corte insira a ponta da garrafa no local marcado, fazendo com que não fique nenhuma abertura na parte base da jardineira. Use a ponta inteira, isto é, com a tampa da garrafa também, que serve para dar sustentação a sua jardineira.
Para ficar mais firme, antes de plantar qualquer coisa, coloque umas pedrinhas no fundo.