Muita gente ainda tem o pensamento fechado em pleno século 21 quanto à decoração. Algumas pessoas pensam que cores e estampas são coisas para serem usadas apenas na roupa e não pensam ou não tem o interesse de levar essas modalidades para a decoração de uma casa, por exemplo.
O mais legal de levar tanto uma cor ou uma estampa para um móvel ou para um ambiente é que você transforma o ambiente em um outro completamente diferente sem mudar muita coisa. Vamos ver alguns exemplos de como modificar o ambiente mudando apenas um detalhe: a padronização.
O Que E Padronização?
No mundo da moda é chamado de padronização a estampa que se repete. Como assim “se repete”? A estampa é criada em um tamanho, sendo calculado suas bordas para que, quando ela seja “colada” ou “pintada” novamente ao lado (ou em cima), fique parecendo uma estampa só, e não que foi “quebrado”. Existem estampas inteiras que não precisam ser “coladas”, mas geralmente essas são assimétricas, o que realmente impede de fazer uma padronização.
Padronizações Conhecidas
Podemos ver como padronizações conhecidas estampas como o Poá (a estampa de bolinhas), listras, liberty (flores pequenas), entre outros.
Onde Vemos As Estampas?
Como já dissemos logo acima, é muito comum vermos as estampas sendo usadas em roupas. Saias, blusas, jaquetas, calças, biquínis, acessórios, na moda não há nenhum limite para o uso da estampa. Mas as coisas da moda não são exclusivas de lá e muitas vezes pegam inspiração “do mundo externo”. Dessa vez o caminho feito foi o caminho inverso e as estampas foram para a decoração.
Na decoração as estampas também não ficaram presas. Foram para paredes, móveis, capas, entre outros. Que tal agora aprender um pouco a como usar as estampas na decoração? Vamos lá!
[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=5EN7CeEQICo[/youtube]
Estampa Nas Paredes
Um local que se você mudar a cor já dá um ar completamente diferente ao ambiente é a parede. Existem estudos das cores para você pintar a parede na cor correta. Locais que usam esse estudo de cores são ambientes de alimentação, já que a cor usada na parede ajuda a instigar (ou a dissipar) a fome. Do mesmo jeito funciona com a estampa. Você pode brincar de ambientações colocando uma estampa ou outra na sua parede.
A melhor forma de você estampar uma parede é realmente com o auxílio de um papel de parede. Os papeis de parede são práticos na colagem e, caso você enjoe rápido, não é tão trabalhoso para tirar quanto uma pintura. A pintura, além de ser mais cara do que o papel de parede (existe todo o trabalho da mão de obra) exige muita perfeição na hora de desenhar e pintar a estampa.
Modelos de Estampas A Serem Usadas
Como já dissemos, você pode criar ambientes divertidos com a estampa. Se você quer criar um ambiente com ar retrô, bem anos 50 e 60, você pode colocar na sua parede um papel de parede com estampa de Poá. O legal dessa estampa é que você a encontra em várias cores disponíveis. Preto (o mais visto), azul, rosa, amarelo, roxo… Aí vai de pessoa para pessoa a escolha da cor. A dica que damos é que, se você quer um ambiente mais claro mais “zen”, você escolha uma cor de fundo clara. Se quiser um ambiente mais fechado, mais intimista, escolha cores escuras.
Outra estampa que passa um ar de retrô ligado às décadas são as listras. As listras foram muito usadas nos anos 70 e quando alguém que era vivo naquela época vê com certeza se lembra. Assim como nas bolinhas você pode escolher as listras em várias cores.
Tanto na estampa de Poá como na de listras você pode varias também no tamanho da estampa. A bolinha pode ser pequena, quase um ponto imperceptível, ou pode ser mais volumosa, sendo melhor vista à distância. Assim também com as listras que podem ser finas ou mais largas, tudo vai depender da sua escolha.
Além dessas estampas bem conhecidas você pode escolher também estampas mais particulares, que tenham a ver com o seu gosto em particular. Se você curte um bom e velho rock você pode expressar isso através da estampa do seu quarto, por exemplo. Uma boa estampa de rock são as caveiras, símbolo eterno desse movimento musical.
Se você gosta de aventuras você pode expressar isso através de uma estampa mais selvagem como o camuflado ou uma estampa que idealize as folhagens.
Para as meninas existem estampas bem delicadas e românticas como as estampas com motivos florais, com corações e semelhantes. O liberty entra nessa lista de estampas delicadas. Outra estampa que faz muito sucesso com as garotas é o navy. Âncoras e motivos de navegações são um sucesso sempre com garotas.
[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=XjYtjdakyIE[/youtube]
Estampas Nos Móveis
Além de colocar essa mania nas paredes você pode estampar também os móveis de sua casa. E isso não é tão absurdo assim como muitos pensam não. É mais comum do que vocês estão imaginando. Cadeiras que tem um assento mais acolchoado já são adeptas dessa idéia. Sofás também entram nesse grupo. Mesas e outros móveis entram nessa lista mais com as colchas que os cobrem, mas as estampas dessas colchas geralmente combinam com as estampas da cadeira.
Aqui entra a mesma lista de estampas já citadas. Você pode escolher a estampa de acordo com a decoração de outros móveis da sua casa como armários, a cor de eletrodomésticos, e até a cor da parede.
Casando Estampas
Se você vai estampar a parede da sua casa, tenha o cuidado de deixar os móveis mais básicos. O ambiente acaba ficando com muita informação se houver estampa na parede, no sofá, na mesa, na cadeira… Caso queira uma pintura de parede mais básica, pode extravasar na estampa dos móveis. Caso queira misturar estampas em móveis e paredes, cuidado para usar estampas que sejam coerentes.
Não é brega e muito menos coisa do passado você colocar estampas nos ambientes. Na sua residência ou até mesmo no seu local de trabalho, se você for colocar a estampa lá, procure aplicar a coerência entre a estampa e o ambiente em si. A estampa só tem a acrescentar no ambiente, quando aplicada de forma correta e coerente. Procure levar seu estilo e sua personalidade para as paredes e os móveis, assim ficará bem mais fácil de escolher qual estampa usar no ambiente.