Artesanato em Cabeça
Esse tipo de artesanato ainda é pouco usado e divulgado, você encontra cabeças em qualquer forma e tamanho, nas casas de artesanato. Esse tipo de trabalho é muito fácil de ser feito, basta ter um tempinho, muita paciência e principalmente muita criatividade. Além da pintura pode ser aplicado a découpage, que também fica um trabalho muito bonito.
As formas que você deve desenhar podem ser encontradas em revistas ou em sites da internet, se você não tem a mão muito firme para desenhar, basta imprimir ou recortar os desenhos e passar por cima, com uma caneta de ponta grossa.
Além de peras, existe em forma de morangos, maçãs, em todas as formas e tamanhos que você pode imaginar, inclusive em forma de cabeças humanas.
Esse trabalho pode ser agregado a cestas de vime, porcelana, papel, etc. Você pode vender cada pêra (ou a forma que for) por R$ 10,00, mais ou menos. Vamos ao trabalho!
Materiais que Vamos Utilizar
Lixa d’água nº120, cabeça (em formato de pêra e com cabo), pincel de cerdas macias (chanfrado e língua de gato), tinta para artesanato de tons verdes e cor branca, verniz acrílico, lápis, retalho de tecido de cor verde, caneta para retroprojetor micro fine de cor preta e pedaço de arame fino.
Execução da Peça
Lave a cabeça em formato de pêra e com cabo e espere secar bem. Para lixar toda a peça utilize a lixa d’água nº 120. Com um pincel de cerdas macias passe a tinta para artesanato de cor branco em toda a cabeça, certifique-se que a peça ficou bem pintada, se não, passe outra mão.
Trace figuras geométricas com o lápis em toda a cabeça, preenchendo todo o espaço. Para colorir os pedaços que foram desenhados utilize os tons de verde, mas não se esqueça de utilizar o pincel de cerdas macias, para garantir que não vai arranhar a peça.
Se você precisar, utilize uma pinta bolinhas, para fazer as bolinhas em volta da cabeça, que serão detalhes, com o pincel chanfrado faça o sombreado, mas utiliza o tom mais escuro de verde, que é próprio para sombreados.
Para Envernizar
Pegue água e o verniz acrílico e misture os dois, diluindo um pouco o verniz acrílico, e passe novamente com o pincel de cerdas finas, por toda a peça (certifique-se que ficou bem coberto).
Com a caneta para retro projetor micro fine preta, faça os pontilhados imitando uma costura, como se você tivesse costurado e não pintado os retalhos.
Com um pedaço de tecido verde faça uma folinha, e com o arame fino, pregue no talo e deixe a folha caída sobre a cabeça. Pronto, você confeccionou sua linda pêra, que é bem diferente das comuns que vimos por ai!