Você já pensou que pode ganhar dinheiro com artesanato? É possível sim, porque tem muita gente trabalhando e aumentado a renda usando técnicas manuais ou até mesmo obtendo toda a renda da família. Uma das maneiras mais comuns, usadas por quem quer fazer dinheiro com artesanato, na hora das vendas é usar a internet , que também serve para divulgar os produtos.
Antes de mais nada, saiba que não é um trabalho para ficar milionário e que no iníco, você deverá investir, principalmente, na divulgação do seu trabalho. O primeiro passo não é fazer o que você gosta e sim pesquisar para saber o que as pessoas estão interessadas em comprar.
- Pesquisa: procure na internet quais os tipos de produtos são mais procurados pelos compradores. Tente focar em um trabalho exclusivo, ofereça uma coisa nova, que poucos fazem. E jamais copie outras pessoas, no máximo, tire das ideias que já existem uma coisa nova para fazer.Visitar o site dos concorrentes também faz parte da pesquisa, para entender o que está faltando no mercado e o que pode dar certo.
Veja Outros Passos Para Transformar o Seu Artesanato Em Um Negócio
O primeiro passo é saber quais os tipos de artesanato são aqueles mais rentáveis, anote os principais: artesanato com papel, biscuit, decoupagem, artesanato reciclável, crochê, EVA, madeira, fuxico, patchwork, velas artesanais, feltro, vidro, sabonetes artesanais e quilt.
Como Saber o Quanto Cobrar Pelo Seu Artesanato
- Os primeiros pontos que devem ser levados em consideração para chegar ao preço final do seu produto são: o valor gasto com material e o tempo que leva para confeccionar cada peça.
- Na hora de levar em conta os gastos com os materiais, não esqueça absolutamente nada, da matéria-prima principal aos detalhes. Não esqueça de fazer uma média de preço dos materiais que podem ser usados para mais de um produto, por exemplo, se você usa cola, quantas peças consegue fazer usando um tubo, um rolo de linha serve para quantos produtos.
- Contabilize quantas horas você gasta para fazer cada uma das peças e determine o preço que você pretende cobrar por tempo de trabalho.
- Somados materiais e tempo de trabalho, acrescente um pequeno percentual para diferenças de preço na hora de comprar os produtos necessários, que sempre podem acontecer.
- Leve em consideração também a embalagem que será usada para entrega do produto e não esqueça de colocar à parte o valor de entrega, caso você pretenda enviar pelos correios.
Onde Você Pode Vender Os Seus Produtos Artesanais
Você pode vender os seus produtos de artesanato e ganhar dinheiro, das mais diversas formas possíveis, a primeira delas, e a mais simples, é entre os amigos. Mostre e fale para quem você conhece o que está fazendo, os parentes, vizinhos e colegas ajudarão na divulgação do seu produto.
Uma segunda opção é oferecer os seus artigos em lojas especializadas de artesanato, neste caso, você precisa lembrar que o preço deverá ser inferior, para que o comerciante coloque a margem de lucro.
Outras Opções Para Comercializar o Seu Artesanato No Mundo Virtual
- Mercado Livre: esse é um dos maiores sites do Brasil para compra e venda de produtos, se trata de um leilão virtual. Você coloca a sua peça à venda e o valor mínimo, mas atenção, o portal ficará com um percentual das vendas.
- Que Barato: esse não é um site de compra e venda, mas serve para divulgar o seu produto. Coloque o anúncio e o link direcionando para o seu site, onde os interessados poderão fazer as compras.
- Elo7: o grande diferencial desse site é o fato de ele ser especializado em comercializar produtos artenais, e claro, atrai compradores que estão em busca desse tipo de peças. É o mais conhecido desse tipo de compra virtual.
- Meu Atelier: é um site dedicado à venda de produtos artesanais, assim como o Elo7.
Aprenda a Divulgar Os Seus Produtos Nas Redes Sociais
- Twitter, Facebook e Instagram: essas são as principais redes sociais do momento. Todas elas possuem um grande número de inscritos, o que facilita na divulgação do seu produto. O Facebook, por exemplo, tem uma página dedicada para quem quer montar um perfil de um produto ou serviço. Você pode criar a sua página pessoal e outra para o que quer vender e ir, através dos seus amigos, fazendo a divulgação. No caso do Facebook tem ainda a possibilidade de fazer publicidade paga dentro do próprio site. Com a quantidade de inscritos tem retorno na certa.
- Blog: o blog pode ser uma alternativa para quem prefere fazer caixa primeiro, antes de gastar com um site. E mesmo que você faça o site, o blog não deve ser descartado como uma alternativa de uma linguagem mais coloquial e próxima dos clientes.
[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=BIfqhUC5rjc[/youtube]
Outras Dicas Para Ganhar Dinheiro Com Artesanato
- A pesquisa é fundamental para iniciar um trabalho, mas durante o mesmo, não deixe de se atualizar. Esteja sempre em busca de novas possibilidades e de olho no que as pessoas estão querendo comprar. O desejo do consumidor muda constantemente é preciso estar sempre ao lado dele e não atrás dele.
- Não desperdice material e nem perca de vista os reajustes que ele poderá sofrer ao longo do tempo. É bom comprar em grandes quantidades e obter um preço em conta, mas não esqueça de que aquele não é o preço real. Trabalhe sempre com o valor real para cobrar cada peça e quando conseguir promoção, faça você também promoção, ao invés de baixar o preço.
- Não promete para o seu cliente aquilo que você não pode cumprir, a credibilidade é de extrema importância para quem trabalha por conta própria. É melhor dizer não para um cliente porque o prazo de entrega é curto e você não consegue cumprir do que prometer e depois ter que dizer que vai furar.
- Tenha todos os gastos e entradas anotadas, assim como preserve as notas fiscais por pelo menos um ano. É importante manter toda documentação arquivada e organizada para ter controle e saber o quanto está realmente ganhando.
[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=DRO5GUFWmOo[/youtube]