Não há como negar que cada país tem a sua cultura, as suas crenças e as suas histórias para contar. O Brasil, por exemplo, possui os índios e o samba como principal elemento de reconhecimento. Na Rússia, existem as Matrioshkas. Essas bonecas russas representam o país de uma forma bastante cultura e além disso, foram super incorporadas ao mundo do artesanato em diversas partes do mundo. Suas características marcantes e o modo como representam a nação russa acabaram sendo incorporadas à outras culturas diferentes e hoje em dia podem ser produzidas artesanalmente. Neste artigo, aprenda fazer a sua própria bonequinha!
A Boneca Russa
A Matrioshka é um brinquedo típico na Rússia. Ele consiste em uma série de bonecas que se encaixam umas dentro das outras e representam uma brincadeira cultura no país. Elas vão sendo montadas da maior para a menor e podem ser feitas de diversos materiais. Em sua origem, as bonecas eram feitas manualmente utilizando madeira ou MDF. Quase todas as bonecas são feitas de forma oca, para que as outras possam caber dentro delas. Porém, a menor, é a única feita de forma homogênea.
O formato do brinquedo é simples: um pouco arredondado na base, parecendo um cilindro. As peças podem variar em número, sendo produzidas de 6 a 7 bonecas russas. A boneca lembra um pino de boliche, mais ou menos, em sua forma mais tradicional. A cabeça estreita e o corpo largo e arredondado, fazem com que a forma de brincar fique bem mais facilitada para crianças, por exemplo.
A boneca russa não possui mãos e geralmente possui um design bastante característico, sendo pintadas à mão. A maioria das bonecas apresentam um estilo bem russo, podendo vir em trajes campesinos, representar personagens de contos de fadas e até mesmo membros e antigo líderes da clássica União Soviética.
As Primeiras Matrioscas
As primeiras bonecas foram produzidas por Sergei Maliutin, um pintor artesanal de Abramtsevo que trabalhava talhando objetos e brinquedos de madeira. Ele acabou vendo uma serie de bonecos de madeira representando os famosos e tradicionais Shichi-fuku-jin, que significa os setes deuses da fortuna. Os bonecos estavam encaixados da mesma forma que as matrioscas são atualmente. Por isso, o pintor resolveu cria-las tanto em sua forma masculina quanto feminina.
Na Sérvia, por exemplo, a versão feminina da boneca significa babuchka, ou seja, avozinha. Já masculina é intitulada dyeduchka, ou seja, avozinho.
[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=RrwVHaxGDr0[/youtube]
Antes de Sergei
Muitos antes de Sergei criar as suas bonecas russas, elas já eram produzidas no Japão, segundo alguns pesquisadores. Porém, a sua origem no Japão forma inspiradas também no âmbito dos brinquedos. Porém, mesmo assim, foi na Rússia que a ideia de colocar uma boneca dentro da outra surgiu. Lá, pequenos ovos de páscoa já eram encaixados uns dentro dos outros para divertir quem os comprasse. Esta ideia foi rapidamente associada às curiosas Matrioshkas.
Artesanato
As primeiras bonecas começaram a ser criadas a partir da madeira, tanto no Japão quanto da Rússia. Porém, como o mundo artesanal requer muita criatividade e inovação, essas técnicas acabaram por ser aprimoradas. Os melhores artistas conseguiam recriar as bonecas russas em tecidos, feltro e materiais muito mais leves do que a própria madeira. Assim, ficou super fácil para qualquer uma criar a sua.
Já que o método se tornou tão prático, que tal você começar a criar a sua própria boneca russa com uma carinha bem brasileira? Confira o passo a passo logo abaixo, bem como os materiais necessários para criar o seu artesanato!
Como Fazer?
Material Necessário
- Retalhos de tecidos, sejam coloridos ou neutros (pode ser qualquer um que você já tenha em casa)
- Fitinhas e lacinhos
- Fuxiquinhos para personalizar e enfeitar
- Agulha
- Linha
- Enchimento
- Linha de bordar
- Entretela
- Cola
Mode de Fazer
Para começar, use uma entretela para fazer os seus primeiros rabiscos e que mais tarde, irão virar as lindas bonequinhas russas. Faça o rosto com um risco bem redondo e os cabelos para recortar posteriormente. Para que o tecido não amasse, é bom passar o ferro quente por cima, mas com uma temperatura bem moderada para não estragar o tecido. Não esqueça que na hora de passar o ferro, é sempre bom colocar o tecido por cima para que a sua entretela não enrugue.
Recorte o excesso de pano, mas não esquecendo de deixar uma bainha de mais ou menos 5 mm. Faça isso para o rosto e para o cabelo da sua boneca. Passe cola tanto no rosto quanto no cabelo da sua futura Matrioshka
Agora, é hora de unir o rosto ao cabelo também usando cola para prender um no outro. Para ficar bem fixo, vire as bordinhas do cabelo para dentro.
Use uma linha da mesma cor do cabelo para passar um pesponto entre o rosto e os fios da sua Matrioshka. Com isso, o cabelinho ficará ainda mais fixo no rosto da sua boneca.
Comece a fazer o rosto da sua boneca, primeira rabiscando as suas feições como olhinhos, nariz e boca. Depois, usando uma linha preta de preferência, Faça um bordado para escurecer as expressões da sua bonequinha.
Pegue o tecido que você escolheu para fazer a roupa da boneca e corte de forma arredondada na base. Use todas as partes de tecido, mescle as estampas e use uma máquina de costura para prender um retalho no outro. Coloque o rosto em uma das partes do tecido, de preferencia na superior.
Use um pouco da suas técnicas de costura para emendar o rosto no tecido da roupinha. Depois, é só passar tudo a ferro para tirar o amassado. Costure tudo em volta da boneca deixando um espaço para o enchimento.
Em seguida, é só colocar o enchimento e terminar a costura. Pinte as bochechinhas da boneca e enfeite com tudo o que desejar. Use os fuxicos pequeninos para fazer um acabamento bem legal e não esqueça que as rendinhas podem dar um toque bem abrasileirado pára a sua Matrioshka! No final de tudo, elas ficarão assim:
http://lh3.ggpht.com/-a5r_WaVzEmM/TxXyb2EiqEI/AAAAAAAA7BY/i4Mi6sZMEYk/DSC04095_thumb.jpg?imgmax=800
Adorei saber como se fazem as matrioscas. A explicação está bem clara. Porém, como não as consigo fazer, gostaria de saber como poderei encontrá-las para compra. Obrigada