Idéias Para Fazer um Casamento Econômico

Casar é realmente um grande desafio. Começando pela renúncia de uma vida totalmente individual e a aceitação de uma vida compartilhada.

Os Casamentos dos Dias Atuais

Mas devido à incerteza de muitos casais em permanecerem juntos, sem saber se o relacionamento realmente vai dar certo, esta cerimônia tem sido abdicada, e substituída pelo termo “se juntar” (que se refere ao ato de conviver juntos sem nenhum compromisso religioso ou cívico) podendo a qualquer momento a relação ser desfeita sem nenhuma grande dificuldade (sem a real separação).

Ainda os casais que tem a real certeza de que encontraram o “amor da sua vida” renunciam o casamento religioso por inúmeras questões, dentre elas a financeira.

O fato é que casar é o sonho de muitas mulheres: Sofrer aquela ansiedade dos últimos dias de solteira, entrar de vestido branco na igreja caminhando até o altar e sendo o centro das atenções, dizer sim pra todo mundo ouvir e saindo de lá muito bem acompanhada são cenas comuns que todas as “sonhadoras” gostariam de viver, até mesmo por que só acontece uma vez na vida, na teoria.

Confira As Dicas

Confira As Dicas

Casamento se tornou uma atitude luxuosa. Alugar vestido de noiva, negociar com Buffet e outros detalhes são gastos paralelos aos investimentos de vida a dois, como moradia, por exemplo.

Mas é uma cerimônia importante na vida do casal, e atualmente moldável as condições. É possível sim casar com poucos recursos financeiros.

Para começar você vai precisar de humildade e pedir ajuda as pessoas que gostam de você e do seu futuro cônjuge, pedindo emprestado, alugando a baixo custo ou outros favores que você irá pagar com gratidão.

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=SsF4_vhADJU[/youtube]

  • Tenha simplicidade no convite, além de ficar lindo é econômico. Por isso quando for a uma gráfica encomendar o seu, resista aos papeis caros e aviamentos de decoração que vão encarecer o convite. Até mesmo porque logo o que infelizmente acontece é que ele é esquecido no fundo de uma gaveta, isso quando não é jogado no lixo.
  • Para uma ocasião a qual você não pretende gastar muito convide apenas pessoas do seu ciclo social. Seja firme e não abra exceção, nem que seja a prima da amiga do seu noivo que você só falou com ela uma vez na vida e ela seja muito legal. Não! Pense que por cada convidado você terá que alugar cadeira, mesa, talher, louça e bancar e outras coisas mais. Então se ele não for realmente íntimo não convide.
  • Quanto ao transporte, esqueça os carros de luxo e limusines, peça emprestado o carro chique de um amigo e para ele dê essa força na sua locomoção, sendo seu motorista por alguns instantes. Certamente ele não negará o pedido de uma noiva.
  • O local da cerimônia pode ser o mesmo local da recepção, atualmente isso é muito comum, e economiza tempo e dinheiro. Um sítio, fazenda, salão de festas de amigos que você possa pedir emprestado ou igreja com grande espaço físico localizado acessivelmente a maioria dos convidados são boas saídas para você gastar com decoração apenas de um ambiente.
  • Se o decorador de ambientes não puder fazer um preço acessível de prestação de serviço ou aluguel de decoração, conte com coisas do acervo pessoal, ou faça uma lista e passe entre os amigos mais íntimos para que cada um possa ver com o que pode ajudar. Contendo coisas do tipo: Cortina, centros de mesa, louça e talheres entre outros;
  • Um dos grandes gastos a serem desconsiderados pode ser o fotógrafo, atualmente muita gente tem uma câmera fotográfica, e embora as imagens não tenham a qualidade de um fotógrafo profissional, você pode economizar uma grande quantia em dinheiro se convidar um amigo que faça um serviço semelhante, a menor preço ou até de graça. E quanto o seu álbum, você pode tratar as imagens e revelar depois, quando a situação financeira estiver melhor.
Bom Bonito Barato

Bom Bonito Barato

  • Pesquise muito, e com antecedência você vai poder até conseguir abatimentos e encontrar preços promocionais. Principalmente ao que se refere o vestido de noiva. Falando dele nada de encomendar o seu (Sai caro e você não vai usar outra vez), alugar é a saída.
  • Evite realizar sua festa em meses como maio, setembro e dezembro, pois são meses em que o mercado encarece alguns produtos. E quanto ao dia, algumas prestadoras de serviço cobram bem mais barato para casamentos realizados em dias da semana, já que a maioria dos outros acontecem no fim e começo da semana.
  • Delimite um valor a gastar com as lembrancinhas, e prefira algo bem mais objetivo como os doces bem casados, que algo mais sofisticado como as chinelas personalizadas de fim de festa.

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=eP_1V88MwRU[/youtube]

  • As jóias podem e devem ser de acervo pessoal, gastar com jóias pode ser um gasto muito insignificante para quem quer economizar.
  • Cabelo e maquiagem podem ficar a cargo de uma pessoa de confiança e que goste de você, no nosso convívio social sempre tem alguém talentoso.
  • Quanto ao buquê, você também não vai poder abrir exceção para as rosas naturais, embora elas sejam mais bonitas são mais caras. Atualmente é possível encontrar no mercado artificial tão semelhante a essas que se confundem.
  • Quanto ao que servir corte os gastos com doces, você vai precisar de poucos para a decoração, mas quanto a servir é um gasto que pode ser cortado e substituído muito bem por massa, como salgados. Lembre-se também que ao que se refere a jantar completo, você terá que se preocupar com sobremesa, então substitua por um coquetel ou um Bolo com Champanhe com uma mesa de frios.
  • Por fim, a dica se refere à lua de mel, atualmente os pacotes de viagem estão muito baratos, escolha um que combinem com você e com a economia. Evitem a alta estação, onde os pacotes bem como a hospedagem aumentam. Caso haja algum convidado querendo presentear o casal de uma forma mais valorosa, qualquer ajuda financeira para custear a lua de mel é bem vinda.

Ainda sobre o convidado sempre há aquele mais solidário, que quer te presentear com algo que realmente vocês estejam precisando, então não tenha vergonha de expor sua situação e falar de algum item que está faltando para completar sua festa. Tenha certeza de que se ele realmente estiver disposto a contribuir a situação não vai ser constrangedora para nenhum dos dois.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Temático

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *