Como Fazer Composteira Doméstica?

A compostagem representa prática barata e natural que transforma a sua cozinha e resíduos de jardim em alimento rico em nutrientes valiosos. Fácil de fazer e usar! Faça a sua parte para reduzir a quantidade de resíduos enviados para aterro. Mesmo para as famílias que já possuem o sistema, quase metade dos alimentos nas latas de lixo poderia ter ido para o sistema de composta.

Como Fazer Composteira Doméstica?

Como Fazer Composteira Doméstica?

Você sabia que a compostagem em casa por apenas um ano pode economizar gases que aquecem a atmosfera do globo terrestre? Quando os lixos são enviados para locais que não possuem o preparo suficiente para o ar chegar. Portanto, assim como o lixo se decompõe, ele cria um gás de efeito estufa nocivo, o metano, que prejudica o ar da Terra.

No entanto, quando esse mesmo resíduo está na compostagem de casa, o oxigênio ajuda a decompor os resíduos, o que significa que quase nenhum metano é produzido, uma boa notícia para o planeta. Entre nove a doze meses se recebe um fertilizante livre para o jardim e os vasos de plantas.

A estrutura consiste em conjunto alimentar que auxilia e a manter os níveis de PH sob o controle e a evitar fungos e bactérias. Terá tudo o que as planta precisa! Melhoram as condições do solo, de plantas e das flores!

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=jTvU0mbrvgk[/youtube]

01-Escolha Do Local Da Composteira

Não se pode ignorar o fato de que se faz importante escolher um lugar que bata luz solar e sombra ao mesmo tempo, como perto de uma árvores, por exemplo. Apenas fique com a atenção redobrada para não instalar a estrutura perto das casas dos vizinhos, faça o máximo possível para evitar qualquer tipo de reclamação quanto ao forte odor.

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=Oc8p3Q7F6E4[/youtube]

02-Estrutura Da Composteira Doméstica

Estruturas do gênero são simples, com espécies de prateleiras apenas para empilhar as estruturas com ingredientes e deixar a natureza seguir o curso. Essa é do tipo passivo, menos eficiente e mais lenta do que a ativa, na qual se controla o processo em base diária.

Sistemas também podem ter vários compartimentos com estruturas em que se adiciona um novo material e transfere o composto para o caixote do meio e depois ao final. Deve haver cobertura na parte superior dos recipientes para minimizar o excesso de água da chuva e o espalhamento por causa do vento. Variedades de caixas estão disponíveis no comércio. Escolha o modelo que seja resistente!

Algas marinhas ou feno de capim de pântano são indicações para quem mora perto do mar porque são ricos em nutrientes. Lave ou mergulhe bem em água fresca para remover o excesso de sal antes de adicionar à pilha de compostagem.

Estrutura Da Composteira Doméstica

Estrutura Da Composteira Doméstica

03-Necessidade De Cobrir

Cubra. Algumas fontes dizem que é melhor organizar materiais ricos em alternadas. Adicione H2O para umedecer o composto, mas não encharque. Gire com uma pá para misturar e fornecer a abundância de ar.

04-Alimentação e Cuidados à Composteira

Adicione novas camadas de material de compostagem para o topo junto com terra fresca. Coloque água no recipiente para manter o composto no estado úmido. Gire o conteúdo a cada dois dias para garantir a oferta adequada de oxigênio. Com alguns recipientes se evita transformar a compostagem de modo incorreto, como inserir canos de PVC perfurados dentro dos recipientes para introduzir suprimento de ar regular.

05-Compostagem e Vermes Consumidores

Os vermes podem reduzir o tempo de compostagem por cerca de 50 por cento. Possível semear a pilha com minhocas ou comprar tipos especiais para compostar. Configure uma caixa de minhoca fora da casa para processar resíduos de cozinha e pedaços de carne.

Em sistemas com três tabuleiros se adiciona lixo intacto para o primeiro compartimento que transfere para a segunda e terceira posições. Quando está instalado de forma correta e com nível de especialistas o sistema funciona sem demonstrar nenhuma espécie de problema. Aqui estão alguns sinais para saber se a pilha funciona de forma adequada e quando é possível trabalhar para retirar o composto na hora correta:

Não tem cheiro ruim. Deve possui um odor de terra como musgo de turfa;

Está quente, então os microrganismos estão “cozinhando”;

Possível ver algumas bolhas de gás porque o CO2 se libera quando os organismos minúsculos fazem seu trabalho.

Coletar o Produto Final Da Composteira

O composto depois de finalizado deve ser retirado do último pote que existe no sistema de possui três bases. Em termos prática não há a correta hora para retirar, cada unidade se diferencia e por consequência traz resultados distintos. Porém, aqui estão alguns parâmetros que podem ajudar a julgar:

Temperatura – Depois de virar a pilha, meça a temperatura. Se for inferior a 100 F (38 C), então é provável que esteja pronto.

Volume do composto foi de 50 a 75 por cento?

Está marrom escuro ou preto?

Suave ou quebradiço?

Para Que Usar o Composto Da Composteira?

Melhorar a estrutura da terra; Aumentar a atividade de micróbios. Fazer crescer os nutrientes do solo; Melhorar a química do solo, em particular o grau de acidez (PH); Isolar as alterações na temperatura do solo em torno de plantas e árvores; Desenvolver resistência a doenças nas plantas de jardim e árvores.

A maioria dos sistemas domésticos usa o produto acabado em torno da própria casa, nas próprias árvores ou jardins. O sistema cria as condições ideais para o decaimento natural ou processos de decompor que ocorrem na natureza. A construção requer o seguinte:

Orgânicos: Jornais, folhas, grama, restos de alimentos e materiais lenhosos;

Solo: Fonte de microrganismos; Água e Ar que representa a principal fonte de oxigênio.

Como Acontece a Compostagem?

Durante a compostagem, os microrganismos comem os resíduos orgânicos (que possuem carbono), e dividem em partes simples. Isto produz uma fibra rica que tem húmus com nutrientes inorgânicos. Os microrganismos quebram o material através da respiração aeróbica e necessitam de oxigênio que começa a partir do ar ao material de recipiente na compostagem.

Artigo Escrito por Renato Duarte Plantier

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Passo-a-passo

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *