Tapete de Retalhos

O tapete de retalhos é capaz de fazer com que muitas pessoas se lembrem de suas avós, pois era uma peça artesanal bastante comum no tempo delas. Hoje em dia se tornou um artigo decorativo interessante, exatamente por esse perfume de trabalho manual vintage, e por promover o reaproveitamento de retalhos de tecidos que sobram da criação de outras peças.

Para quem costura é bem rápido juntar retalhos suficientes para dar início à confecção de seus tapetes. Que tal conferir como fazer o seu tapete? Continue lendo e descubra que as sobras de tecido e até mesmo suas roupas velhas podem se integrar, com muito charme, a sua decoração.

Como Fazer Tapetes de Retalhos?

Materiais Necessários

  • Retalhos de tecidos
  • Tecido de malha para base do tapete
  • Percevejos latonados
  • Tesoura com ponta fina
  • Agulha
  • Linha
  • Armação de madeira (simplifique usando uma moldura de quadro)
  • Caneta
  • Alfinetes

Como Fazer

  1. Passo – Nesse primeiro passo você deverá cortar os retalhos no tamanho adequado para montar seu tapete. Corte tiras que tenham cerca de 3 x 10 cm.
  2. Passo – Em seguida assente o tecido de malha que será usado como base do seu tapete na sua armação de madeira (que pode ser a moldura de um quadro). Cuidado apenas parra não esticar demais o tecido, prenda-o usando os percevejos latonados. Corte deixando o tecido na forma da moldura de madeira.
  3. Passo – Com a caneta contorne a moldura internamente criando desenho de um quadro. Em seguida marque com a caneta pontos que tenham mais ou menos um centímetro de distância entre si por toda a malha. 
  4. Passo – Usando a ponta fina da sua tesoura faça furos sobre todas as marcas presentes na malha.
  5. Passo – A partir de agora vamos começar a montar o tapete de retalhos propriamente dito. Cada retalho deverá ser passado por dois buracos, lado a lado, e em seguida deve ser dado um nó que não pode ficar muito apertado. Uma dica legal é usar retalhos de cores diferentes ao longo da malha para que seu tapete fique colorido. Você pode criar até mesmo padrões.
  6. Passo – Retire a malha da moldura e arremate a peça dobrando as bordas e costurando-as para que não fiquem soltas. O seu tapete estará pronto!

Ficou com dúvidas em algum dos passos? Então configura o vídeo abaixo:

Dicas Extras

Moldes

Se você deseja fazer um tapete de retalhos com outros formatos além do quadrado e retangular a dica é contar com moldes diferenciados. Crie uma base razoavelmente dura que permita fazer esse trabalho de esticar o tecido da base, fazer os furos e adicionar os retalhos com os nós. Um dos modelos de tapete que funciona bem é o de coração para enfeitar a entrada da sua casa.

Use sua Criatividade

Como citamos no início do artigo os tapetes de retalho tem se tornado peças bastante usadas na decoração de ambientes por ter um visual vintage, você pode sair do lugar-comum emoldurando suas peças de retalho transformando os tapetes em quadros, por exemplo.  É possível ainda usar as bases com retalhos em tecido para bolsas ou ursinhos.

Gostou de aprender a como fazer suas próprias peças de retalho? Então mãos a obra e comece a sua produção!

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Tecido

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • Estou trabalhando no figurino de um filme para cinema. Preciso muito de alguma artesã que faça esse trabalho de tapete de retalhos. Vamos fazer uma roupa para um palhaço de folia de reis e queremos aplicar na capa do palhaço …. enfim queria conversar e explicar e saber o que eh possivel ser feito. Tenho urgencia. Moro no Rio. Telefone 021 81431213. obrigada!

    Fernanda 13 de setembro de 2011 15:11 Responder
  • adorei as ideias gostaria de ter o passo a passoe
    moro em campos

    eliana leal ribeiro 12 de Fevereiro de 2012 19:50 Responder
  • gostaria de receber o Passo a passo deste tapete de flor.Moro em Goiania.
    Obrigada.

    Misma de S.Montalvao Coelho 6 de Março de 2012 19:46 Responder
  • gostaria do passo a passo do tapete amarradinho

    joy 20 de Março de 2012 0:41 Responder
  • gostaria muito de receber o passo a passo do tapete de flor.obrigada.

    patricia 17 de Abril de 2012 20:08 Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *