Artesanato nas Paredes – Esponjado

Artesanato é tudo aquilo que se produz de forma manual, que não é industrializado. As obras artesanais são assim únicas, mesmo que se use a mesma técnica o resultado sempre vai ser diferente.

Desta forma as texturas aplicadas nas paredes, tão em moda atualmente na decoração de interiores e exteriores, também é uma forma de artesanato.

O esponjado é uma dessas técnicas artesanais de textura, bastante simples de fazer e com um efeito muito bonito. Nesse artigo nós vamos seguir um passo a passo para aprender a pintar uma parede aplicando a técnica artesanal do esponjado.

Textura de Esponjado Simples

A textura de esponjado simples, como o próprio nome já diz é uma técnica bastante simples de ser aplicada e que traz resultados muito bonitos, por isso mesmo é muito utilizada, não só em paredes, mas também na pintura e cobertura de móveis e outros objetos decorativos.

A textura de esponjado simples pode ser aplicada em paredes interiores e também de exteriores, e tem um resultado suave e surpreendente, podendo ser aplicada associada juntamente com outras técnicas.

Técnica do Esponjado

A técnica do esponjado pode ser feito utilizando somente uma cor, utilizando cores contrastantes ou ainda utilizando uma cor em itens diferentes, tipo azul escuro e azul claro.

A escolha das cores é muito importante, pois é esta escolha que vai definir os resultados da técnica do esponjado, assim como a delicadeza, a força e a direção dos movimentos realizados com a esponja que podem ser perpendiculares, paralelos, circulares, inclinados ou de outras formas, que vão dar forma a técnica.

Como Fazer o Esponjado

Pinte a parede ou a superfície em que se deseje fazer a textura com a cor de função escolhida e espere secar. Enquanto isso corte uma esponja em pedaços pequenos e regulares, e dilua a tinta da cor escolhida em água.

Então molhe a esponja na tinta diluída, tire o excesso em uma folha de jornal apertando a esponja e então comece o trabalho, fazendo círculos na superfície com a esponja.

Faça círculos que se sobreponham cobrindo toda a superfície, você também pode fazer linhas horizontais e verticais ou outros movimentos que desejar. Também pode criar formas abstratas com o movimento da esponja. Esse movimento com a esponja é que vai determinar a textura final.

Resultado Final

O resultado final é muito diferente segundo as combinações de cores utilizadas, os movimentos da esponja, se circulares, perpendiculares, paralelos, etc., e também segundo o quanto se dilui a tinta, assim vale a pena fazer diversas experiências e tentar várias combinações diferentes em peças pequenas antes de experimentar fazer essa textura numa parede, assim com certeza você vai chegar ao melhor resultado que a técnica pode lhe oferecer.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Pintura

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • Olá, pesquisando na internet, achei seu blog e como tenho uma geladeira antiga que serve de armário, queria fazer algo parecido.
    A minha pergunta é se serve para geladeira este tipo de técnica?
    Se eu fizer, te envio a imagem, para você colocar na matéria (“leitor usando técnica através do blog”)
    Aguardo resposta na minha página ou por e-mail.
    Forte abraço

    Junior Pentecoste 21 de março de 2014 0:56 Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *