Como Transformar uma Calça Jeans em Bolsa

O jeans nunca sai de moda e todo mundo tem algumas peças chave desse tecido único no armário. Porém, depois de algum tempo aquela tão querida calça jeans já não está tão nova e tão bonita. Nesses casos você não precisa ficar triste e nem mesmo jogar fora a sua calça de estimação.

Bolsa

Bolsa

As peças jeans como calças, por exemplo, são muito fáceis de transformar em outras peças. Como se trata de um tecido bem resistente o jeans permite ser reutilizado sob outras formas. Aprenda a como transformar uma calça em jeans em bolsa, tudo bem simples e fácil.

Tutorial de Como Transformar uma Calça Jeans em Bolsa

Materiais Necessários

  • Uma calça jeans velha para cortar
  • Tesoura
  • Linha da cor que você desejar
  • Máquina de Costura

Imagem de Amostra do You Tube

Como Fazer

Passo 1 – Escolha a calça velha que será transformada em bolsa. As calças jeans são de vários modelos e tamanhos e por isso mesmo é importante que você escolha uma que seja ideal para criar uma bolsa. No caso de as calças que você tem em casa não forem ideais é possível encontrar uma boa calça nos brechós. Para bolsas maiores escolha calças jeans masculinas ou femininas de adulto, para bolsas menores você pode optar por usar uma calça infantil.

Passo 2 – Lave bem a calça antes de começar o tutorial.

Passo 3 – Comece cortando as pernas da calça bem na linha do fundo da virilha. Depois de cortar guarde as pernas (será necessário contar com esse pedaço depois). Em seguida corte cerca de 2 cm abaixo da costura inferior dos bolsos e também do zíper. Preste atenção ao fato de que a calça pode ser mais larga atrás do que na frente. Antes de cortar alinhe a cintura. É possível cortar reto na parte de trás ou mais arredondado, tudo depende de como você quer que a sua bolsa fique.

Passo 4 – Esse passo é opcional, você pode fazer uma divisão interna. Para isso corte uma tira das pernas para poder fazer o divisor. Então use o fundo e os lados da calça que foi cortada como molde. Depois vire uma das bordas da tira, costure. Isso fará a borda superior do divisor.

Passo 5 – Escolha a cor que você deseja para a linha usada na sua bolsa. Em geral as opções mais escolhidas para calças jeans azuis são marrom ou bege. Se desejar você pode usar linha branca ou azul para misturar ou então para dar contraste.

Passo 6 – Nesse passo você deve virar o jeans do avesso. Prenda o painel no lugar e costure o fundo para que seja possível fechar a abertura das pernas. Depois costure as laterais para fazer a divisão para firmá-la. Uma dica é que ajuda se as costuras do centro da calça não forem rentes uma a outra. Seguindo você deverá costurar 1,5 cm a partir da borda do tecido. Dê uma folga então para que a costura não desfie. No caso de o pano começar a desfiar costure uma linha que faça um zigue-zague entre a costura e a borda no espaço que ficou sobrando. Perceba que as costuras das calças jeans já vêm com esse tipo de reforço.

Passo 7 – O passo seguinte é cortar uma tira de pelo menos 5 cm de largura em toda a extensão da perna da calça para poder fazer a alça. Em geral a parte exterior da perna é mais reta. Depois corte no comprimento que desejar, pense na altura que você deseja a bolsa. A dica é cortar sempre um pouco mais largo do que você deseja, pois assim será possível costurar com mais firmeza no passo seguinte.

Passo 8 – Vire a tira cortada do avesso e costure um dos seus lados, mantenha a costura o mais reto quanto possível, paralela a costura que já existe.

Passo 9 – Em seguida vire a tira para o seu lado certo. Será bem mais fácil de realizar esse passo se a largura dela for maior. Uma dica para te ajudar é usar algum objeto longo, como uma agulha de tricô para poder puxar o pano por dentro dele mesmo.

Passo 10 – Nesse passo é necessário costurar a alça no interior da bolsa, deve ficar próximo de onde os culotes da perna deveriam ficar. Costure bem firme nesse ponto, uma vez que todo o peso da bolsa vai ficar apoiado neles. Um quadrado com um X no meio vai impedir que os pesos fiquem caindo para as laterais.

Passo 11 – Continue fazendo a sua bolsa jeans modificando a mesma, coloque acessórios na bolsa da maneira que desejar.

Dicas

  • Acrescente um zíper ou outro tipo de fecho para deixar a sua bolsa mais segura.
  • Coloque botões, fitas, contas ou remendos para fazer uma decoração.
  • Pinte ou faça um desenho no tecido da sua bolsa jeans. Coloque alfinetes como decoração.
Bolsa Decorada

Bolsa Decorada

  • Cole pecinhas brilhantes para ajudar a dar mais glamour.
  • Pendure um lenço num dos bolsos ou mesmo amarre o lenço da alça da bolsa para dar um toque de cor.
  • Faça uma decoração com apliques ou bordados.

Passo 12 – Faça um teste com a sua nova bolsa, coloque objetos dentro dela e observe se nada cai pelo fundo. Não esqueça que a sua bolsa conta com os bolsos que eram da calça. Continue o teste pendurando a bolsa no seu ombro e passeando pela casa para testar as costuras. No caso de perceber que as costuras estão soltando você pode reforçar o lugar em que soltou.

Confira esse vídeo em que você pode acompanhar uma customização de calça jeans.

Dicas

Alça de Cinto

A alça da sua bolsa feita de calça jeans pode ganhar uma alça de cinto, ao invés de uma tira de jeans. Você pode cortar o cinto mais ou menos na metade do comprimento dele e costurar na bolsa de modo que a fivela fique bem no meio para poder ajustar o comprimento da sua bolsa.

Mas, tenha cuidado para que a fivela não fique bem em cima do seu ombro, pois pode machucar conforme você anda com a bolsa.

Pontos

Para garantir que a sua bolsa terá a resistência que precisa faça pontos no fundo (próximo de onde era a virilha da calça). Os pontos devem ser apertados e juntos.

Tudo do Avesso

Costure a sua bolsa do avesso, pois assim esconde os pontos quando for usá-la da forma correta.

Um comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>