Bolsa de Cartonagem – Passo a Passo

O artesanato é uma forma maravilhosa, prática e barata de ser ter em mãos lindas peças e sem precisar gastar muito por isso. Basta ter um pouco de paciência, de habilidade manual e especialmente bom gosto, desta forma, você certamente terá sempre peças incríveis, prontas para serem usadas por você mesmo ou até vendidas, fazendo um dinheiro extra e muito bem-vindo.

Imagem de Amostra do You Tube

O exemplo que daremos a seguir é o Passo a Passo de como fazer uma linda bolsa de mão de Cartonagem, que pode ser confeccionada de um dia para o outro, nas mais diversas estampas, combinando com vários looks. O modelo apresentado terá o diferencial do fecho feito com argolas, que pode ser usado como carteira de mão ou bolsa e certamente dará novos ares ao dia a dia, fazendo com que a beleza da cartonagem e o artesanato façam também parte da moda urbana.

Bolsa de Cartonagem – Passo a Passo

Materiais Usados na Confecção da Bolsa de Cartonagem

Bolsa de Cartonagem

Bolsa de Cartonagem

• Tecido em 100% algodão com medida de 1 m  x  40 cm, sendo de duas estampas diferentes
• Papel-cartão com tamanho de 29 x 29,5 cm
• Papel holler, que pode ser encontrado em papelaria ou loja de artesanato, com tamanho de 30 x 30 cm, e com 1,5 mm de espessura
• Papel termocolante em boa quantidade
• Uma base de corte
• Uma régua
• Um rolo de fita-crepe
• Um estilete com fio bom
• Uma espátula de plástico que ajudará na colagem do tecido
• Um rolinho de espuma que pode ser encontrado em loja de artesanato e em casas de material para construção
• Um pincel chato de nº 18
• 02 fechos de ímã
• Ferro para passar
• Uma tesoura com ponta
• Um cortador circular
• Um alicate
• Fio de cabelo
• Duas argolas de metal
• Um tubo grande de cola branca
• Máquina de costura para auxiliar no processo de fabricação da bolsa

Materiais usados

Materiais usados

Modo de Fazer

Imagem de Amostra do You Tube

Usando o cortador circular, corte o tecido escolhido que será usado na parte externa da bolsa na mesma medida do papel holler, no entanto, lembre-se de deixar2 cmde margem, ou seja, de sobra de tecido. Agora, com o rolinho de espuma, passe a cola branca em apenas uma das faces do papel holler e fixe o tecido que já foi cortado, alisando bem com a mão da parte do meio para fora. Posicione o fio de cabelo diretamente nas pontas e corte-as com o auxilio do cortador circular.

Então, passe a cola em toda a borda do tecido e fixe-o no papel holler com a ajuda da espátula de plástico. Repita todos os passos anteriores com o papel-cartão e o tecido que será usado na parte de dentro da bolsa. Insira os fechos de ímã diretamente no papel-cartão já forrado, sendo que deve ficar com29 cma altura e29,5 cmo comprimento. Com a cola branca, fixe os ímãs com medida de04 cmde distância das laterais e ainda03 cmde distância da altura.

Dica importante 1: intercale os polos dos ímãs, de modo que não haja força de repulsão, fazendo com que a bolsa se abra a todo o momento.

Agora, molde o papel holler já encapado em forma de letra “U”, prendendo-o com a ajuda vital da fita-crepe. Então, tire o molde das laterais, com medida de3,5 cmde distância da borda, e faça quatro recortes de termocolante na medida já encontrada.

Recorte um pedaço do tecido usado na parte externa da bolsa e, no avesso, fixe os recortes de termocolante. Depois, corte-os, deixando uma sobra de margem com aproximadamente1,5 cm.

Retire a película que protege, junte os dois recortes com termocolante e passe o ferro quente sobre eles. Repita todo o procedimento com os outros dois recortes. Já na parte arredondada, faça um picote com a tesoura, sem que ele atinja o termocolante.

Com o pincel chato, passe muita cola branca nas laterais do papel holler que está encapado, iniciando pela marcação de03 cma partir de cima, e, da parte de dentro para fora, fixe o recorte de termocolante encapado, acertando primeiro na parte de cima. Utilize novamente a fita-crepe para apertar bem e manter toda a montagem. Acerte a parte da lateral, sempre com a ajuda da fita-crepe.

Dica Importante 2: use bastante cola, para que fique mais fácil de se fazer os ajustes.

Para finalizar fazer o fecho da bolsa, recorte uma tira de tecido com medida de 45 x11 cme outra de 20 x11 cme dobre a tira de20 cmao meio, de forma que fique direito com direito, e passe uma costura na máquina na parte da lateral.

Faça a mesma coisa com a outra tira, desvire as tiras para o lado direito, passe as argolas na tira pequena e dobre-a ao meio. Então, ainda na máquina, junte as duas pontas da tira menor ainda dobrada com uma ponta da tira de tamanho maior.

Agora, basta retirar a fita-crepe da parte central da bolsa e, com o auxílio do pincel e a cola, baixe toda a lateral do tecido. Faça uma marcação no meio da parte de dentro da bolsa, e, com o pincel, passe bastante cola branca na região marcada e assim, cole o fecho da bolsa, de modo que a parte que foi juntada fique bem colada. Aplique também a fita-crepe nessa região, para que fique firme.

Pegue o papel-cartão e, com o rolinho de espuma, passe bastante cola na parte de trás dele. Posicione-o na parte de dentro da carteira, dando o acabamento interno perfeito. Para ajudar a fixar, da mesma forma que as outras partes, una as pontas com a fita-crepe.

Ainda com a cola úmida na bolsa, feche a carteira e aplique fita-crepe em suas bordas, para que a bolsa mantenha o formato desejado e possa ser fechada. Espere secar toda ela por no mínimo cinco horas.

Pronto, você terá uma bolsa linda, tanto para presentear alguém querido, para usar ou até para vender e fazer uma renda extra.

Para maiores informações sobre o modo de fazer a carteira/bolsa de cartonagem, consulte o site abaixo.

Site para consulta:

http://www.portaldeartesanato.com.br/materias/1605/carteira+de+cartonagem

 

 

 

2 comentários

  1. amei essa pessa ficou um espetaculo,gostaria de saber se eu posso usar colar quente

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>