Como Fazer Bolsa Jeans?

Em plena era da sustentabilidade, aprender a confeccionar seus próprios acessórios e roupas é um grande privilégio, além de ser uma grande diversão. O mais importante de tudo isso é aprender que suas peças antigas, aquelas que você não usa mais ou que sua irmã não usa mais, podem virar novas roupas ou acessórios, completamente remodelados e que vão arrasar nas ruas, além de serem completamente econômicos(muitos com custo zero).

 Bolsa Jeans

Bolsa Jeans

Seguindo essa linha fashion sustentável, trazemos hoje essa linda bolsa jeans, feita com pecas jeans antigas(ou novas mesmo), ou opcionalmente feita com tiras de jeans que podem ser encontradas em lojas de tecido por um preço muito baixo. Sua bolsa fica linda, é única, e você ainda guarda dinheiro pro sapato.

Material e Técnicas

O material essencial para a confecção da bolsa jeans incialmente é uma calça jeans. Escolha uma calça jeans que você não pretende usar pelo motivo que for, ou que alguma amiga ou familiar não queira mais. Ela pode até estar um pouco gasta, mas não pode estar manchada.

O aspecto fosco a “ralado” da bolsa faz parte do seu charme, mas se escolhermos um jeans velho demais ela vai acabar parecendo suja mesmo. Após a escolha da sua calça e futura bolsa, recorte as pernas da calça na altura que você desejar que seja o tamanho da sua bolsa. Calcule bem antes de cortar, e na dúvida corte mais longo, para poder eventualmente diminuir o tamanho se for o caso. Depois, um dos primeiros passos é abrir o gancho da calça(na parte entre as pernas), para que a superfície externa da sua bolsa fique lisa, sem qualquer elevação estranha.

Material e Técnicas

Material e Técnicas

Se quiser, pode colocar faixas de tecido sobressalente na parte de cima ou de baixo. Na parte de cima serviria mais como uma faixa decorativa para um melhor acabamento, e na parte debaixo poderá ser uma extensão do fundo da bolsa, aumentando sua capacidade e arredondando sua base.

Imagem de Amostra do You Tube

Depois dessa primeira fase, calcule onde ficarão as suas alças. Prenda-as na parte da frente ou de trás, e escolha a borda que estiver mais rente, ou seja, preferencialmente coloque sua alça na parte de tras, já que a frente será a frende da bolsa mesmo.

Costure bem reforçado lembrando de todas as coisas que você carrega no seu dia, pensando que a bolsa deverá sustentar todas elas. Quanto ao forro, que é essencial na construção da sua bolsa, meça o tecido pelo tamanho real da bolsa apenas colocando-a sobre o tecido, para conseguir uma medida exata. Costure o forro nas bordas pelo avesso e deixe-o como um recipiente mesmo, de forma arredondada como um saco.

Agora, depois de colocado o forro, é só acertar os detalhes: coloque fitas pelo olhós de cima, como se fosse um cinto, ou fitas de renda na base da bolsa, mas com moderação para não ficar com detalhes demais, criado uma poluição visual no acessório, que não combinará mais com um look mais simples. Depois do acabamento da bolsa ela estará pronta para ganhar as ruas e os olhos admirados de todos.

Uma outra forma de fazer bolsa de jeans leva um material diferente, uma alça de bambú. Recorte sua mesma calça jeans usada a ser reutilizada cerca de dez centímetros abaixo do zíper, e abra as costuras do cavalo da calça, para poder unir as duas partes e formar a bolsa. Além de abrir as costuras como dissemos, você também deve sobrepor as costuras para que a calça não fique com aquele bico que também evitamos na bolsa anterior, devido à parte da frente da calça jeans ter essa característica peculiar na sua forma. Acerte a base da bolsa e deixe-a reta, vire-a pelo avesso e termine com uma costura reta, que irá fechar a primeira parte da bolsa.

Agora meça o forro, e você poderá utilizar a mesma técnica que utilizamos anteriormente, colocando a bolsa já cortada e costurada em cima do tecido e marcando com um giz, para que fique no tamanho exato. Depois recorte o forro para colocá-lo na bolsa. Prenda-o com alfinetes para não errar, e costure as laterais e a barra do forro, esta última de preferência com pontos invisíveis para não deixar um aspecto desleixado.

Agora faça as alças e prenda-as na parte de dentro da sua bolsa, e dessa vez temos a opção de utilizar as alças de bambú, o que confere um charme a mais à sua bolsa. A dica para essa utilização do material, como fizemos uma bolsa menor, é aproveitas o resto da perna da calça para fazer novas bolsas, de tamanhos variados e alças diferentes, para que você não tenha só uma opção de bolsa jeans, para presentear sua melhor amiga, ou mesmo para vender se você quiser. A aceitação dessas bolsas no mercado é grande, principalmente pelos detalhes únicos que uma peça feita artesanalmente possui.

Detalhes Jeans

Outra forma de aproveitar suas roupas usadas, principalmente o jeans(que possui um ar jovem e descolado) é utilizar os retalhos do tecido, ao invés de usar a calça quase por inteiro para uma só peça. Há bolsas jeans confeccionadas com vários pedaços de calças jeans, numa composição linda e completamente diferente, que continua com a jovialidade do tecido jeans, mas não possui a forma da calça utilizada. Também são muito utilizados os retalhos jeans em bolsas de outros tecidos, onde o jeans é apenas um detalhe de fecho ou listra pela base, ou mesmo um bolso na frente da bolsa.

Imagem de Amostra do You Tube

Alguns modelos de bolsas customizadas como essa é que elas não precisam de máquina de costura, ficando muito mais fácil a preparação e confecção das peças, onde tudo pode ser feito à mão e sem complicações. Essas composições estão super na moda e são tão fáceis de fazer como as bolsas que ensinamos hoje. Basta um tempo vago no seu dia e aquela peça de roupa no fundo do se armário, para que você apareça com peças novas e incríveis, e sem gastar nada por isso. Aproveite e boa sorte!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>