Imã de Geladeira Feito em Biscuit – Passo a Passo

O biscuit, como é conhecido, é nada mais que uma massinha de modelar própria para criar objetos, que são feitos a partir da porcelana fria, que usa em sua preparação uma massa  feita da mistura do amido de milho com a cola branca e ainda limão ou vinagre como conservante. A massa é conhecida como porcelana fria, por não precisar ser cozida no forno, e secar facilmente em contato com o ar, se transformando em uma porcelana.

Além disso, a massa é fácil de ser modelada e aceita o tingimento, ou mesmo a pintura com vários tipos de tintas, e até mesmo o uso de corantes, por isso, muitas pessoas a utilizam para fazer os conhecidos bonecos, ou as lembrancinhas de batizado, aniversário, casamento, e todos os objetos feitos com a massa são chamados de biscuit.

Imã de Geladeira

Imã de Geladeira

Muitas pessoas gostam desse tipo de artesanato e querem fazer a arte com a massa do biscuit, mas, no entanto, para isso é preciso aprender a fazer a massa, e se você não tem a receita vamos lhe ensinar a fazer o biscuit, passo a passo, podendo ser preparada a mistura no fogão, e ainda no micro-ondas.

Ingredientes para a Massa do Biscuit

  • Duas xícaras de chá de amido de milho;
  • Duas xícaras de chá de cola branca própria para a mistura da massa de biscuit;
  • Uma colher de sopa de caldo de limão ou vinagre branco;
  • Duas colheres de sopa de vaselina líquida;
  • Uma colher de sopa de creme hidratante sem silicone, daqueles comuns e baratos, que sejam da cor branca;

Modo de Fazer a Massa de Biscuit

Em uma panela antiaderente misture todos os ingredientes listados acima e mexa com a ajuda de uma colher de pau, até que toda a mistura se desprenda totalmente do fundo da panela, sem que, no entanto, esteja totalmente ressecada, ou seja, tenha a consistência um pouco mole ainda. Caso você já tenha feito massa para coxinha, ou sabe bem como fica, o ponto da massa de biscuit deve ser o mesmo.

Imagem de Amostra do You Tube

O Artesanato com Biscuit – Imã de Geladeira

O artesanato  feito com a massa de biscuit tem sido destaque em diversas escolas  do Brasil. Por se tratar de uma técnica bastante delicada, e que pode se transformar em vários objetos, o artesanato com biscuit tem atraído um grande número de pessoas que gostam de trabalhar com esse tipo de artesanato.

Se você gosta do biscuit e tem interesse em aprender a fazer mais artesanatos com a massa, saiba que há vários lugares e sites da internet que oferecem este tipo de treinamento, através de cursos gratuitos e online.

Os imãs de geladeira feitos com biscuit são um dos objetos que mais podem ser fabricados com este tipo de material. Alem de ficarem muito fofos, eles são bem fáceis e práticos de fazer.

Imã de Geladeira de Caracol – Passo a Passo

Materiais Necessários

  • Massa pronta de biscuit nas cores amarela, branca, rosa, azul, verde claro, e salmão, todas elas são imprescindíveis para a confecção do Caracol;
  • Um pinta bolinha
  • Cola quente
  • Cola branca
  • Imãs redondos
  • Tintas nas cores branca e preta
  • Rolo para abrir massa, de preferência em material plástico
  • Um boleador pequeno
  • Uma esteca de marcar
  • Uma tesoura de ponta fina
  • Um marcador de bocas
ideias Criativas

ideias Criativas

Considerações Importantes Sobre os Materiais Usados na Confecção do Caracol

  • O pinta bolinhas que citamos anteriormente pode facilmente ser substituído por cabinhos dos pincéis com diferentes tamanhos.
  • As estecas e o boleador podem ser alterados por agulhas de crochê, lixa de unhas de metal e outros.
  • Os marcadores de bocas podem ser trocados por tampas de canetas bic ou ainda outras tampas redondas.

Modo de Fazer

Primeiro você deve pegar uma porção de massa de cada cor e formar bolinhas com cada uma, no entanto, cada uma delas deve ter um tamanho específico. Para isso, faça uma bolinha com a cor branca da massa no tamanho aproximado de uma bolinha de Ping Pong, uma um pouco menor na cor verde, um azul e outra rosa num tamanho pequeno, mais ou menos como uma bolinha de gude, outra amarela um pouquinho menor e finalmente uma branca bem pequena, com mais ou menos a metade de uma de gude.

Com a bola branca faça com a ajuda da palma da mão um cone, e trace uma parte mais funda na parte mais grossa do cone, formando uma cabecinha. Nesta cabeça faça a boca e com o boleador faça duas covinhas no término do sorriso do caracol. Com o pinta bolinhas faça dois furos acima da cabeça onde serão colocadas as anteninhas.

Com o dedo amasse a parte mais fina do cone branco, fazendo o rabinho do caracol, e faça alguns riscos leves sobre para simular a pele do bichinho. Usando a bolinha verde faça duas anteninhas e coloque na cabeça do caracol usando a cola branca.

Pegue o restante da bolinha verde e faça a concha do caracol com ela, e, na parte debaixo use o boleador para bolear e fazer com que ela se encaixe na minhoca do caracol, mas não se esqueça de usar a cola para prender bem uma peça a outra. Pronto, agora você já tem o caracol e a concha dele.

Com o pinta bolinhas menor faça pintinhas brancas na casca do caracol, combinando de três em três. Usando a bolinha rosa e o rolo, abra a massa bem fina e modele em formato de florzinhas com o miolinho branco, usando a massa branca. O mesmo pode ser feito com a massinha amarela, azul e salmão também. Cole as florzinhas na casinha do caracol com a cola branca, para que não caiam.

Use a tinta preta para fazer os detalhes do rosto do caracol, com bastante cuidado para não exagerar na dose. Depois de tudo pronto e acertado, deixe secar bem e, se quiser incremente ainda mais o caracol, se for menina, por exemplo, faça também um lacinho, caso seja menino, coloque uma linda gravatinha.

Depois de seco use a cola quente para colar atrás do caracol o imã e pode começar a enfeitar sua geladeira ou armário com um lindo e colorido caracol.

Um comentário

  1. vcs poderiam enviar no meu e-mail como fazer esse imã do ladrãozinho obgado!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>