Técnica Emboss: Relevo Quente

Os scrapbooks são uma forma muito legal de organizar as suas fotos por temas e também poder personalizar um álbum. A arte do scrapbooking tem conquistado cada vez mais adeptos e por isso mesmo a cada dia ganha novas técnicas e ideias super legais.

Técnica Emboss: Relevo Quente

Técnica Emboss: Relevo Quente

Uma técnica que pode ajudar a dar um visual ainda mais legal para o seu scrap, mas que nem todo mundo utiliza por achar complicado é a Técnica Emboss ou relevo quente. Antes de qualquer coisa é importante destacar que essa não é uma técnica difícil, depois de um pouco de treino é possível se tornar especialista nisso.

O Que é Técnica Emboss?

A Técnica Emboss ainda não é muito difundida, mas trata-se apenas de uma forma de fazer carimbos nas páginas do scrapbook com relevo. Com o material certo é bem fácil de fazer e você não encontrará problemas em trabalhar essa técnica em casa mesmo.

Essa técnica pode ser utilizada tanto para criar elementos decorativos com carimbos como flores e demais objetos como também para dar destaque a títulos nas páginas entre outras funções. Na verdade, depois que você conhece essa técnica e aprende como fazê-la em casa perceberá que pode utilizá-la de várias formas bem legais.

O Que Precisa?

Os materiais da Técnica Emboss ou Relevo Quente podem ser facilmente encontrados em lojas especializadas em scrapbook e também em algumas papelarias. Veja a lista abaixo:

  • Carimbo (escolha a figura que desejar)
  • Carimbeira de Secagem Lenta (a dica é escolher a carimbeira da Versamark, porém, no caso de não encontrar pode optar também pelas quadradinhas convencionais)
  • Pó para Emboss (trata-se de um pó bem fininho branco, basta pedir como pó para emboss na loja)
  • Aquecedor de Emboss (um pequeno aquecedor projetado especialmente para a realização do relevo quente).
  • Papel para Scrapbook

Como Fazer?

Antes de começarmos é interessante que você forre o espaço em que fará o trabalho para evitar eventuais sujeiras com o pó. Também é bom estar num local próximo a uma tomada para poder ligar o aquecedor de emboss. Esteja com o material todo próximo a você, pois durante a aplicação da técnica não é bom parar para buscar algo.

Como Fazer?

Como Fazer?

Passo 1

Escolha o papel em que você fará o carimbo. Lembrando que não é necessário fazer direto na folha do scrapbook, pois o mais legal é poder recortar depois de a figura pronta e colá-la a página com as fotos. Dê preferência para os papéis mais escuros para que o carimbo apareça bem.

Passo 2

Nesse passo você deverá passar o carimbo escolhido por você na carimbeira. Passe bem para garantir que ele pegue bem a tinta para aparecer bem na folha. Aplique o carimbo sobre o papel. É importante pressionar bem contra a folha para garantir que o desenho do carimbo saia como um todo na folha em questão.

Passo 3

O passo seguinte é jogar o pó de emboss sobre a região carimbada. Pode jogar bastante, no caso de ter jogado demais pode e deve retirar o excesso.

Dica: É importante que o pó de emboss seja suficiente apenas para formar o desenho do carimbo. Cuide também para não ter falhas do pó sobre o desenho. Essa camada de pó que fica sobre o desenho será posteriormente aquecida e formará o relevo.

Passo 4

Esse é o momento de usar o aquecedor emboss, se você nunca usou um desses não se assuste com o barulho. Parece um secador de cabelos, somente um pouco menor. Aliás, a aplicação é feita como um secador, basta que você posicione o aparelho sobre o carimbo com o pó de emboss e aqueça a região.

Dica: Deixe o aquecedor bem próximo do papel para que o efeito bem visível depois de terminar. Movimente bem o aparelho para que ele derreta o pó por igual sobre o desenho do carimbo. Conforme o aquecimento vai trabalhando você vai percebendo o aparecimento de um certo relevo.

Depois de realizar esses passos você terá uma bela imagem em relevo para usar em seus scraopbooks.

Ainda está com dúvidas? Assista a esse vídeo com o mesmo passo a passo que descrevemos acima.

[youtube]http://youtu.be/yBglK8XrcGE[/youtube]

Atenção ao final do vídeo em que aparecem listados todos os materiais utilizados nesse tutorial.

Outras Ideias Para Técnica Emboss

Além de criar imagens como flores (mostrado no tutorial acima) é possível criar outros tipos de trabalhos. Você não precisa necessariamente de um carimbo para criar as imagens em que vai aplicar o pó para emboss. Uma dica é ter uma caneta Versamark.

Com uma caneta dessas é possível desenhar títulos e até mesmo arabescos para enfeitar as páginas do seu scrapbook. Basta realizar a mesma técnica, porém, ao invés de utilizar um carimbo no formato de alguma imagem você vai apenas desenhar a imagem que deseja.

Após fazer o desenho (tem que ser com essa caneta) você pode aplicar o pó para emboss e aquecer. O resultado também será de um relevo bem interessante.

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=2HR1-3hsC44[/youtube]

Criando Camadas

Um dos efeitos mais interessantes que podem ser criados com essa técnica é de textura. Para isso você pode criar diversas camadas, use carimbos diferentes, várias folhas, caneta Versamark dentre outras possibilidades.

O mais importante é ter uma combinação de elementos diferentes formando uma única imagem. Use a sua criatividade e aproveite que é possível fazer com que os elementos do seu scrapbook saltem aos olhos de quem está vendo. Personalize ainda mais o seu álbum de fotos.

Scrapbook, Um Negócio?

Todo mundo gosta de ter um álbum especial seja do casamento, do crescimento do filho ou mesmo daquela viagem inesquecível com os amigos. Porém, nem todo mundo tem tempo, paciência e habilidade para fazer o seu próprio scrapbook. Devido a isso surgiu no mercado o profissional Scrapbooker.

O Scrapbooker é o profissional que trabalha fazendo scrapbooks sob encomenda e você pode ser um também. Se você gosta de fazer esse tipo de trabalho artesanal e tem certa habilidade pode facilmente passar a fazer essas peças para vender. Faça alguns álbuns de modelo e depois comece a anunciar.

Você pode mostrar os seus trabalhos através da internet em redes sociais como Facebook e Twitter e assim conquistar os primeiros clientes. Trata-se de um produto com grande valor agregado e que tem bastante procura.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Scrapbooking

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • Bom dia! Sabe me dizer se esta técnica do emboss funciona para fazer o relevo em tecido?

    Obrigada!

    Karyne 21 de Janeiro de 2016 10:33 Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *