Como Fazer as Caixinhas de Pet

Neste texto vamos tentar ensinar a vocês dois modelos de caixa que são feitas usando-se como base as garrafas PET. Esta é uma forma simples de artesanato a ser feita que possa ser confeccionada na escola ou em casa, usando da reciclagem e ainda contribuindo com a educação ambiental. Usando o mesmo passo a passo indicado logo abaixo, pode-se criar caixas feitas com garrafa PET de vários tamanhos, para isso basta ter em mãos os moldes já nas medidas que pretende montar as peças.

[youtube]https://www.youtube.com/watch?v=tv7xsh592cY[/youtube]

Agora, você irá aprender como fazer os modelos e usar para presentear ou guardar miudezas em casa.

Modelo I – Caixa Feita com Garrafa PET

Materiais Utilizados

  • 01 Alicate
  • 01 Tesoura
  • Fita crepe adesiva
  • 04 Garrafas PET já cortadas em tiras com aproximadamente 02 cm de largura
  • Alguns Elásticos
  • Um molde de caixa com medida de 10 x 10 x 10 cm

Passo a Passo

a)Corte um pedaço em tira da garrafa pet num tamanho que possa cobrir duas partes, além do fundo da caixa, restado mais ou menos 04 cm em cada uma das pontas.

b)Faça o ajuste do molde a fita, de forma que a mesma cubra o fundo e dois lados. Vinque aquelas sobras de 04 cm para ajudar na confecção.

c)Usando os elásticos, passe-os em volta do molde para conseguir uma melhor fixação das fitas.

d)Obtenha mais 04 fitas e faça o ajuste das mesmas de acordo com a explicação anterior.

e)Tenha mais cinco dessas fitas para fazer a cobertura das duas outras partes do molde.

f)Quando for colocar a primeira fita da etapa posterior, será preciso fazer o entrelace, na parte abaixo, usando as fitas que já estarão inseridas. Nesse caso será necessário usar um processo simples de tecelagem, colocando a fita alternadamente ora por cima, ora por baixo das fitas já colocadas.

g)Faça a mesma coisa com as outras fitas. Saiba que, quando for fazer o entrelaçamento, no qual a fita da parte anterior ficou abaixo da trama, a atual fita deve estar na parte de cima e assim por diante. A etapa posterior será confeccionada nas partes laterais da caixa. Para tal, recorte 05 fitas em tamanho suficiente para cobrir os demais lados e ainda deixar uma parte de 10 cm de sobra.

h)Quando for fazer o entrelace da primeira fita, tome cuidado para que ela fique em desencontro com a que está em paralelo no fundo da caixa. No local onde a fita da parte do fundo está na parte debaixo da trama, e a fita do lado passar por cima e assim consequentemente. Inicie o trabalho da direita e depois para a esquerda, deixando a ponta da fita de forma que fique na parte de cima da trama. Deixe a fita segura nessa posição, tome a extremidade seguinte e passe a tecer do lado contrário, ou seja, da esquerda para a direita, indo para o lado posterior.

Pronto, agora você já tem uma caixa bonita e fácil de ser usada. Para observar o passo a passo com fotografia, acesse o site abaixo:

http://comofazartesanato.com.br/fazer-caixa-com-garrafa-pet/

Modelo II

Montar embrulhos e lembrancinhas alternativos para presentear é uma tarefa bastante prazerosa. Melhor ainda se você gosta de reciclagem, artesanato, e de fazer novas peças, assim, com certeza vai também gostar de aprender como montar uma embalagem de presentes bastante divertida usando apenas garrafa pet, sendo perfeita para presentear com um bonito artesanato, ou até mesmo usar como embrulho para sacolas surpresas ou lembranças de festas mais sofisticadas.

Para conseguir essa peça legal, é só investir no uso das garrafas pet, que é uma matéria-prima que pode acabar servindo para criação de inúmeras coisas, desde as mais sofisticadas até as mais simples, e de quebra usar sua imaginação para enfeita-la da maneira que mais lhe agrada.

Materiais Usados

  • Tesoura
  • Garrafa pet
  • Tinta spray colorida à base de óleo, para dar cor à peça
  • Primer próprio para ser usado em material de garrafa PET
  • Cola quente
  • Vários tipos de enfeites, como borboleta, papel, laço e ainda outros

Dica legal: o que chamamos de primer é um produto que pode ser encontrado em qualquer loja especializada em artesanato ou ainda naquelas que vendem material de construção. Portanto, não há desculpa para não fazer a caixa.

Passo a Passo

1)  Remova a parte de cima da garrafa. Faça uso das próprias marcas da garrafa para servir como referência, já que será necessário usar apenas metade dela ou até menos.

Dica: para começar, você pode optar por usar o tamanho de garrafa que quiser. Tudo irá depende exclusivamente do tamanho de embrulho que irá criar.

2)  Com a tesoura faça cinco cortes na vertical da garrafa, se preferir também pode usar um estilete. Os cortes precisam ser inseridos até a marca da parte debaixo da garrafa, na divisa de onde ela muda sua aparência. Ainda com a tesoura curve as pontas dos cortes.

3) Antes de dar continuidade do processo, feche a parte de cima da garrafa para ver se os cortes estão certos. As “pétalas” que foram formadas precisam encaixar entre si. Caso o corte esteja curto demais ou não esteja correto, ainda é possível fazer o ajuste no mesmo.

4) Agora, se deu tudo certo, passe uma demão de primer na garrafa e aguarde até que seque por completo. Assim que estiver seco, aplique a tinta spray na cor de sua preferência. Caso seja necessário, aplique mais uma vez a tinta, aguardando o período de secagem entre uma primeira aplicação e outra.

5)Assim que estiver completamente seco, faça a dobradura das pétalas e fixe tudo usando a cola quente.

Dica: caso queira também pode fazer alguns furos nas extremidades e depois amarrar usando para isso uma fita.

6) Para finalizar, logo em cima ponha um enfeite usando a cola quente.

Através do uso desse modelo e passo a passo, você pode confeccionar uma linda caixinha de presente, especial para cada uma das ocasiões ou até mesmo servindo para presentear nas datas comemorativas, escolhendo a cor de tinta e ainda o enfeite correto, certo para o momento.

http://www.revistaartesanato.com.br/como-fazer-caixinha-de-presente-com-garrafa-pet/

Aproveite os dois modelos para montar suas lindas caixas e arrasar nas festas de fim de ano.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Garrafa Pet

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • adorei a arte de garrafa pet

    ana clara da costa 10 de Janeiro de 2015 12:06 Responder
  • adorei ver a pagina

    ana clara da costa 10 de Janeiro de 2015 12:08 Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *