Artesanatos com Garrafa PET

A coisa mais comum em nosso dia a dia é darmos de cara com garrafas PET, pois as mesmas estão presentes no escritório, nos bares, e, é claro, em nossas casas. Por serem bastante comuns, acabando sendo responsáveis pelo enorme volume em aterros sanitários e lixões, causando inclusive a contaminação do solo, já que demoram milhares de anos para se decompor.

[youtube]https://www.youtube.com/watch?v=dR48AyWuqqA[/youtube]

Então mandar as garrafas PET para a reciclagem é ajudar o meio ambiente, como se fizemos uma limpeza em nossa própria casa. Mas não é só a reciclagem industrial que pode se valer desses produtos, elas também podem ser usadas como matéria prima de artesanato, se transformando em peças legais e bonitas, veja as dicas abaixo:

Dicas Criativas Para Reutilizar as Garrafas PET

Aprendendo a fazer Vaso de “Cristal”

Esse vaso de cristal é feito com o uso de garrafa plástica, a famosa garrafa PET, que de certa forma imita um vaso de cristal, porém, sempre com a vantagem de não se quebrar, e o melhor, não há gastos extras com isso, e você ainda ajuda na manutenção de um meio ambiente mais saudável e limpo.

Passo a Passo

Materiais necessários: 01 tesoura com ponta e bom corte e 01 garrafa PET transparente.

Modo de fazer:

  • Pegue a garrafa plástica que irá usar, remova seu rótulo e lave-a muito bem, usando água e sabão e, depois, deixe secar e passe um pano limpo com álcool para remover todas as impurezas.
  • Remova a parte que está da parte lisa, na qual é depositado o rótulo.
  • Usando a tesoura, faça picotes de mais ou menos um centímetro de largura, somente nessa parte lisa da garrafa, fazendo sempre cortes espaçados e retos em toda a sua volta. Faça os cortes maiores e depois os corte ao meio para que as tiras tenham sempre o mesmo tamanho.
  • Depois de cortar tudo, vire a garrafa de cabeça para baixo e dê uma leve pressionada, fazendo assim com que as tiras se voltem para fora, nivelando os picotes e deixando-os bem alinhados.
  • Para dar início ao acabamento, comece dobrando uma tira passando por cima da próxima e na parte debaixo das demais seguintes.
  • Dobre a tira seguinte da mesma forma, entretanto, dessa vez passe a mesma na parte de cima de duas tiras e na parte de baixo de somente uma.
  • A terceira tira deve ser dobrada da mesma forma que foi feita com a primeira. Após isso, siga o mesmo padrão até concluir as três últimas, e dobre uma sobre a outra, até concluir todo o acabamento.

Em razão do peso tido com o plástico, que se mostra demasiado leve, coloque pedras de decoração, como pedra rolada, brita ou cascalho para segurar mesmo em pé. Quando se coloca as pedras, permitindo que a luz passe entre o vaso, desta forma ele produzirá cores mais bonitas e alegres.

Vide as figuras com o passo a passo no site:

http://ciclovivo.com.br/noticia/aprenda_a_fazer_um_vaso_de_garrafa_pet

Fazendo uma linda Luminária Oriental

Com o uso da criatividade se torna prático e possível de se criar peças personalizadas e uteis de decoração. Com a garrafa PET se pode fazer uma linda luminária oriental de maneira bastante simples e prática, usando para isso a beleza do Oriente, enfeitando tudo com ideogramas, deixando-a mais bonita.

Materiais usados:

  • 01 garrafa PET com o tamanho de 03 litros
  • 01 garrafa PET com tamanho de 02 litros
  • 01 pano limpo
  • 01 vidro de tiner
  • 01 estilete largo
  • 01 caneta preta, esferográfica
  • 01 tesoura de ponta com um bom corte
  • 01 bocal contendo fio
  • 01 chapa de ferro com espessura de 13 mm e outra com diâmetro de 03 mm
  • 02 pincéis com números 16 e 6
  • Vidros de tinta acrílica nas seguintes cores: preto e vermelho escarlate
  • 01 régua de 30 cm
  • 01 lápis grafite nº 02.

Modo de Fazer:

A primeira coisa a se fazer é lavar bem as garrafas PET, usando água, sabão e removendo o rótulo. Aguarde até que as garrafas sequem completamente, e, depois, com um pano limpo e seco com um pouco de tiner, limpe as duas, removendo assim qualquer tipo de impureza. Esta preparação deve ser seguida para se fazer qualquer tipo de artesanato usando PET.

Na garrafa de 03 litros faça uma marcação na altura de 19 cm para cima da linha que divide o fundo da garrafa, usando a caneta esferográfica. Naquele lugar faça um corte usando primeiramente o estilete para começar e dê prosseguimento com a tesoura. Para dar acabamento à boca da garrafa use a chapa quente e faça ainda um furo bem na parte do fundo da garrafa, usando também a barra de ferro quente.

Remova o fundo da garrafa menor deixando somente 01 cm para cima da parte marcada. Nela também faça o acabamento usando a chapa quente, depois é necessário que se faça um furo na lateral e no fundo usando a barra aquecida.

Com o pincel mais largo e a tinta vermelha, pinte o fundo da garrafa e o corpo usando a mesma. Aguarde a secagem para somente depois decorar usando o pincel mais fino e a tinta preta, traçando ideogramas. Para pintas os desenhos ponha os moldes na parte de dentro da garrafa, para ter uma referência maior e, depois de pintar aguarde até que a secagem seja completa.

A parte maior da luminária deve ser encaixada na base da menor, formando uma luminária inteira.

Coloque o fio da luminária diretamente nos furos que estão nas duas peças e no fundo, de forma que o bocal da mesma esteja dentro da maior peça. Essa bonita peça serve como objeto decorativo de quartos e salas, e deixa os ambientes mais aconchegantes e iluminados.

Além disso, a cor da luminária pode ser mudada, pode ser laranja e vermelho, azul e preto, você quem sabe. A luminária fica perfeita e, por isso, você pode usar a mesma para presentear alguém querido ou até mesmo vender.

Para maiores informações sobre o passo a passo e modo de fazer, é só acessar o site abaixo:

http://ciclovivo.com.br/noticia/decore_sua_casa_com_uma_luminaria_oriental_de_pet

Aproveite as ideias e monte seu artesanato usando a garrafa PET como matéria prima, assim você salvará o meio ambiente e ainda ficará com a casa mais bonita.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Garrafa Pet

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • amei todas as dicas. gostaria de estar recebendo mais orientaçoes, e dicas

    Lucelia furtado 10 de outubro de 2014 11:46 Responder
  • Ao artesaato.Qero receber ovidades obrigada.

    graça 31 de Março de 2016 8:46 Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *