Pintores da Espanha

A Espanha é um rico país em diversos ramos das artes, incluindo as artes plásticas. Um grande número de artistas viveu e trabalhou na Espanha e temos muito a falar de pintores da Espanha. Os mais famosos são são El Greco, Diego Velázquez, Francisco Goya, Salvador Dalí e Pablo Picasso. Este último você com certeza lembra do nome, não é mesmo? Mas vamos falar um pouco de outros artistas espanhóis.

O Pintor Espanhol El Greco

Pintores da Espanha

Pintores da Espanha

Atuando no século 16, El Greco viveu entre os anos de 1541 e 1614. Foi durante o reinado de Felipe II que este pintor começou a produzir obras. Sua cidade de nascença é Creta, mas trabalhou na Itália antes de ir para Toledo por muito tempo. Seu estilo de pintura é sempre altamente emocional e deu expressão poderosa para o fervor religioso de seu país, mas infelizmente não era do gosto do rei Filipe e, por isso, não conseguiu patrocínio real e teve que ir embora. Entretanto, consta em seu currículo de produção uma sucessão de rentábulos magníficos para igrejas em Toledo. No ano de 1586, o pintor espanhol El Greco pintou uma de suas maiores obras-primas, o quadro chamado de O Enterro do Conde Orgaz, para a Igreja de Santo Tomé, em Toledo. Este trabalho, que ainda pode ser visto por lá, traz como pintura um nobre do século 14.

Pintores da Espanha

Pintores da Espanha

O Pintor Espanhol Diego Velázquez

Vivendo entre os anos de 1599 e 1660, o pintor Velázquez possivelmente é o artista mais amado pelo povo espanhol. O seu currículo consistiu em pintar imagens religiosas e também cenas mitológicas e da taberna com um elemento de natureza-morta de destaque. Velazquez foi também retratista e seu conhecimento no mundo todo vem muito de seus trabalhos. Sua obra-prima que mais lhe deu destaque foi o quadro As Meninas, The Maids of Honour, pintando no ano de 1656. Este quadro fala sobre uma situação em especial de um grupo de pessoas da família real. Este quadro é o mais famoso do pintor e vale milhões de dólares hoje em dia.

O Pintor Francisco Goya

Este é o maior pintor espanhol e também provavelmente a figura mais poderosa e original nas artes visuais em toda a Europa. Ele foi conhecido como excelente retratista, um ótimo pintor de cenas e paisagens e uma das pessoas mais inteligentes na arte do pincel em seu tempo. Ele fez pinturas mostrando as atrocidades da ocupação francesa da Espanha durante as Guerras Napoleônicas e, por isso, seus trabalhos são bem famosos.

Pintores da Espanha

Pintores da Espanha

O Pintor Pablo Picasso

Este é um dos nomes mais famosos do mundo em pintura e é espanhol. O pintor espanhol Pablo Picasso passou a maior parte de sua vida na França, mas seus quadros muitas vezes usou imagens de seu país natal, como a tourada, que era seu tema favorito. O quadro mais famoso de Pablo Picasso é Guernica 1937, falando sobre a aversão de Picasso ao bombardeio da cidade basca durante a Guerra Civil Espanhola.

Um comentário

  1. este site ñ da informaçoçes certas

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>