Dicas Para Pintar Panos de Prato

Os trabalhos manuais são envolventes e ajudam a passar o tempo de uma forma bastante prazerosa, mas nem sempre é fácil de encontrar as técnicas certas, especialmente quando empregadas em pintura de tecido. À primeira vista, quando compramos o produto já pronto, parece até que é bastante simples de se pintar um bonito pano de prato, porém, na prática não é bem assim que funciona.

A pintura em tecido é uma das formas mais tradicionais de pintura! O tecido é também uma das superfícies mais versáteis para pintura, porque ele se divide em vários ramos: tecidos de algodão, panos de copa, fraldas, malhas, tecidos mais rústicos, seda, atoalhados… cada um com suas características e técnicas próprias!

Pano de Prato

Pano de Prato

Então, para todos os homens e mulheres que estão dispostos a começar uma nova ocupação, passando a decorar e a pintar panos de prato, resolvemos deixar algumas dicas muito importantes, especialmente para os iniciantes, de maneira a facilitar o caminho de quem deseja fazer com que a casa fique mais bonita.

Dicas Especiais Para Pintar Panos de Prato

Há uma técnica e um material certo para serem empregados em cada tipo de tecido, por exemplo, para aqueles tecidos mais forte ou firmes como as ecobags de algodão, os panos de prato e ainda toalhas de mesa, o melhor é optar por pincéis mais firmes, que possibilitam espalhar melhor a tinta por entre o tecido. Quase sempre, os pincéis usados para pintura em tecido são aqueles que possuíam o cabo amarelo, em especial aqueles de referência 456, que têm cerdas de orelha de porco, porém, se não fossem aparados e lixados adequadamente, não forneciam a precisão adequada durante as pinceladas.

Com o passar do tempo apareceram os pincéis que já vinham aparados e lixados de fábrica, que possuíam a referência 454, e ao contrário do anterior, já vinha pronto para ser usado.

Imagem de Amostra do You Tube

Os pinceis mais famosos são o da marca Condor, especialmente os da Linha Amarela, que foram criados a partir de necessidades exclusivas voltadas para os trabalhos manuais em tecidos, sendo os de cabo laranja também especialmente recomendados. Os de cabo laranja aliam a mesma firmeza oferecida pelos pincéis da linha amarela, a uma maior precisão, ajudando no acabamento das pinturas e também no preenchimento das mesmas.

Além disso, os pinceis de cabo laranja possuem mais formatos, como o faca e o chanfrado, que ajudam na precisão dos degradês, sombreados e contornos. Esta linha é a pincel mais recomendável para a execução de pintura em tecido, sendo ainda muito bons para pintura em tela.

Dicas

-primeiro você deve preparar uma tábua em MDF usando nela a cola permanente. Na mesma deve ser espalhada cola usando-se um pincel ou uma espátula, para que se espalhe por igual. Aguarde por aproximadamente 15 minutos até que esteja quase seca. Para saber, ponha o dedo na mesma, se estiver grudando um pouco, está perfeito.

-Agora, escolha o desenho que irá usar no pano de prato. Ponha o tecido em branco sobre o papel já com o risco, caso o desenho esteja bem evidente você conseguirá facilmente enxergar, e, assim, poderá riscar com o mesmo usando um lápis 6B. Caso esteja com dificuldade, use um papel carbono, daqueles comuns que podem ser comprados em papelarias.

-Faça uma margem usando como medida mais ou menos quatro dedos entre o meio do tecido e a barra do mesmo, para a partir dali começar o risco. Não se esqueça de menir também as laterais, usando uma régua para centralizar adequadamente o desenho.

  • Quando for começar a pintar. Trace primeiro os desenhos com traços mais simplificados, como os de fruta: morango, maçã, pera e ainda outras.
  • Não há como se pintar a primeira vez e já encontrar a perfeição no desenho, é tudo uma questão de jeito, paciência e muito, muito treino e jamais se deixar abater diante das primeiras dificuldades.

importante: Assim que pintou seu desenho no tecido, erga o mesmo da tábua com cola. Mas o faça com bastante cuidado para não causar manchas na pintura. Deixe o pano de prato descansando sobre a tábua ou pendure até que seque completamente. Porém, não deixe colado, senão grudará na tábua e ficará lá, sem que você possa usar seu lindo pano de prato.

Vários Desenhos

Vários Desenhos

Cores

As cores mais usadas em pinturas de pano de prato, como as primárias, são somente sugestões, por isso, se você quiser misturar uma e outra e montar suas próprias tonalidades, fica a seu critério, pois há diversas variações de tons para a mesma cor, dependendo especialmente da quantidade de tinta que é acrescida na pintura.

Também é possível se usar o clareador em determinadas partes do desenho, sendo usado para fazer com que a tinta se demore mais a secar, e ainda para diluir a mesma, deixando-a com um tom mais suave.

Cores Básicas

Amarelo ouro, tangerina, vermelho escarlate, branco, laranja, preto, marfim, lilás, marrom, amarelo pele, amarelo cádmio, violeta cobalto, siena natural, rosa escuro, verde oliva, azul marinho, verde oliva escuro, sépia, azul caribe, púrpura, vinho, caramelo, rosa chá, verde pistache, cinza lunar, ocre ouro, e vermelho tomate. Todas elas têm como base as cores primárias.

Imagem de Amostra do You Tube

Pincéis mais Usados

Além dos pinceis que citamos anteriormente, que são muitos usados em pintura de tecido, há ainda a possibilidade de usar o Keramik com a referência 321 e ainda os números 16, 2, 10, 6, 12, ou ainda aqueles de referência 121 que possuem a mesma numeração.

Há ainda aqueles pincéis que possuem a referência 121 cuja numeração é mais extensa, chegando até o número 24. Ele possui o mesmo material do 321, porém, com as cerdas mais encurtadas. Ajudam bastante no trabalho de quem está habituado com aqueles pincéis de cerdas lixadas e cortadas.

Use sempre um local apropriado para fazer a lavagem de seus pinceis e utensílios de uso, senão manchará de tinta todos os arredores. Isso pode ser feito em um tanque, colocando-se um tanto bom de água para lavar direito tudo, especialmente os pinceis, caso contrários os mesmos reterão tinta e ficarão duros, impróprios para o uso.

Antes de deixar o pincel secando, lembre-se retirar todo o excesso de água em um pano, senão a água poderá acumular-se na parte metálica e quando for usá-lo novamente, ela irá escorrer e colocará a perder seu trabalho.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>