Como Fazer: Cortina De Hashi

Decorar a casa é algo que requer muita criatividade, além de outros quesitos. Um desses quesitos que pode ser agregado à criatividade na hora da decoração é a sustentabilidade. Aproveitar materiais que já não tem utilização na sua função principal pode tornar a decoração mais requintada e exótica.

Uma decoração que vem ganhando cada vez mais as casas é a cortina de hashi. A cortina de hashi pode usar ou não a questão da sustentabilidade, mas sem essa ideia ou não, esse tipo de cortina não deixa de ser bem estiloso. Vamos aprender como montar (isso mesmo, você mesmo vai fazer essa cortina) uma cortina de hashi.

O Hashi

Antes de aprender a montar a cortina de hashi, temos uma pergunta: você sabe o que é hashi? Creio que todas as pessoas, com toda essa mistura de culturas, saibam o que é o hashi, mas muitas pessoas não o conhecem por esse nome. O hashi é aquele pauzinho usado na culinária japonesa, muito conhecido nosso na hora de comer sushi, sashimi, yakisoba, entre outros.

Esses pauzinhos (o hashi sempre vem em par) também são conhecidos como fachi e também são usados em outros países orientais, como China, Coreia e Vietnã. A palavra hashi tem origem mandarim e significa “objetos de bambu para comer rapidamente”. O hashi pode ser de metal, bambu (como diz no nome), madeira e, os mais moderninhos, de plástico.

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=ty01bqIEQJM[/youtube]

O Hashi No Ocidente

Com o aumento de restaurantes e fast-foods orientais no ocidente, o hashi acabou se tornando uma novidade neste hemisfério. O hashi acabou se tornando muito famoso aqui no ocidente por várias pessoas não saberem utilizá-lo de forma correta, muitas vezes recorrendo ao garfo ou à colher.

Como não é sempre que nós temos o costume de comer comida oriental, o hashi acaba sendo (para nós) descartável (por isso os hashis atuais são, geralmente, de plástico). Para evitar grandes desperdícios, você pode lavar os hashis e guardar para uma próxima utilização (o que é desnecessário, já que em toda compra vem um par de hashi) ou inventar alguma decoração com eles. Daí surgiu a ideia da cortina de hashi.

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=vT0hn424VGQ[/youtube]

Fazendo Cortina De Hashi

Lógico que não é com apenas dois hashis que você vai conseguir fazer uma cortina, mas se você for juntando ou até mesmo conseguir desses restaurantes de comidas orientais (isso se quiser evitar maiores gastos, já que você também pode comprar os hashis prontos), você vai conseguir uma grande quantidade e o número ideal para fazer a cortina.

O bacana é que você pode fazer cortinas de diversos tamanhos. Pode fazer uma cortina mais curtinha para as janelas ou pode fazer cortinas compridas, para separar os cômodos e os ambientes. Lembre-se: quanto maior a cortina, maior também será o número de hashis necessários.

Material Necessário:

  • Chita (aquele tecido florido) – cerca de 1 metro
  • Hashis (cerca de 400)
  • Cola branca (antes de usar, dilua em água)
  • Pincel
  • Fita Métrica
  • 1 vara de madeira com as medidas de 82 cm x 1,5 cm
  • 1 pedaço de papelão nas medidas de 80cm (com piques a cada 2 cm) x 6 cm.

Passo a Passo:

O primeiro e principal passo é garantir que os hashis estejam bem limpos (principalmente se você os tiver guardado ou conseguido no restaurante). Lave-os e os seque bem.

Pegue o tecido e corte uma faixa larga. Essa faixa você vai cortar em pequenos quadrados de 4 cm x 2,5 cm. Você vai precisar, mais ou menos, da metade do número de hashis, ou seja, cerca de 200 quadradinhos. Se preferir, você pode riscar os quadrados no tecido (pelo lado do avesso) e depois cortar a faixa grande, cortando posteriormente os quadrados. Reserve esses quadrados.

Ainda com o tecido em mãos, corte uma faixa de 90 cm de comprimento x 18 cm de largura. Dobre essa faixa ao meio, fazendo com que fique com 9 cm de largura. Pegue o pedaço de papelão (aquele que você fez piques a cada 2 cm) e coloque em cima dessa faixa. Risque onde estão os piques. Corte aonde você acabou de riscar.

Pegue os quadrados que você cortou. Com a ajuda do pincel, passe cola nos hashis à medida que for usando. A cola deve ser passada na ponta, cerca de 2 cm. Pegue um quadradinho e o enrole na ponta do hashi. Esse quadrado de tecido vai unir os dois hashis e é importante que você deixe cerca de 1 cm entre os pauzinhos. Faça isso em todos os hashis. Se a cortina for comprida, você pode fazer o fio de 5 a 6 pauzinhos. Se for menor, para uma janela, 4 pauzinhos basta.

Pegue aquela tira de tecido que você cortou de 2 em 2 cm e faça o mesmo que fez com os quadradinhos: passe um pouco de cola no hashi e enrole na tirinha de tecido. Faça esse passo com todos os fios que foram feitos. Depois de ter enrolado todos os fios na tira de tecido, você vai perceber que ficou um espaço no centro. Coloque a vara de madeira nesse espaço, para dar maior firmeza na hora de pendurar a cortina.

Fazendo todos esses passos, está pronta a cortina. Não é muito difícil e demora apenas por ser muitos hashis que você tem que juntar. O tecido (aqui usamos a chita, um tecido estampado com flores e muito alegre) pode ser trocado por outro de sua preferência, mas sugerimos tecidos naturais como tricoline ou popeline (evite os sintéticos como o cetim, o poliéster, entre outros tecidos e também evite a malha [para não dar nenhuma diferença no tamanho dos fios]).

O bacana dessa cortina é que, se você tiver retalhos e casa, você pode trabalhar com eles, fazendo mais um aproveitamento de material. Esses retalhos podem ser do mesmo tecido ou não (o que pode ser bem divertido, com diferentes cores e estampas). O aproveitamento em si (a sustentabilidade que falamos no começo) acontece mais com a utilização de todos os hashis que você jogava fora por não terem nenhuma utilização e que agora já não serão desperdiçados. Inovar na decoração é questão de criatividade. Agora que você já tem a ideia, junte todos os materiais e coloque em prática essa ideia.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Passo-a-passo

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *