Pratos Pintados à Mão

Os pratos são excelentes objetos decorativos e dão um ar mais sofisticado à decoração. Mas ao invés de comprá-los em lojas que tal dar vazão à imaginação e ao lado artesão que habita em você e fazer em casa seus próprios pratos pintados à mão. Acompanhe abaixo o passo a passo.

Pintando Prato – Passo a Passo

-Para dar inicio ao trabalho, limpe muito bem o prato de louça com álcool e um pano limpo. Passe para o papel vegetal o risco que irá usar. Depois, pegue uma folha de papel carbono e deixe entre o prato e o papel vegetal.

-Logo após, usando a caneta esferográfica transfira com maior fidelidade possível, o desenho para o prato.

-Antes de começar os traços, procure agitar bastante a caneta preta permanente e primeiro faça o teste numa folha de papel. Contorne o desenho e espere por mais ou menos 10 minutos para completá-lo usando a tinta de sua preferência. Isso evitará que haja alguma forma de borrão no contorno.

-Pinte o interior do desenho com a tinta, usando um pincel de cerdas firmes e todas as vezes que estiver muito cheio de tinta, limpe-o num papel.

-Use ainda a caneta preta para reforçar os contornos do desenho e depois use novamente a tinta para retocar as imperfeições.

-Aguarde por 24 horas ou mais para colocar as peças no forno caseiro, onde deverão ficar secando por aproximadamente 1h e 30 min. numa temperatura de 160 °C. Só as remova do forno depois de estarem frias por completo. Para fazer a lavagem da peça, use detergente neutro e uma esponja macia.

Modelo II

Tanto a caneta usada neste projeto quanto as tintas, são próprias para a porcelana, mas que podem ser usadas para ir a fornos domésticos, e são encontradas com facilidade em lojas de produtos para artesanato, e nas mais diversas marcas. Algumas das marcas podem ser: Talens, Pebeo, Lukas, Decorfix e Acrilex. No caso da caneta opte pela marca Creative Marker.

Tais materiais ficam firmes depois de irem para a queima no forno a gás numa temperatura aproximada dos 160 graus por aproximadamente 90 minutos. As tintas solicitam somente 35 minutos no forno.

Essa dica de tempo de forno e tintas é valida para todo tipo de peça: travessas, pratos, ou xícaras.

-Dê início ao trabalho fazendo a demarcação do prato numa folha de papel branco.

-A partir mais complicada é a da criação. Dentro do espaço demarcado na folha desenhe o tema que irá usar em sua pintura. Se quiser, passe um desenho já pronto para isso.

-Limpe bem com álcool o prato e passe o risco para ele. Use o modo mais simplificado, pode ser através de papel carbono ou lápis Stabilo, para a porcelana, deixando o risco mais suavizado.

-Usando um macio pincel passe a pintar as maiores partes do desenho, nas cores que achar melhor. Não precisa diluir a tinta, somente misturá-la bem antes de usar, para fazer isso misture bem a mesma num potinho usando um palito de sorvete ou de churrasco.

-Dê sequencia a pintura usando as demais cores do desenho. Se quiser pode usar a tinta dourada para fazer os detalhes, assim eles ficarão mais em evidência.

-As linhas e os detalhes podem ser feitos fazendo uso da caneta própria para porcelana. Assim fica bem mais simples de se pintar.

-Assim que  a pintura estiver pronta deixe secar por aproximadamente 24 horas, e na posição horizontal. Se tiver algo para consertar, isso pode ser feito antes de colocar a tinta para queimar, por isso, não se estresse se alguma coisa não ficar como o pretendido, dá para apagar e fazer de novo.

-Passadas as 24 horas leve a peça ao forno numa temperatura aproximada de 160 graus e aguarde a queima total, o que deve demorar mais ou menos 90 minutos. Deixe que a peça esfrie dentro do forno e apenas após isso a remova do lugar.

Você pode observar que pintura terá vida e brilho, e como é simples de se fazer a aplicação, se pode usar diferentes estilos de traços e gravuras.

Com a queima, se torna perfeita a fixação e a assim a peça pode ser normalmente lavada, sem que se use, no entanto, esponjas muito abrasivas.

É opcional o uso de tinta e caneta, pode-se usar apenas um deles e o trabalho também ficará perfeito e bonito, dependendo exclusivamente de seu estilo de pintura.

Quando não estiver certo do que irá desenhar, aposte em gráficos e gravuras prontos, retirados ou não da internet.

Decorando a Parede com Pratos

Já pensou em criar os seus pratos e usá-los na decoração de paredes. Esse é um procedimento bastante simples: pode-se pintá-los em casa ou ainda comprá-los em lojas nas quais os mesmos são vendidos por unidade, e até mesmo em antiquários, na casa de parentes, que já tenham seu jogo de pratos desfalcado, restando apenas um.

A forma de disposição é a seguinte: procure harmonizar s padrões, as cores, e as pinturas. Necessariamente não têm que ter as cores iguais, mas os tons semelhantes, para que um não destoe demais do outro. O que vale é o todo,  a harmonia geral.

A maior dúvida para se usar os pratos na decoração, fica por conta de seu modo de fixação à parede. O trajeto mais complicado é partir para o uso da furadeira e optar por suportes próprios para se colocar pratos, que são vendidos em lojas de decoração e produtos para casa. A opção mais favorável é usar as fitas de fixação da 3M em silicone, daquelas bem firmes próprias para ambientes externos, que contam com uma tonalidade acinzentada e são bastante grossas.

Há também uma terceira opção é aderir ao bom e velho durepox. Claro que você deverá estar ciente que nos dois últimos casos não terá recuperação a pintura da parede, especialmente se você quiser removê-los da parede posteriormente, pois os mesmos podem ficar estragados depois. Por isso, pense bem em qual método irá usar para colocar os pratos na parede, pois isso fará toda a diferença quando enjoar deles naquele local.

Não há quem não se encante com os pratos pintados à mão. Em muitos locais turísticos, os pratos pintados à mão costumam ser vendidos como souvenirs, onde costuma ilustrar algum ponto turístico da cidade, como o Cristo Redentor, no Rio de Janeiro.

Dependendo do estilo e da técnica, os pratos pintados à mão se transformam em verdadeiras obras de arte, sendo expostas em um local de destaque na estante ou em uma cristaleira na sala de jantar.

O processo de pintura nos pratos de cerâmica costuma ser trabalhoso e meticuloso, por isso, o artesão deve ter muita paciência para que as peças fiquem perfeitas. Mas, se você pretende comprar o enxoval para o seu casamento, vale a pena comprar pratos e outras cerâmicas pintadas à mão para serem utilizados em ocasiões especiais. No site www.aquamaritime.com.br , é possível encontrar lindos pratos em cerâmica pintados à mão, com tamanho 25 cm por 18 cm, por R$ 15,00 cada (sem contar o frete).

Também é possível fazer os seus próprios pratos pintados à mão seguindo o passo a passo postado no blog Banana Craft, utilizando a caneta Creativa Maker para fazer os desenhos na porcelana e louça, que deve ser posteriormente levada ao forno por uma hora para fixar a tinta. Confira as instruções completas para se fazer pratos pintados à mão no link: http://www.bananacraft.com/blog/danicrafts/2009/05/07/tutorial-pratos-pintados-a-mao-com-mascara-de-adesivo/


Categoria(s) do artigo:
Pintura

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • Prezados Srs. Eu adorei estes pratos de porcelana pintados a mão.Gostaria de saber o preço e como posso comprar.Agardece, Iolanda

    Iolanda Maria Mazzanti 26 de abril de 2015 3:19 Responder
  • Prezados Srs. Eu adorei estes pratos de porcelana pintados a mão.Gostaria de saber o preço e como posso comprar.Agradece, Iolanda

    Iolanda Maria Mazzanti 26 de abril de 2015 3:19 Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *