Como Fazer Bichinhos em Tecido

Trabalhos manuais são sempre muito bem vindos, especialmente porque, além de servirem de enfeite e presente, são ainda uma chance de grana extra, e uma excelente terapia. Eles fazem com que o tempo passe mais depressa e a mente fique ocupada com coisas produtivas, rentáveis e lindas. Muitos artesãos se ocupam com técnicas manuais, principalmente aquelas em que melhor se sobressaem, sejam de bordado, argila, lapidação em madeira ou até costura; que entre elas é a que possui uma diversidade muito maior.

Dentre as técnicas que se valem da costura estão aquelas que criam objetos e bichinhos, usando principalmente os tecidos como matéria prima mais importante e, que, quase sempre, acabam caindo nas graças das crianças. Esses bichinhos feitos em tecido são parceiros queridos das crianças, que podem levá-lo para qualquer lugar, por serem leves, macios e não causarem alergias, sem mencionar que são laváveis, por isso, estão sempre bonitos e coloridos.

Bichinhos em Tecido

Bichinhos em Tecido

Quem se interessa por essas coisas de criança, pode facilmente se arriscar a fazer esses bichinhos sem medo de errar e, quem sabe, ainda descobrir dentro si um grande artesão. Para isso, basta ter um pouco de disposição, paciência e certa dose de criatividade e alegria, para criar peças inovadoras e modernas.

Como Se Faz um Bicho de Pano?             

Esses bichinhos especiais fabricados de pano possuem várias fases de produção, que envolvem a habilidade de corte e costura, incluindo o acabamento e ainda o enchimento da peça, que o deixa muito mais bonito e macio.

A forma de trabalho para se chegar a confeccionar o bichinho em tecido é muito semelhante à de roupas, já que ambas as técnicas se utilizam dos mesmos materiais, como linha, tesoura, máquina de corte e costura. A habilidade nessa técnica é o que vai fazer o diferencial, especialmente no acabamento das peças, deixando-a o mais perfeito possível.

A fabricação do bichinho pode ser feita em tecido normal, como os de algodão bem coloridos, ou ainda em pelúcia, daquelas bem fofinhas e que não soltam com facilidade as felpas. Tanto em um tecido, quanto em outro, o que define o contorno mais preciso do brinquedo são a costura, pois é através dela que são criados, barriga, orelha, pernas e braços.

Já a parte do enchimento do bicho de pano pode ser feita através de máquinas especializadas, quando são fabricados em larga escala, ou à mão, de forma mais artesanal. O produto usado para enchê-lo pode ser espuma atóxica ou ainda sobra de alguns tecidos, que ficam especialmente fofos e agradáveis, prontos para que a criança durma com eles.

Os moldes que são usados para a fabricação dos bichinhos são os mais democráticos possíveis, podendo ser retirados de personagens de filmes infantis, fotografias, estampas de papéis de presente e ainda figuras de cartões. Todos são bem-vindos para se fazer um bicho de pano alegre e diferente.

Bichinho em Tecido – Modo de Fazer   

Materiais:

Se você estiver verdadeiramente preparado para fazer seu primeiro bicho em tecido, encontre um lugar tranquilo, com boa luminosidade e tenha à mão alguns materiais essenciais para sua confecção, que são eles:

  • Em torno de meio metro de tecido de algodão colorido, ou pelúcia em pelo curto;
  • 500 gramas de plumante de enchimento ou sobras de retalho;
  • Olhos para bichos em tamanho médio, ou dois botões coloridos do mesmo tamanho;
  • Linha para bordar, de preferência em cor que combine com o tecido escolhido;
  • Uma meada de linha de crochê da mesma cor escolhida acima;
  • Folhas de cartolina ou papel cartão para traçar o molde;
  • Meio metro de fita acetinada;
  • Cola quente;
  • Máquina de costura e seus acessórios (tesoura, linha, agulha, lápis).

Bichinho em Tecido – Passo a Passo

Passo-a-Passo

  • Para começar, escolha o molde desejado e o recorte na cartolina.
  • Depois, pegue esse molde e o estenda sobre o tecido escolhido. Primeiro trace as partes que comporão a parte frontal do bichinho e só então, em outra parte do tecido, trace a parte traseira. Recorte ambas as partes.
  • Ao iniciar a costura das partes, junte uma a outra, lembrando se fazer isso pelo lado avesso e só depois de costuradas desvire para o lado direito. Não se esqueça de deixar o lado reto sem passar a costura, para que posteriormente seja cheio e só após seja feita a costura.
  • Comece sempre a costurar as partes menores primeiro, como orelhas, pernas e braços, e só então passe para as maiores, lembrando de sempre deixar a parte reta sem costurar. Se preferir, costure primeiro as orelhas e já prenda na parte do rosto de seu bichinho, fazendo isso em uma parte e em outra.
  • Una todas as partes do bichinho: frente com costa da cabeça, do tronco e dos membros, tomando cuidado de costurar partes erradas, correndo o risco de estragar todo o tecido e ainda perder todo seu trabalho.
  • Desvire todas as peças pela abertura que deixou e encha com a espuma, plumante ou com os retalhos de tecidos.

Imagem de Amostra do You Tube

  • Costure todas as aberturas que ficaram nas peças com pontos feitos à mão, de preferência aqueles conhecidos como invisíveis, para que o acabamento seja o mais perfeito possível, deixando-os bem apertados, para que o material não saia pela lateral de seu bichinho.
  • Costure as peças soltas do bicho em seus devidos lugares, lembrando-se de não confundir os pés com as mãos e costurá-los no local errado.
  • Para os olhinhos do bichinho, com a agulha e linha grossa, costure o botão. Se preferir, cole os olhos já comprados com o auxílio da cola quente, e, se possível, dê um ponto com a agulha, para que fique bem preso e não se solte facilmente com a criança.
  • Já no focinho, faça um bordado com a linha escura, em formato de triangulo, deixando bem perfeitinho e com a mesma linha. Borde o contorno da boca, em formato de um sorriso leve e bem franco, que trará uma aparência feliz a seu bichinho.
  • Para as patinhas que farão as vezes das mãos e dos pés, borde garrinhas, fazendo marcas de ponto, em numero de três em cada parte.
  • Com a fita acetinada faça um lindo laço e o arremate com a cola quente, usando-o como gravata se o bichinho for menino e se menina, cole o laço no alto da cabeça.

Posts Relacionados

4 comentários

  1. gostaria de receber o molde deste porquinho Rosa.Onde encontro?

  2. Tbm gostaria de saber onde encontro o molde do porquinho rosa.

  3. oi amei o blog ,amei a matéria ensinando fazer bichos mas não tem os moldes pode me dizer onde conseguir por favor se puder responder ficarei grata obrigada e parabens

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>