Pintura Grafiato

Para quem está pensando em mudar a pintura da casa e está querendo fugir do “normal”, a pintura grafiato é uma ótima solução e pode ser bem mais fácil de fazê-la do que você imagina. É simples e a casa vai ficar com cara de nova ou o ambiente escolhido para aplicar a técnica.

Para aprender a fazer a textura grafiato na parede basta seguir o passo a passo e o resultado será perfeito, aquelas ranhuras feitas de propósito na parede, que dão a ela um novo visual. A parte melhor disso tudo é justamente que dá para fazer sozinha, não será preciso contratar um pintor, o que seria necessário se fosse uma pintura normal.

Outra vantagem de se fazer pintura grafitada é o fato de que se trata de uma técnica que custa menos do que simplesmente a pintar a parede. Ela ficará linda da mesma forma, se não ficar ainda melhor.

Dá para reunir a família toda e fazer uma, duas, várias paredes lindas. Veja o que é necessário para aplicar a técnica!

  • Primer Acrílico na cor branca.
  • Graff Rústico na cor branca.
  • Reagente Paint na cor camurça.

As ferramentas necessárias para fazer pintura grafiato são:

  • Desempenadeira de aço.
  • Desempenadeira de PVC.
  • Fita crepe e espátula de aço, mexedor, trincha, rolo de pintura e luvas.

Vamos ver o passo a passo da pintura grafiato!

  • A fita crepe é para proteger o rodapé da parede que será pintada, use para cobrir, também faça o mesmo nas paredes laterais e caso tenha, nas molduras de gesso. É bom para evitar que a pintura saia fora do espaço que está sendo reestruturado.
  • Para a embalagem de Primer Acrílico é necessário diluí-la em 5% da quantidade na água limpa e com a ajuda de um mexedor fazer a mistura até que água e tinta estejam homogeneizadas.
  • O Primer Acrílico branco deverá ser diluído em água limpa de 5% a 10% e a mistura deve se tornar uniforme. Ele deve ser aplicado como base para evitar a cor de fundo da parede, segurar as partículas que eventualmente estejam soltas, fazer com que a massa deslize com mais facilidade na parede, além de ajudar a fazer com que o material renda mais.
  • Na hora de fazer a aplicação do Primer Acrílico poderá ser usada uma trincha ou é possível substituí-la com um rolo de lã. A escolha entre uma ou outra deve ser definida com base no tamanho da parede que será trabalhada.

  • Agora veja como preparar a massa Graff: será necessário ter um balde para fazer a preparação, de preferência de plástico. Será necessário diluir o produto em 5% ou 10% de água limpa, no máximo. Na dúvida, siga as orientações do fabricante na embalgem do produto.
  • Agora é a hora de misturar a massa. Vale ressaltar que os produtos que foram diluídos devem ter sido através de um processo feito exatamente da mesma forma. Mais atenção ainda se forem usadas texturas Graff, aquelas que já possuem pigmentação. Se a proporção de água não for a mesma em todos os produtos, você acabará provocando manchas no trabalho final.
  • Quando a massa estiver bem homogênea, uniforme, é hora de colocá-la sobre a desempenadeira de aço. Vale ressaltar que não é indicado o uso de ferramentas que estejam com uma parte ou qualquer pedacinho enferrujadas. Isso pode fazer a massa ficar amarelada.
  • A massa deverá ser distribuída na parede por igual. Tenha muito cuidado para evitar que algumas áreas recebam mais massa do que a outra. É importante garantir que a parede tenha a mesma espessura. O ideal é que seja entre 3m² a 4m². Acabou de aplicar a massa é hora de trocar a ferramenta e dar início ao efeito.

  • Com o pente, sobre a massa desempenada, faça pressão começando de cima para baixo, faça um movimento como se estivesse passando levemente a escova na massa. Esse movimento deve ser suave. Se esse processo fosse ser feito na sua “forma” original, a movimentação deveria ser vertical e o processo seria mais longo, já que seriam necessárias mais passadas para chegar ao mesmo resultado.
  • É normal que a massa fique “arrepiada” durante esse processo de “escovação”.
  • Ficarão rebarbas que deverão ser removidas e para isso, você deverá usar a desempenadeira de PVC, fazendo exatamente o mesmo movimento que foi feito com o pente. Lembrando, no sentido vertical. Você vai perceber que na primeira passada, o efeito de pintura grafiato ficará evidente.
  • A fica crepe que foi colocada antes da aplicação da massa e do início do trabalho, deverá ser retirada logo depois que for terminada a aplicação do Primer. Também tem a opção de deixar a mesma fita. Quando o trabalho chegar ao fim, estiver completo, é hora de retirar a fita delicadamente e verá o resultado, acabamento perfeito.
  • O trabalho ainda não acabou, mas é necessário fazer um longa pausa para dar continuidade. Somente depois que a massa secar é que será possível fazer uma nova aplicação. O tempo necessário de espera varia entre 24 a 48 horas. Assim que você tiver certeza de que realmente está seca, coloque a fita crepe novamente e é hora de criar o efeito envelhecido.

  • Chegou a etapa de preparar o reagente Paint, diluindo o produto em 5% de água limpa, mexendo bem até que você consiga a completa homogeneização. A ideia é usá-lo para colorir e ao mesmo tempo criar o efeito envelhecido, que dá um charme especial para a pintura grafiato.
  • Na hora de aplicar o Reagente Paint é melhor usar pincéis ou trinchas, com o rolo não é uma boa ideia, pois ele não fazer o relevo preenchendo os vãos. Já o pincel e o tipo de material consegue chegar mais longe, nos cantinhos, na profundidade. Lembrando que os movimentos devem ser iguais e veerticais.
  • O próximo passo e útimo, deve ser feito enquanto a superfície ainda estiver molhada, será necessário usar um pano umedecido. Faça uma espécie de rolo com ele e para retirar o excesso, faça movimentos verticais. Você vai verificar que a cor fica mais forte nos poros do revestimento e mais suave nas partes de cima.

Pensando em como renovar a decoração de sua casa? Uma das principais tendências na decoração é o uso de pinturas texturizadas nas paredes, que dão um toque alegre e original às paredes tanto internas como externas das residências.

Dentre as pinturas texturizadas mais apreciadas por arquitetos e decoradores, está a pintura grafiato, que dá um toque rústico e ao mesmo tempo contemporâneo às paredes. Também costuma ser uma boa forma de disfarçar paredes com imperfeições.

Além disso, a pintura grafiato é uma solução para sair do óbvio sem estourar o orçamento, pois ela pode ser feita por você mesmo, basta seguir os passos corretamente e contar com os materiais adequados, como desempenadeira de plástico, espátula e massa corrida.

Vale lembrar que a pintura grafiato só deve ser realizada em paredes que já tenham pelo menos uma camada simples de pintura. Prepare a área a ser pintada da mesma forma como faria uma pintura normal, verificando se a parede possui infiltrações, rachaduras e mofo, e procurando fazer os reparos necessários antes de aplicar a textura.

No site de vídeos Youtube, foi postado um vídeo que mostra o passo a passo para fazer uma pintura em grafiato:

Cansado da mesmice das paredes de sua casa? Uma boa opção para deixar o seu lar mais moderno e bonito é investir nas pinturas texturizadas. Muitas vezes, com a aplicação desse tipo de pintura em apenas uma das paredes do ambiente, já é possível deixá-lo de cara nova.

Dentre as técnicas de pintura mais utilizadas por arquitetos e decoradores, destaca-se o grafiato. Trata-se de um estilo de pintura texturizada, que proporciona um aspecto rústico e sofisticado ao ambiente, sendo a técnica ideal para aquelas paredes muito irregulares, pois as deixa com aspecto de relevo e disfarça imperfeições. O grafiato caracteriza-se por ser disposto na forma de riscos que se aprofundam levemente na pintura.

É possível aplicar a pintura grafiato em todos os tipos de parede, desde aquelas lisas (cruas), que nunca receberam nenhuma pintura, como também as que já foram pintadas diversas vezes. O importante é que o local onde se pretende aplicar o grafiato esteja limpo e livre de irregularidades, como ondulações, rachaduras, trincas, mofos, entre outras. Nesse caso, o melhor é providenciar os reparos necessários antes de aplicar a pintura grafiato.

O material básico que você deve ter para fazer a pintura é uma desempenadeira de aço (essencial para fazer os leves riscos na pintura), massa para grafiato e uma espátula. Esses materiais podem ser encontrados facilmente em lojas de materiais para construção e de bricolagem.

Assim que pronta a parede, você pode preparar a massa a ser utilizada, feita a partir de uma mistura da massa para grafiato com água. É importante misturá-la bem com a água para obter uma consistência homogênea. Vale lembrar também que é fundamental escolher marcas de boa qualidade, para evitar desperdício de material e ter uma durabilidade maior da pintura.

Preparada a massa, chega o momento de aplicá-la na parede. Parta por etapas, sempre de cima para baixo e de maneira vertical, até terminar tudo em um mesmo local, já que se a massa secar não será mais possível riscá-la. Importante lembrar que se deve aplicar a massa de maneira que fique sobrando um pouco de material, de forma semelhante a uma crosta, mas sem exageros, pois ela deve ficar com uma consistência ideal para ser riscada.

Assim que a parede estiver totalmente com a massa para grafiato, é o momento de começar a fazer os riscos. Utilize a desempenadeira, fazendo movimentos repetidos para deixar os riscos mais uniformes. Caso deseje uma textura que tenha os riscos somente na direção horizontal, você deve passar a desempenadeira apenas neste sentido. Porém, é possível elaborar os riscos na direção que desejar, optando pelos estilos que mais combinarem com a decoração de sua residência.

A parede estará pronta assim que ela estiver completamente riscada. Vale lembrar que para que os riscos fiquem perfeitos, deve sempre sobrar resíduos de massa de grafiato na desempenadeira.

No que se refere à cor desejada para o grafiato, existem duas maneiras de obter a pintura texturizada na tonalidade que combine com seu ambiente: ou você já compra a massa para grafiato na cor pretendida, ou então, assim que secar completamente, aplica uma tinta convencional por cima.


Categoria(s) do artigo:
Pintura

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • Oi estou querendo fazer uma parede da sala, mas ainda tenho algumas duvidas, se eu comprar a massa bca faço o desenho que quero e depois posso passar esse gel (nao sei o nome)para pintar como funciona isso, e depois precisa fazer mais alguma coisa, ou é só esperar secar e esta pronto.
    Obrigada pela atenção.

    Michelle 15 de janeiro de 2013 23:09 Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *