Pintar Casa

Se o orçamento apertou, mas você não quer abrir de dar uma melhorada no visual da sua casa, a única solução é pegar no pesado. Pinte você mesmo a sua residência. Nós preparamos todas as dicas para te ajudar nessa aventura!

Para começar, limpe as paredes. Para isso, você vai precisar de uma espátula. Com ela, retire tudo o que estiver descascando, manchas ou o que estiver irregular.

Pintar Casa

Pintar Casa

O segundo passo é lixar a parede. Se você não tem certeza de que lixa deverá usar, pergunte na loja, e o vendedor te dará aquela mais adequada. Para que o seu trabalho seja menos cansativo, ao invés de usar a lixa direto na parede, enrole-a em um pedaço de madeira.

Se você resolver também pintar o batente da porta, isto é, a parte de madeira, será necessário fazer o mesmo procedimento anterior, porém, a lixa deve ser diferente. E na hora da limpeza, uma escova de aço (própria para limpeza de madeira) será mais indicada. Também poderá ser usado um líquido para retirar possíveis marcas de tinta. Só em casos extremos é aconselhado usar um produto de derretimento ou removedor de tinta.

Ainda existe um outro tipo de preparação que em alguns casos é necessário fazer. Se a parede tem aquele buraquinho deixado por um quadro, feche-o e depois de seco lixe-o e certifique-se que a parede ficou lisinha naquele ponto. Também confira se a parede não possui pontos de mofo, e se tiver, remova tudo.

Uma vez que está tudo limpo, chegou a hora de preparar a parede para receber a tinta. Se você pretende usar uma tinta látex, a base deve ser do mesmo produto. Se a tinta foi diluída no solvente, a base deve ser com solvente. E se for madeira, use a base apropriada para esse tipo de material.

Um detalhe importante: antes de começar a preparar a parede da casa para pintura, cubra os móveis e o piso. Outra coisa: proteja os cantos das portas e do chão com fita adesiva, assim como as janelas.

Caso você resolva pintar também a parte externa da casa, é melhor lavá-la antes de iniciar o processo de preparação. Use uma mangueira de jardim e, antes de começar a trabalhar, certifique-se de que as paredes estão bem secas.

Cálculo da tinta que será usada para pintar a casa

Não é bom comprar nem tinta a mais e nem a menos. Por isso, fazer o cálculo dos gastos é imprescindível.

Leve em consideração o estado da parede. Quando se trata de casas que recebem muita umidade, é preciso passar mais de 1 camada, até 3 vezes a tinta, para que não fiquem marcas.

Use um rolo pequeno para as partes estreitas, um rolo grande para pintura pesada e um pincel para os detalhes. Desse modo, você evitará o desperdício de tinta.

Tire a medida do perímetro da sua casa e multiplique pela altura (mais ou menos). Se a tinta para parte externa for diferente, diminua 6m2 para cada porta e 4,5m2. O valor obtido deverá ser dividido pela área de cobertura assinalada na lata de tinta, o que significa quantos galões para cada camada. Depois, é só pensar quantas camadas você pretende passar.

.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Pintura

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *