Grafitar

Grafitar é uma arte ou uma manifestação artística reproduzida em espaços públicos. Existem muitas pessoas que confundem a arte de grafitar com a pichação, que é uma forma de vandalismo, que consiste em pintar prédios, muros e fachadas, sem autorização dos proprietários, com desenhos ou palavras de ordem, palavras obscenas e outros termos que muitas vezes não entendemos. Nesse artigo nós vamos falar um pouco sobre o grafitismo, as suas origens e as técnicas empregadas.

A Origem do Grafitismo

O grafite é definido como uma inscrição artística feita em uma parede, assim podemos dizer que a origem do grafitismo está na antiguidade quando o homem das cavernas pintava e fazia rabiscos nas paredes das cavernas, no Império Romano também haviam vestígios de grafites nas paredes.

Trabalho

A arte de grafitar como uma forma de arte contemporânea e urbana surgiu nos Estados Unidos na década de 70, na cidade de Nova Iorque. Inicialmente eram simples marcas nas paredes das cidades deixadas pelos jovens, contudo com o passar do tempo essas marcas evoluíram, até se tornar desenhos, alguns deles utilizando técnicas bastante elaboradas.

Arte urbana

Inicialmente a arte com grafite esteve ligado a movimentos culturais como o Hip Hop, e era uma forma de manifestação da opressão em que vive a humanidade, especialmente as classes menos favorecidas, assim o grafite servia para refletir a realidade vivida nas ruas. hoje a arte com grafite já é considerada uma manifestação cultural e artística urbana, sem vinculação a outros grupos.

Grafite no Brasil

Inicialmente o grafite surgiu em na cidade de São Paulo introduzido como uma cópia do estilo que havia em Nova Iorque, contudo logo assumiu aqui o estilo brasileiro, e se tornou uma forma de arte popular, colorida e com muita força.

Cultura

Apesar de muitas vezes ainda ser usado para denunciar a opressão dos menos favorecidos, hoje o grafitismo é considerada uma importante manifestação artística, de tal sorte que encontramos nas ruas diversos prédios, inclusive prédios públicos com trabalhos de grafismos, sendo o estilo do grafiteiro brasileiro reconhecido mundialmente como um dos melhores do mundo.

Técnicas de Grafite

Os principais materiais utilizados pelos grafiteiros são as tintas spray e o látex, porém existem algumas técnicas que podem ser associadas ao grafite que são a areografia e o estêncil.

A areografia é a utilização de um aparelho que se parece com uma caneta por onde sai à tinta que é conectada a um compressor de ar. O estêncil é a técnica que aplica “moldes” ou “carimbos” na pintura. O estêncil pode ser feito a partir de letras ou gravuras.

Tecnicas

Hoje nas ruas de algumas cidades brasileiras podemos encontrar verdadeiras obras de arte feitas em grafite sobre muros e fachadas, são artistas populares que precisam ser valorizados.

Um comentário

  1. gostaria de saber o endereço aonde posso aprender a grafitar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>