Artesanato em Papel Machê

O papel machê é uma massa usada para se fazer os mais variados artesanatos, especialmente peças, já que é bem fácil de ser trabalho, resultando em incríveis trabalhos. Mas como você pode perceber, para fazer esses artesanatos é preciso que se tenha à mão o papel machê, então, logo abaixo veja como fazê-lo.

Aprendendo a Fazer Papel Machê

Papel machê é um material ou massa rígida e bastante simples de ser feita e que pode ser usada para recobrir diversas formas de superfícies. Normalmente ela é utilizada na fabricação de artesanatos e assim, se conseguindo compor tipos variados de frutas, esculturas, bonecos, tigelas, marionetes e ainda mais.

Uma grande vantagem desse material é que há uma grande facilidade de pintá-lo, permitindo que sejam adicionados cores fortes, texturas, e designs diferenciados à finalização do produto. Logo abaixo você poderá entender como é feito o papel machê.

Papel Machê

Para começar, deixe livre a área em que você irá trabalhar. Lembrando que para se compor o papel machê é preciso um pouco de bagunça. Por isso, coloque uma proteção nas superfícies em que irá trabalhar usando revista ou jornal velho. Isso facilitará bastante a organização posterior.

Enquanto você procura o revestimento para sua área de trabalho, procure os materiais seguintes:

Materiais

  • 01 bacia ou tigela grande
  • 01 Tubo de cola branca ou um pote de farinha de trigo
  • Água limpa
  • Uma superfície que será usada como base para se fazer o papel machê
  • Pincel
  • Jornal que será usado para o papel

Passo a passo

Pegue as folhas de jornal velho e rasgue em tiras longas, com uma largura aproximada de 2,5cm. Saiba que em cada tipo de artesanato se usará medidas e formatos diferenciados. É melhor rasgar do que usar a tesoura para cortar. As tiras rasgadas têm melhor aderência na massa do que aquelas que são cortadas.

Opte por um dos 02 métodos para conseguir o papel machê. Ainda que haja variações pequenas entre os métodos, o objetivo é o mesmo. Escolha aquele que melhor lhe convir.

Usando Cola

Coloque numa tigela uma medida de água e duas medidas de cola branca. A quantidade a ser usada deverá ser correspondente à quantidade desejada de papel ou de massa. Ou, caso tenha cola bem resistente, apenas uma medida de água para uma cola de já será suficiente.

Usando farinha

Ponha uma medida de água e uma medida de farinha.

Para as duas versões, misture os ingredientes de acordo com as medidas acima. Para fazê-lo, use um pincel e até mesmo outro objeto para misturar. Faça a mistura até conseguir uma substância homogênea. Se a mistura ficar rala ou grossa demais, busque acertar o ponto. Junte mais cola se ficar muito rala ou, se estiver mais grossa, mais água.

Ache uma superfície para fazer a aplicação no papel machê. Ele pode ser usado em papelão, balões, ou numa forma que será o molde. Pode-se inclusive fazer a junção de 02 objetos com o papel machê criando arte. Essa massa adere em qualquer superfície.

Fazendo Bola Decorativa em Papel Machê

A dica aqui é passar o papel machê em uma bexiga, aqueles balões de festa. Ele precisa estar cheio e untado com óleo de cozinha, para que fique fácil a sua remoção depois da secagem do papel machê.

Pegue uma tira do papel e mergulhe na mistura de água e cola ou água e farinha. Esteja preparado para se sujar! Quanto mais sujo você ficar é sinal que o trabalho está sendo feito da forma correta.

Retire da tira o exagero da mistura, isso pode ser feito passando os de uma ponta a outra do papel. Deixe que o excesso caia na tigela.

Coloque a tira do papel no balão. Deixe que a mesma fique bem grudada na superfície dele, isso pode ser feito usando-se um pincel ou a ponta dos dedos. Procure remover todos os amassados ou dobras. Você precisará de uma superfície muito lisinha para conseguir fazer a decoração e a pintura.

Se quiser dar uma forma diferente ao papel machê, amasse o jornal envolto na mistura até que fique na aparência pretendida, ponha sobre a superfície e acrescente outra camada do papel conseguir nivelar bem. Dessa maneira você pode gerar textura, volume, e detalhes de maneira simplificada.

Cubra o balão com muitas camadas de papel machê. Isso deve ser feito até que se consiga ao menos 03 camadas de papel machê cobrindo toda a extensão do balão. Esse procedimento é usado de maneira a evitar que a peça se desmanche no momento da retirada do objeto usado como base. As múltiplas camadas ajudam na sustentação.

Ponha a primeira camada na vertical, a segunda na horizontal, e assim sucessivamente. Alterando o sentido das tiras, se torna mais simples de entender onde foi que colocou a última tira. Além do mais, assim a peça ficará mais resistente.

Ponha a bola para secar num local arejado e seco. Será necessário aproximadamente um dia toda para isso, de acordo com o tamanho da peça. Tente não colocar a mão na peça até que ela esteja completamente seca. Somente depois de passado o tempo pode-se conferir se de fato a secagem foi completamente e o papel está duro e pronto para ser trabalhado.

Passe para fase da finalização: a pintura. A bola decorativa pode ser pintada da forma que você achar melhor, e decorada também, basta que você faça tudo com bastante carinho e cuidado.

Dicas

  • Os pedaços de papel usados no papel machê não precisam obrigatoriamente ser tiras. Qualquer pedacinho de papel, do formato que for, pode ser usado.
  • Antes de dar início ao artesanato, veja se a quantidade de papel é suficiente para terminá-lo. Antes sobrar papel que faltar.
  • Procure usar sempre pedaços finos de papel, pois isso resulta num acabamento mais perfeito e liso, sem alterações. Da mesma maneira, pequenos pedaços também são melhores para montar outros formatos.
  • Via de regra o papel machê demora mais de quarenta minutos para sua secagem completa.
  • Depois de seco o papel machê pode ser pintado com tinta acrílica. Ajuda ainda, passar algumas de mãos de spray fosco entre a tinta e o papel machê, evitando assim que a tinta possa descascar.
  • Para ajudar no trabalho use luvas de látex, já que as mãos ficam bastante grudentas.

O papel machê é muito fácil de fazer, é um material resistente que pode ser comparado ao biscuit. A diferença entre os dois é que encontramos receitas de massa de papel machê para fazer com papeis reciclados, como jornais e revistas e até mesmo folhas já usadas de cadernos velhos. Com a massa de papel machê você pode confeccionar artigos de enfeite, como bonequinhos para colocar na estante e objetos decorativos para pendurar na parede, pode fazer máscaras e esculturas. Esse material pode ser utilizado junto com outros, como por exemplo, junto com a cabaça, um fruto tipicamente utilizado no artesanato brasileiro.

Quem trabalha com artesanatos sabe que muitas vezes devemos unir beleza à utilidade, por isso muitas pessoas que trabalham com artesanato investem na confecção de objetos como potes, pratos e cumbucas, tudo para vender e mostrar seu trabalho. Esses objetos são uma ótima opção para presente,  pois o custo de produção é baixo e a revenda acaba saindo barata também.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Papel

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *