Decoupage em Lata

Depois de tanto tempo agredindo o meio-ambiente, hoje o homem reconhece a grande necessidade de cuidarmos do nosso planeta. A reciclagem está em alta nos dias atuais e muitas pessoas utilizam materiais recicláveis para realizar ate.

As latas são um bom exemplo disso. Elas podem ser modificadas com diferentes técnicas de artesanato, entre as quais a decoupage. As latas podem ser modificadas com cores e materiais diferentes e depois de prontas podem ser utilizadas para diferentes propósitos.

Até há pouco tempo restrita às caixinhas de madeira em MDF, a técnica de Decoupage, que transfere desenhos de guardanapos especiais utilizando tintas e colas especiais, graças à criatividade dos artesãos brasileiros, também passou a ser utilizada também em latas, resultando em belos artigos para serem utilizados na decoração da casa e para se presentear.

Decoupage em Lata

Decoupage em Lata

Além disso, trata-se de uma ideia ecologicamente correta, já que você pode utilizar as latinhas de aço que possui em casa, como as de leite em pó, e que iria descartá-las. Dessa forma, você irá utilizá-las para fazer lindos presentes, a custo quase zero, impressionando as suas amigas e com o tempo, poderá se aprimorar e até vender suas criações.

Uma lata decorada com a técnica de Decoupage pode ser presenteada sozinha, ou servindo como embalagens para presentes para dar às amigas nos seus aniversários, chás de cozinha ou bebê, podendo ser recheadas com bombons ou doces, bem como por um pano de prato com desenhos e cores semelhantes com as da lata, e o que mais a sua imaginação mandar.

No blog Reciclagem com Arte, existe um passo a passo bem explicativo para fazer Decoupage em Lata. Você vai precisar dos seguintes materiais: laço ou fuxico decorativo; arame para a alça da lata, encontrado em lojas de ferragens; tinta PVA; guardanapo especial para Decoupage; primer para metais ou galvite; pincel; termolina ou verniz à base de água e uma lata de aço que deve estar limpa com álcool e sem rótulo.

Com a lata limpa, passe uma demão de primer para metais em uma cor clara dentro e fora da lata. Aguarde secar por pelo menos 24 horas e em seguida pinte a lata com um primer para metais em uma tonalidade mais escurecida, de preferência aproximada com a cor do guardanapo para Decoupage que será utilizado no trabalho.

Decoupage em Lata

Decoupage em Lata

Não existem muitas diferenças entre a Decoupage em madeira com a Decoupage em lata. A diferença é que se deve cortar o guardanapo de forma que fique no tamanho exato do rótulo da lata de aço, além de procurar deixá-lo bem fino, com apenas uma camada, para que ele mantenha uma boa aderência na superfície da lata.

Inicie posicionando o guardanapo na superfície da lata, e use um pincel macio para passar o verniz, de maneira bem delicada para não rasgar. Caso seja necessário, corte o pedaço de guardanapo que restar.

A artesã Maíra Fontoura, responsável pelo Blog Reciclagem e Arte, dá uma boa ideia para dar um acabamento na peça, utilizando uma pintura com o estilo de “chuva americana”. Para obter o efeito, Maíra explica que se deve molhar uma escova de dente velha em um pouco de tinta, e usar o dedo polegar para respingar a tinta na lata cuidadosamente. Você pode fazer esse procedimento dentro e fora da lata de aço.

Maíra também explica como se deve furar a lata e fixar a alça. A artesã utiliza uma ferramenta semelhante a um prego, entretanto conta com a ponta mais afiada, caso não encontre essa ferramenta, pode ser utilizado um prego comum.

O passo a passo completo para se fazer a Decoupage em lata pode ser obtida acessando o site da artesã: http://reciclagemearte.blogspot.com/. Para conferir as fotos do passo a passo, acesse o link: http://www.aprendaaqui.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=333:decoupage-em-lata&catid=44:reciclagem&Itemid=188

Decoupage em Lata

Decoupage em Lata

3 comentários

  1. escrive meu nome errado aurelia coutinho

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>