Como Fazer Chinelos Com Decoupagem

A decoupagem em chinelos é uma técnica de artesanato e pode ser feita por qualquer pessoa, já que se trata de um trabalho manual muito simples e fácil de colocar em prática. Usando a decoupagem você deixará o chinelo com um visual diferente e bonito, tudo vai depender do quanto seja a vontade de enfeitá-lo. É um modo divertido e prático de ter um calçado que tem a sua cara. Para que você realize esse trabalho manual sempre problemas, a seguir, listamos as instruções, com cada etapa fazer a decoupagem. Confira!

Como Fazer Chinelos Com Decoupagem

Como Fazer Chinelos Com Decoupagem

Instruções Para Fazer Decoupagem Nos Chinelos

  1. O primeiro passo é escolher o par de chinelos, que já vamos adiantar, deve ser um par de havaianas ou qualquer outra marca, mas exatamente igual ao modelo tradicional de borracha.Comece retirando as tiras de ambos os pés do par de chinelos, deixando somente as solas. Em seguida, com a ajuda de um pincel, passe cola em toda a sola de cada pé de chinelo (um de cada vez, obviamente). É necessário esperar que a cola seque, então, deixe as solas de lado, porque demora em média de 10 a 15 minutos para que fiquem prontas.
  2. Enquanto você está esperando que a cola nas solas seque, pegue o guardanapo (só serve aquele que é específico para fazer o artesanato), corte-o em duas partes. Cada uma desses lados do guardarnapo será usado em uma das solas, por isso, na hora de cortar, corte-os sempre um pouco maior do que cada uma delas.Vale ressaltar que quando você compra esse guardanapo próprio para decoupagem, na embalagem vem exatamente 3 folhas, porém, aquela deverá ser utilizada é a folha estampada. Para usá-la será necessário retirar as outras duas. Esse processo pode ser feito pegando uma ponta do papel e abrindo o guardanapo até que a folha seja completamente retirada.Imagem de Amostra do You Tube
  3. Se as solas, que você passou cola, já estão secas, pegue-as novamente e coloque a folha cortada (guardanapo)em cima de cada uma delas, com muita atenção, para que fique bem esticada. Para fazer essa etapa, segure bem uma das pontas da folha e com a outra ponta, passe por cima do papel retirar as possíveis bolhar de ar ou frisos que podem se formar. Usando a régua passe em toda a extensão da sola já coberta com a folha para deixá-la lisinha e sem ar, terminado a colagem do guardanapo na superfície do chinelo.Essa é etapa deve ser feita com muita atenção e calma, para não ficar com falhas.
  4. Começamos a fazer o acabamento, é hora de retirar as sobras do papel que foi colado na sola, para isso, passe uma lixa de unha ao redor de cada uma das solas. O movimento correto é de cima para baixo. Você conseguirá retirar somente as sobras, quando o tecido for rasgando e as rebarbas podem ser eliminadas com a ajuda de uma tesoura.
  5. Nesta etapa da decoupagem dos chinelos, você deverá novamente trabalhar com a cola. Pegue o pincel e o produto e passe sobre o tecido (guardanapo), em cada uma das solas. Você precisa espalhar bem a cola e se certificar de que toda a dimensão de cada uma das superfícies do chinelo foram cobertas.Essa etapa é importante para garantir que o tecido ficará muito bem fixado na sola do chinelo, por isso não poderá ficar sequer um pequeno pedaço sem a cola.Imagem de Amostra do You Tube
  6. Agora vamos finalizar a decoupagem de chinelos. Com a ajuda de uma tesoura, abra os buracos onde ficam as tiras do chinelo. Mas, atenção, só faça isso, depois de 48 horas que você passou a cola sobre as solas.Algumas pessoas, para terem certeza que o guardanapo ficou bem fixado, preferem passar duas vezes a cola, a primeira, esperando 48 horas para secar e depois mais uma, e esperar o mesmo tempo, para só depois fazer os furos das tiras.
  7. Usando um outro pincel, aplique verniz em toda a dimensão de cada uma das solas e espere passar pelo menos 1 hora para secar, em seguida, recoloque as tiras e pronto. Você acaba de fazer uma decoupagem nos chinelos!

Conheça Alguns Tipos De Cola Para Fazer Decoupagem Disponíveis Nas Lojas

  • Cola multcolage da Acrilex: esse é um produto da marca especialmente elaborado para fazer colagem em borracha, e por isso, serve para fazer decoupagem em chinelos havaianas com papel. A embalagem tem a tampa laranja. Antes de usar, porém, é recomendado fazer o teste, além de seguir as indicações da embalagem. Algumas pessoas, em blogs, afirmam que a cola não é de boa qualidade, que no teste, perceberam que descola facilmente.
    Cola multcolage da Acrilex

    Cola multcolage da Acrilex

  • Super cola pano da Acrilex: esse outro produto, também da mesma marca anterior é específico para colar tecidos. Um material que para fazer a decoupagem é mais difícil de trabalhar. Um outro problema é que esse produto não é resistente à água.
  • Cola Multcolage da Acrilex: Você consegue identificar esse produto através da tampa, que é azul. Ela também é recomendada para uso em tecidos, e não é escrito no rótulo que é resiste à água, o que nos leva a crer que não é. Pesquisando sobre o desempenho do produto para decoupagem em tecido, descobrimos em alguns blogs, que não cola muito bem.
  • Cola de sapateiro ou cola de contato: É claro, que sendo uma cola de colar sapatos, não deixa ninguém na mão, quanto a qualidade. Porém, não dá para ignorar que o cheiro é fortíssimo e uma pessoa que não está acostumada, pode acabar passando mal. Se você estiver disposta a usar a cola de sapateiro, aconselhamos a preparar o que tem que fazer e levar para um sapateiro aplicar o produto. Até porque, além do cheiro forte, quem não está acostumado usá-la acaba fazendo uma grande sujeira.
  • Cola Pano da Glitter – Segundo pesquisas na internet, quem apostou nesse produto para fazer decoupagem em chinelos se diz muito satisfeito com o resultado. A cola, que também serve para fazer trabalhos em garrafas plásticas, cola direitinho e mesmo que depois de feito, o chinelo tenha contato com a água, ela não descola. Essa cola pode ser usada tanto nos modelos feitos com pano quanto nos feito com guardanapo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>