Decoupage com Guardanapo

O artesanato traz mais vida e alegria às peças, sejam elas de decoração ou para o uso diário, tudo fica mais bonito e atrativo.

Uma das técnicas mais simples e utilizadas para melhorar as peças é a decoupage, que consiste na colagem de figuras em madeira, vidro, mdf, e com uma demão de tinta e verniz, traz vida nova a qualquer objeto, até personalizando-o.

A decoupage pode ser feita utilizando-se os guardanapos artesanais feitos em papel, para enfeitar abajur, porta escova de dente, vasos, bandejas, porta-lápis, cestos de lixo, quadros, além de molduras para porta-retratos e tudo o mais que você desejar.

Decoupage com Guardanapo

Decoupage com Guardanapo

Você pode comprar os guardanapos com os modelos que preferir, desenhos, flores, imagens de casas, carros, motivos infantis como ursos, bonecas, além de personagens de histórias como Barbie, Moranguinho, Cars, Ben 10, Batman e muitos outros.

Depois de escolhido os desenhos que você vai querer aplicar, basta escolher a peça onde vai fazer a decoupage.

Para fazer a colagem nas peças, é necessário que a cola a ser usada seja de boa qualidade para a aderência do guardanapo seja completa e perfeita, por isso, a cola deve ser branca e as marcas mais adequadas são Acrilex, Corfix e Mural, que além de serem de boa procedência ainda têm um preço que vale a pena.

Primeiramente você deve lixar o objeto, para que sejam removidas todas as imperfeições ou aparas de madeiras, ter em mãos também uma boa tesoura de ponta de afiada e os guardanapos que vai usar, no mercado você pode encontrar um mais bonito que o outro e são vendidos por unidade ou em pacotes fechados, além da peça de madeira que vai receber a aplicação, mas antes ela deve estar com o fundo branco, ou seja, passada nela uma tinta branca, própria para madeira.

Decoupage

Decoupage

Depois, você recorta as figuras do guardanapo e coloca sobre a caixa, então passa a cola por cima, para que o desenho seja envolvido totalmente na peça, tudo com muito cuidado para que os desenhos dos guardanapos não se rasguem, sempre do centro para as pontas.

Coloca a peça para secar, então passa-se novamente a cola sobre o desenho e coloca-se para secar ainda mais uma vez.

Guardanapo

Guardanapo

Acabada essa fase é necessário que se passe um demão de verniz próprio para decoupage sobre toda a peça, este produto pode ser com brilho ou sem brilho, com pincel ou spray, depende do acabamento que você quer dar ao objeto.

Além do verniz, você também pode utilizar betume, anilina, para dar acabamento escuro e envelhecer os objetos.

Finalmente, você ainda pode fazer aplicações de flores secas, fitas e laços, assim o produto fica mais bonito e você ainda pode vender a um preço melhorou dar de presente para alguém querido.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>