Tapetes em Trapilho: Como Fazer

Os trapilhos são fios grossos que sobram do uso de algodão e lycra nas fácricas de tecidos, sendo muitas vezes vendidos em novelos. Uma maneira de reaproveitar esse material é elaborando artesanatos diferentes, o que fica mais fácil pela característica elástica do tecido. Aproveitados, sejam por inteiro, cortados de maneira uniforme em vários pedacinhos ou esfarrapados, podem gerar diversos acessórios, como bolsas, malas, colares, cestas, puffs, tapetes, entre outros.Embora muitas pessoas costumem comprar esses tapetes de trapilho em lojas de utensílios domésticos, de decoração e em feirinhas de artesanato, um tapete de trapilho é fácil de fazer em casa mesmo. O material básico, além dos fios, é a malha antiderrapante, que é um tapete cheio de furinhos, parecido com uma peneira. É através desses furinhos que vão passar os fios, que você corta em pequenos tamanhos, entre 8 e 10 cm de comprimento. Depois, é só dar dois nós, de modo que o tapete fique bem firme. Você pode puxar os fios com a ajuda de uma agulha de crochê, o que é um trabalho demorado, dependendo da malha utilizada. De qualquer forma, vale muito a pena, pois os tapetes ficam muito bonitos e alegres, podendo ser usados em qualquer cômodo da casa.Você pode fazer com apenas uma cor, como o preto, ou mesclar várias cores diferentes de trapilho. E uma terceira opção, um pouco mais diferenciada, é montar desenhos no tapete. Para isso, é bom ter o acompanhamento de um molde, elaborando desenhos usando trapilhos coloridos, ou você ainda pode intercalar várias cores, fazendo um tapete listrado, quadriculado, etc. No blog “Mimo e Bambino” (mimoebambino.blogspot.com), você encontra fotos do passo a passo desse lindo artesanato e vê como é uma malha antiderrapante.

Tapetes em Trapilho: Como Fazer

Tapetes em Trapilho: Como Fazer

Ao invés de comprar os trapilhos prontos de lojas de costura, você pode aproveitar alguma roupa que não use mais e fazer os modelos. Uma velha camiseta de algodão pode gerar lindos tapetes. Com a ajuda de uma régua grossa, o artesão consegue cortar vários trapilhos juntos de uma vez, todos do mesmo tamanho, para que o trabalho ande mais rápido. Para aprender a fazer, você pode visitar este link do blog “Agulhas e Pincéis”: http://agulhaspinceisemais.blogspot.com.br/2009/08/como-fazer-trapilho.html É possível sair um pouco do modelo formal e fazer tapetes ovais ou redondos no lugar dos retangulares e quadrados. O processo é diferente e um pouco mais complicado, parecido com a técnica do crochê. Porém, o resultado é belíssimo e também permite a mescla de cores e desenhos. Aproveitando os conjuntos, pode-se produzir kits para banheiro, com três tapetes, por exemplo. No blog “Trapos e Trapilhos” (traposetrapilhos.wordpress.com) você conhece alguns modelos em exposição. Os tutoriais disponibilizados na maior parte dos blogs especializados em artesanato são quase indispensáveis para aprender todos os detalhes da produção.

Um comentário

  1. boa noite, gostava de saber como faz para passar o desenho para a rede?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>