Tampas Decoradas Para Potes de Vidro

Uma das mais comuns embalagens que temos em casa é o famoso pote de vidro, que é largamente usado no armazenamento de conservas e outros alimentos, e que em muitos casos acabamos deixando de lado ou até jogando fora por não sabermos como reutilizá-lo. Entretanto, precisamos ter em mente que, ao invés de dar destinação errada para estes potes, podemos encontrar uma forma diferente e criativa de fazer o reaproveitamento dos mesmos, para que precisem ir para o lixo, ampliando ainda mais a poluição do meio ambiente.

Dicas para Decorar as Tampas e os Potes de Vidro

Uma maneira bem interessante de reaproveitar os potes de vidro é usá-los como objeto de decoração, fazendo isso através do artesanato. Decorar os potes de vidro e usá-lo depois como decoração pode ser feito a partir do uso de inúmeras técnicas caseiras, usando a colagem de tecido, a pintura em vidro, a aplicação de biscuit e ainda a decoupagem.

Todas elas podem ser usadas em potes de vidro de modelos e tamanhos variados, de acordo com a sua criatividade juntamente com os materiais que tiver ao alcance. Sendo assim, você terá vários potes de vidro personalizados e decorados, que servirão para guardar objetos, deixar a cozinha mais bonita, o quarto dos pequenos, a sala de estar, o chá de bebê ou até mesmo uma festinha infantil, de forma criativa e bem simples.

Revestindo as Tampas

Materiais Usados

  • Cola Branca
  • Retalho de tecido
  • Tesoura
  • Fitas de cetim para enfeitar
  • Lápis, caneta, ou giz próprio para costura

Como Fazer

  • Usando a caneta ou o lápis, trace o contorno da tampa sobre o tecido no lado avesso, deixando uma sobra de mais ou menos 02 cm (não necessita toda essa exatidão, depois o tecido será virado no lado direito e o traçado não será visto)
  • Com a tesoura corte no local traçado, sem dar muita atenção em seguir o contorno com exatidão.
  • Passe um pouco da cola diretamente na tampa e espalhe por toda a extensão usando a ponta dos dedos, use o mesmo procedimento no tecido escolhido.
  • Cole o tecido sobre a tampa e o que sobrar, modele dentro da mesma. Caso a cola seja pouca para colar adequadamente, aplique uma quantia maior, sem pensar em fazer economia, e não se preocupe, pois depois que secar, ela ficará transparente.
  • Não queira usar o pote enquanto a cola estiver molhada, senão o tecido poderá enrugar. Por isso, aguarde até que seque completamente e, depois, faça a aplicação das fitas, que podem ser em laços, soltas, de uma cor só ou coloridas.

O Passo a passo com fato pode ser acessado no site abaixo:

http://netasdamaria.com/?p=2121

Fazendo Vidros Decorados

Materiais Usados

  • Potes de vidros variados
  • Massa pronta para Biscuit
  • Extrusor
  • Tintas de várias cores para colorir a massa de Biscuit
  • Pequenos enfeites para colocar nas tampas
  • Cola quente ou branca

Passo a Passo

  • O início do trabalho deve ser feito a partir da higienização dos vidros e das tampas, que precisam estar limpos totalmente e sem os rótulos dos produtos. Depois é necessário que todos sejam bem secos, para que o trabalho não corra o risco de ficar comprometido.
  • Se não souber fazer a massa de biscuit, sem problema, basta comprá-la já pronta. Ela vem na cor branca, por isso, você pode adicionar a cor que quiser, de acordo com a sua necessidade.
    Caso seja uma pessoa bastante habilidosa, pegue a massa, acrescente a cor e faça os enfeites que serão colocados na tampa de biscuit, como laços, flores, balas e outros mais.
  • Se preferir uma maior praticidade, pode comprar diretamente nas lojas que revendem produtos para artesanato, certamente ficará maluco com a enorme variedade de produtos à venda.
  • Depois de deixar as tampas dos vidros completamente secas, pegue nas mãos uma porção da massa de biscuit e coloque a tinta da cor que quiser. Molde o biscuit seguindo o formato da tampa, usando o manejo que foi mais adequado para você. Pode deixá-la completamente lisa ou tracejar alguns desenhos, ou ainda fazer babado e coisa parecida. Aguarde a secagem.
  • Assim que a massa da tampa estiver seca, cole nela os enfeites que comprou ou que confeccionou.

Mais Modelos

Materiais necessários:

  • Passamarias Hak que estejam em harmonia com a cor e o estilo do tecido escolhido
  • Vidros de conservas com tampa, de qualquer formato ou tamanho
  • Retalho de tecido, preferencialmente em algodão
  • Cola branca ou cola quente e, se preferir cola universal
  • Um pouco de enchimento de silicone

a) Já com os vidros secos e limpos, tire dos mesmos as medidas referentes ao comprimento e a largura. Depois peque o tecido e corte na medida certa, lembrando de deixar uma sobra para fazer a dobra e assim, acabar o artesanato de forma acertada. Depois, disso, pegue a cola branca e passe em toda a parte do vidro e ali coloque o tecido, deixando-o completamente esticado. Vá posicionando com cuidado o tecido no vidro, para que o mesmo não enrugue. Assim que terminar de dar a volta, faça a dobra da ponta para o lado de dentro, assim o acabamento ficará bem mais bonito.

b) Passe um pouco de cola na lateral, em cima do tecido e em volta do vidro. Depois siga colando a passamanarias envolta e, aguarde até que a cola seque. Faça a mesma coisa na parte inferior do vidro.

c) Depois de decorado, aguarde até que o trabalho esteja bem seco. Enquanto espera, corte um pedaço de tecido que cubra completamente a tampa, fazendo com que sobre uma parte para ser dobrada no lado de dentro da tampa. Pegue a cola branca e passe em toda a extensão da tampa, por dentro e por fora, e ali coloque o tecido cortado, tendo cuidado para não deixá-lo enrugar. Depois, recorte um circulo e com a cola ponha na parte de dentro da tampa, para esconder as sobras de tecido que foram ali dobradas, formando um forro. Aguarde até que seque.

d) Corte outro circulo de tecido no tamanho que quiser, tendo cuidado para que não tenha tamanho maior que a tampa. Alinhave ao redor dele, puxe um pouco, até que se forme um saquinho, e encha-o com a espuma de silicone. Feche de vez e costure, para que não se abra.

e) Assim que a tampa secar, passe mais cola na lateral de e cole a passamanarias, fazendo pregas. Deixe que seque mais um pouco. Usando a cola quente, cole o saquinho que foi feito. Aqueles que não quiserem usar a tampa como se fosse um alfineteiro, podem decorar a tampa do vidro usando flores de fuxico.

Passo a passo com foto, acesse o site abaixo:

http://ftpormim.blogspot.com.br/2013/10/potes-de-vidro-com-aplicacoes-em-tecido.html

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Passo-a-passo

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • Lindos trabalhos e criativos, amei.

    Edenísia Gusmao 29 de Maio de 2015 21:54 Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *