Como Fazer Uma Mesa Aquário De Cano Pvc? Passo a Passo

No presente momento enfrentado pelo meio ambiente, com a grande interferência do homem, causando destruição no próprio espaço em que ele vive, surge a necessidade de aderir algumas práticas afim de pelo menos minimizar a proliferação de alguns objetos que são depositados incorretamente na natureza.

Dessa forma, uma das opções mais acessíveis e viáveis é aderir a pratica da reciclagem de diversos materiais e que muitas vezes pode ser ligada com a pratica do artesanato sustentável. Pensando nisso, o texto a seguir irá apresentar diversas formas de fazer artesanato sustentável com material reciclável que ficam sem alguma finalidade especifica dentro de casa, como garrafas pets, canos PVC, latinhas, papel, vidros, plásticos entre outros.

 Influência Da Reciclagem Para O Meio Ambiente

Antes de mais nada é necessário entender que com o processo de globalização e com o crescimento da população, automaticamente existirão novas fabricas industriais que cada vez mais irão gerar rejeitos químicos que serão despejados no meio ambiente, ou seja, o crescimento populacional interfere diretamente na destruição do meio ambiente, pois a partir desse crescimento terá também um maior número de resíduos (inorgânicos e orgânicos) produzidos pelos homens.

E, então, dessa maneira devido a extrema quantia de lixo fabricada diariamente pela sociedade em todas as partes do mundo, o processo e o ato de realizar a reciclagem passa a ser essencial para que possa amenizar e cuidar da preservação do mundo e da qualidade de vida das pessoas também, pois de certa forma, a poluição não degrada apenas o ambiente e sim as pessoas em que vivem nele, causando doenças.

A pratica da reciclagem consiste na reutilização de forma aproveitável de determinado objeto que já teve sua atividade final encerrada. Porem, não há local apropriado para deposita-los, a reciclagem é uma forma de realocar esses objetos lhe dando uma outra utilidade ou criando uma nova peça fazendo o uso desse objeto.

O processo de reciclagem também gera ganhos econômicos para as empresas, prefeitura e tudo mais. Pois de certa forma, a pratica resulta em riqueza. As empresas utilizam da pratica para reduzir os seus custos em meio dos seus processos de produção, e ainda ganham visibilidade por utilizarem produtos recicláveis e por empregar essa prática dentro de suas empresas, a mídia e  defensores do meio ambiente veem isso como ponto positivo e a empresa ganha bastante prestigio dentro da sociedade.

Além de gerar lucros para empresas, preservar o meio ambiente e garantir a saúde da população, a pratica da reciclagem é também uma maneira de garantir a renda de muitas famílias carentes e pessoas, principalmente alguns moradores de rua, que são chamados de “catadores de lixo”, “catadores de papel”. E ainda também, existem pessoas que trabalham dentro de fábricas e usinas destinadas a realizarem reciclagem de materiais.

E ainda, o mais importante da prática da reciclagem dos materiais é a melhoria nos aspectos ambientais do lugar. Como por exemplo a menor poluição do ar, de rios e lagoas. Dessa forma, consequentemente, também irá diminuir a quantidade de rejeitos depositados diariamente em toda a cidade.

Reciclagem E Artesanato Sustentável

O artesanato sustentável pode estar diretamente alinhando com a reciclagem de materiais. Pelo fato de que, a pratica de artesanato sustentável consiste no reaproveitamento de objetos já utilizados que não possuem um lugar adequado para ser descartados se tornarem novas peças, e essas novas peças são feitas através do artesanato de forma que não prejudique o meio ambiente.

Através do artesanato sustentável, uma enorme quantidade de matéria prima pode ser reutilizada na produção de novas peças. Pode ser usado até mesmo para criação de mobília para decoração, ferramentas de utilidade geral ou apenas objetos para decoração.

Sendo assim, a prática da reciclagem juntamente com o artesanato sustentável traz para a sociedade um valor extremamente significativo, pois a partir delas pode se esperar uma melhor condição de vida para as pessoas, tanto na parte da saúde quanto na parte financeira, pois as duas praticas são fonte de renda de diversas famílias e de alguns moradores de rua.

Como Fazer Mesa Aquário Utilizando PVC

No mesmo contexto de reciclagem e artesanato sustentável, como já dito acima, muitos materiais são utilizados para criação de mobília. Pensando nisso, o texto a seguir irá apresentar um tutorial de como fazer uma mesa aquário utilizando canos de PVC. Em muitas residências em períodos de obra em casa, sobram diversos materiais que podem ser utilizados futuramente. E um desses materiais são os canos de PVC utilizado na tubulação da casa.

Essa mesa aquário é uma ótima opção decorativa para a casa, geralmente essa mesa é colocada no centro da sala, local onde se tem costume de recepcionar as vistas. Então, a mesa se torna um atrativo para quem chega. É uma estrutura totalmente diferente e fora do comum, e o seu valor é de baixo custo e pode ser usado com materiais que já possuem em casa.

Para fazer sua mesa aquário irá precisar dos seguintes materiais:

  • Fita métrica
  • Caneta preta
  • Serrinha (para cortar os canos)
  • 4 Peças de Tubo PVC com 10 cm de diâmetro U com porta lateral
  • 2 Peças de Tubo PVC com 10 cm de diâmetro (45 cm de comprimento)
  • 2 Peças de Tubo PVC com 10 cm de diâmetro (75 cm de comprimento)
  • 1 Tubo de cimento PVC
  • Tampo de mesa de vidro
  • Armação para colocar os canos (pés da mesa)

Depois que foi feita a separação dos materiais necessários é a hora de colocar a mão na massa e começar a produzir sua mesa aquário de PVC.

Em um local espaçoso, coloque todos os materiais separados para começar a produção.

Primeiro Passo:

Esse momento irá cortar as tubulações de forma que o aquário fique visível sobre a superfície de vidro. Para isso marque sobre o cano com o auxilio da caneta preta e da fita métrica para não haver erros, a distância de aproximadamente 5 cm de cada lado do cano (como uma margem) e você irá recortar o meio do cano, cerca de 40% dele.

Faça isso nas quatro tubulações sempre respeitando a margem de 5 cm de cada lado e recortando cerca de 40% do cano PVC. Esse corte é uma abertura da parte superior do cano, como a boca de um aquário mesmo, para que tenha a visão do que há dentro do cano.

Mesa Aquário Utilizando PVC

Mesa Aquário Utilizando PVC

Segundo Passo:

Depois de recortados os canos e devidamente separados, é a hora de fazer as ligações dos tubos. Para isso irá usar as peças com diâmetro U para unir todos os canos de PVC já cortados. Pegue o tubo de cimento e passe pelas margens deixadas anteriormente e cole, lembre-se que a parte da abertura irá ficar virada para a cima, sempre.

Depois de montada, essa estrutura dará forma a um retângulo.

Terceiro Passo:

Terceiro passo você irá precisar de uma espécie de armação metálica ou de madeira que servira como suporte para a tubulação, ou seja, os pés da sua mesa. É aconselhável que nessa parte o melhor a se fazer é mandar confeccionar por um profissional. Nessa estrutura, terá que ter nos 4 cantos uma espécie de U para que o cano fique seguro e encaixado ali.

Depois de separada essa peça, a única coisa a se fazer a colocar a estrutura de PVC sobre esses pés. Agora irá confeccionar seu aquário da forma que preferir, colocar algumas pedrinhas nos espaços abertos do cano, folhas entre outros. Em seguida, encha com água os canos e coloque seus peixinhos. Por fim, coloque a superfície de vidro sobre a armação de PVC e seu aquário está pronto.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Passo-a-passo

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *