Como Fazer Um Macaco Com Um Par De Meias

Atualmente, poucas pessoas têm tempo e disposição suficientes para passar um tempo costurando, no entanto, se você puder tirar um tempo para fazer um projeto criativo, fazer um macaquinho com um par de meias é uma ótima ideia.

Como Fazer Um Macaco Com Um Par De Meias

Como Fazer Um Macaco Com Um Par De Meias

Materiais Necessários

Para fazer isto, você precisará de duas meias (não precisa ser um par), fibra de enchimento ou espuma, tesoura, agulha e linha. Se você for usar espuma, pique em pequenos pedaços dentro de uma caixa e utilize no lugar da fibra.

Dicas Interessantes

Então, pegue as duas meias que você usará para este projeto, não precisa ser um par novo. Pode ser aquelas meias usadas que você guardou para doar, ou até mesmo aquelas que você separou por não ter mais achado o outro pé… Isto acontece muito com crianças, elas acabam perdendo um dos pés e você fica no prejuízo. Se guardá-las para fazer um projeto como esse poderá criar um macaquinho lindo para dar de presente para o seu filho.

Dicas Interessantes

Dicas Interessantes

É Bom Saber

Uma das meias será usada para fazer as pernas, o  corpo e a cabeça do bichinho. A outra meia você deixará para fazer o rabinho, as orelhas, os bracinhos e a boquinha do seu macaco.

Para ficar mais fácil, é melhor Virar as meias do avesso . A primeira meia será utilizada para fazer o pescoço e as perninhas. Este processo precisa ser feito com cuidado, mas você poderá observar os resultados e conseguirá fazer os ajustes necessários.

Primeiro Passo

Para começar, dobre a meia, achatando bem com as mãos a parte do calcanhar. O ideal é que você faça uma marcação dividindo pela metade a parte do pé da meia, desde as pontas dos dedos até bem perto do calcanhar.

Costurando

Segurando a meia dobrada, costure por um dos lados da parte marcada e novamente do  outro lado, cuidando para deixar mais ou menos 5 centímetros de espaço entre a marca feita e a costura.

Cortando

Se você fez tudo certo, agora é hora de cortar no meio, para separar as perninhas do seu macaco. Para finalizar esta parte, vire para o lado certo e encha com o material escolhido.

Fazendo o Pescoço

Para fazer a parte do pescoço, você precisará medir na meia o lugar que deseja, para em seguida costurar em volta com uma linha resistente.  Recomenda-se que você utilize pontos bem largos, para ficar mais fácil ajustar o pescocinho. Se você deixar os pontos separados, poderá puxar ou soltar conforme o necessário. Quando estiver satisfeito, amarre as pontas da linha.

Enchendo a Parte Da Cabeça

Com o diâmetro do pescoço na largura desejada, encha a parte da cabeça do macaquinho, cuidando para que fique com a forma adequada, preferencialmente bem arredondada. Em seguida, costure cuidadosamente a abertura superior da meia.

Opção Interessante

Dependendo da meia que você está usando, se a parte de cima tiver uma cor diferente, você pode tentar fazer um chapeuzinho para o macaco, para deixá-lo ainda mais bonito.

Se você decidir fazer um chapéu para o seu macaquinho, precisará deixar a parte de cima da meia aberta, abrindo-a ou prendendo-a em forma de cone.

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=od2tjy-VcKw[/youtube]

Fazendo o Chapéu

Para fazer o formato de cone, você deverá juntar a ponta costurando-a com pontos largos, da mesma forma que fez no pescoço. Depois de fazer isto, simplesmente aperte até que o cone se feche. Em seguida, siga as bordas com os dedos e empurre-as cuidadosamente para dentro. Com as pontas dobradas, costure bem a abertura e feche-a.

Lembre-se

Lembre-se que você pode personalizar o chapeuzinho, por isso não se preocupe se parecer um pouco estranho no início, pois conforme você for costurando, o macaquinho vai tomar forma e ficará muito mais fácil improvisar.

Os Braços

Depois de terminar de preparar a primeira meia, é hora de passar para a outra meia que você separou. Esta meia será usada para fazer os braços, a boca, o rabo e as orelhinhas do macaco. Para essa parte, você precisará usar a tesoura para separar uma parte da meia para fazer o rabo, que deverá ser costurado na parte de baixo do corpo da primeira meia, bem onde seria o traseiro do seu macaquinho.

Cortando a Meia

Esta segunda meia precisará ser cortada em várias partes, mas não é tão difícil. Você pode fazer os braços da mesma maneira que fez com as perninhas, ou seja, cortando e costurando as laterais, para poder enchê-las. Com isso, você terá dois braços soltos que deverão ser costurados no lugar certo, deixando-os no mesmo nível um do outro.

O Nariz e a Boca

As partes do calcanhar da meia podem ser utilizadas para fazer o nariz e a boquinha, que deverão, por sua vez, ser costuradas na parte da cabeça do macaquinho.   Após ter cortado as partes do calcanhar, costure a parte de baixo no focinho do macaquinho.

Cuidados

Tenha cuidado para costurar os lados certos juntos, para que quando você for dobrar o nariz, o lado de fora tenha ficado uma dobra. Agora, acrescente o material que você está usando como enchimento na boquinha.

Segunda Parte

Em seguida, dobre a ponta e costure-a no focinho. Em seguida, vire as partes avessas das orelhas que você separou para dentro e feche-as com alguns pontos.

Quando estiver satisfeito com o tamanho das orelhas, meça bem para que fiquem no lugar correto e costure-as nas laterais da cabeça do macaco, com muito cuidado para que fiquem no mesmo nível, ou seu macaquinho vai ficar meio aleijado, o que, obviamente não tem problema nenhum.

Para Finalizar

Para finalizar, utilize dois botões entre o narizinho, para fazer os olhos, costurando-os no lugar correto.

Novamente, não se assuste se seu macaco parecer um pouco esquisito, essa é a idéia. Precisa ser um objeto artesanal, feito com carinho e amor. Se você resolver colocar as crianças para ajudá-lo, tenha cuidado com agulhas e as tesouras, para evitar acidentes. Divirta-se com suas criações!

Gerando Renda

Se você gostar de fazer isto, pode até tentar vender suas criações.  Muita gente está ganhando dinheiro vendendo estes brinquedos artesanais por encomenda. Basta fazer um macaquinho diferente, pegar sua câmera e tirar umas fotos.

Depois, coloque as fotos na internet, mande-as para seus amigos e peça-lhes para divulgar seu trabalho. O bom é que não tem dinheiro perdido, se você não tiver clientes, não precisa trabalhar.  Entretanto, muitas crianças adoram estas invenções, e os adultos também.

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=IQgHubzzIAc[/youtube]

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Passo-a-passo

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *