Como Fazer Shampoo Caseiro

Lavar os cabelos é um dos grandes prazeres que podemos ter na vida. Só em imaginar aquela água quentinha descendo pela cabeça, já causa uma sensação maravilhosa de bem estar e de tranquilidade. Afinal, quem não deseja ter as madeixas sempre cheirosas e brilhantes.

[youtube]https://www.youtube.com/watch?v=garYQwUa9zE[/youtube]

Mas apesar de todos os cuidados que temos com os cabelos, nem sempre conseguimos um resultado que seja aceitável, talvez pela forma incorreta de lavagem ou até mesmo pelo uso de produtos errados, repletos de química e de substâncias que levam embora a saúde dos cabelos. Então, como dizem por aí, quanto mais natural melhor, talvez a máxima também valha para os produtos capilares, como o shampoo.

Você já pensou como seria legal se fizesse em casa mesmo seu shampoo, sabendo certinho quais os ingredientes que nele foram inseridos, podendo escolher os melhores, para deixar seus cabelos e os de sua família muito mais saudáveis. Para ajudar nisso, vamos deixar logo abaixo uma receita com o passo a passo sobre como confeccionar shampoo caseiro.

Fazendo a Linha “No Poo”

Criado nos Estados Unidos, o No Poo é um movimento que entende que a enorme quantidade de produtos químicos colocados nos condicionadores e shampoos acaba causando danos à saúde, inclusive afetando os cabelos. E que, ao contrário do que podemos pensar, em lugar de auxiliarem na resolução dos problemas capilares, esses compostos industrializados passam a agir nos fios da mesma forma que um detergente de cozinha.

O No poo, com suas ideias diferentes, já possui adeptos ao redor do mundo e, os mesmos, aderiram ao uso de condicionadores e shampoos caseiros ou orgânicos e bem naturais.

Fazendo Shampoo Caseiro – Aprenda a fazer um shampoo natural e caseiro, sem produzir grande quantidade de espuma e apresentando a mesma eficiência.

Para os adeptos do No poo, os shampoos comprados nos mercados e que contém silicone em sua composição e demais substâncias, proporcionariam uma sensação equivocada de maciez, limpeza e brilho aos fios, e, na verdade, fariam com que o couro cabeludo se tornasse seboso e sobrecarregado.

Para ver se o que o movimento diz faz sentido ou não é preciso experimentar, por isso, logo baixo você poderá experimentar uma receita de shampoo natural feita em casa, bem simples e também barata. Mas não esqueça, ele não faz espuma! 

Shampoo Caseiro 1

Ingredientes:

Essa receita fabrica uma quantidade que dura em média duas semanas, caso queira uma quantidade maior, dobre a receita

  • ½ xícara grande de vinagre de maçã
  • 01 xícara grande de de bicarbonato de sódio
  • ¼ de xícara grande com azeite de oliva, não pode ser óleo composto, tem de ser azeite puro
  • 03 xícaras grandes de água limpa e filtrada
  • 02 embalagens próprias para acondicionarem o produto

Ingrediente extra: Você pode juntar ainda algumas gotas de aromatizante, ou seja, óleo essencial de camomila, lavanda, erva doce ou qualquer outro que seja de sua preferência. 

Modo de uso e preparo:

Para começar, numa recipiente grande coloque primeiro o bicarbonato de sódio, o óleo essencial e a água. Este é o principio básico da receita, essa mistura será a responsável por fazer a limpeza dos cabelos, ou seja, é o shampoo em si.

Numa outra vasilha misture o azeite e o vinagre, essa propensa mistura atuará como uma forma de condicionador e deve ser usada já que é fundamental para proporcionar o equilíbrio do pH do bicarbonato.

Agora que já fez as misturas necessárias, com os fios já molhados, faça a aplicação da primeira mistura com suave massagem no cabelo. Não fique preocupado, ainda que o produto não faça espuma, está limpando os fios da maneira correta. Deixe que os produtos escorram em toda a extensão do cabelo, entretanto, não esfregue. Logo depois faça o enxague do produto com a outra mistura.

Depois é só enxaguar bem. 

Shampoo Caseiro 2

Ingredientes Necessários

  • Sabão de Castela, que pode ser em barra, algo em torno de 100 gramas, mas caso prefira líquido, vai utilizar aproximadamente 200 ml do produto.

O que é o sabão de Castela? O nome sabão de Castela é dado àquele produto conseguido através do uso de fontes de óleos vegetais, totalmente diverso do sebo tradicional. A fonte de óleos mais tradicional e comum encontrada para fabricar tal sabão é o azeite de oliva, porém, outros óleos também têm caído no gosto dos usuários, como o de jojoba.

O sabão de Castela tem apresentado uma maior suavidade para o couro cabeludo e também para a pele. Ele pode ser adquirido em lojas que vendem produtos naturais ou ainda naquelas de artigos importados, sendo que determinadas marcas possuem versões com diferentes aromas. Tanto pode ser comprado em barra como em líquido, sendo que o em barra é bem mais simples de ser encontrado.

  • 200 ml de Água desmineralizada, usada somente caso utilize o sabão em barra Castela. Esse tipo de água pode ser comprada em postos de gasolina, já que são usadas em baterias por serem puras e custam em média R$ 4,00 o litro
  • 20 ml de Extrato glicólico ou 60 ml de gel de aloe vera
  • 5 ml de Glicerina Bi-destilada
  • 2 gramas de Ácido cítrico em pó
  • 15 ml de Óleo vegetal, que pode ser de jojoba, de semente de uva, dentre outros.
  • 30 gotas de Óleo essencial
  • 25 gotas de Óleo essencial de Melaleuca, também conhecido como  Tea Tree. Há ainda outras opções que podem ser usadas, como óleo resina de alecri, Óleo essencial de mirtilo, e outros.

Passo a passo:

Caso vá utilizar o sabão de castela em sua forma líquido, pule para o passo seguinte.

Pegue o sabão em barra, cor em finas tiras ou, se preferir, passe as mesmas num ralador, lembrando que tiras finas dissolvem bem mais rápido.

Numa panela de vidro, de inox ou esmaltada, não pode ser de alumínio, aqueça a água desmineralizada, e assim que abrir fervura desligue o fogo, e coloque o ácido cítrico até que se dissolva, junte assim o sabão, ralado ou líquido e mexa até que a mistura fique completamente líquida, aguarde até que esfrie.

Assim que estiver amornado, junte os demais ingredientes, e continue a misturar.

Com a ajuda de um funil, coloque o shampoo caseiro na garrafinha de plástico ou de vidro para armazenar. Lembrando que as embalagens escuras protegem melhor o produto contra a luz solar.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Passo-a-passo

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • amei

    márcia silva neves 21 de outubro de 2014 18:14 Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *