Como Fazer Print Collage

Aprenda a seguir a criar peças através da impressão de qualquer imagem, esta é uma técnica fantástica chamada Print Collage onde impressões em papel sulfite podem se transformar em rápidas e excelentes obras.

As obras podem ser feitas tanto em tecidos como em MDF.

Esta é uma técnica que poderá ser no vidro, mdf ou também materiais galvanizados. Veja a seguir uma demonstração técnica em uma camiseta e você poderá aplicar a técnica em outras finalidades, com exceção ao vidro onde a técnica é um pouco diferente.

Como Fazer Print Collage

Como Fazer Print Collage

Como Fazer?

Primeiramente você precisa de resina primer, e deverá ser passada em toda a superfície a ser utilizada no caso no exemplo podemos utilizar nas camisetas para ter um resultado fácil de entender. É importante não deixar faltar nenhum tipo de espaço vazio sem a resina.

Em seguida procure passar a resina transfer na imagem. A imagem poderá ser uma impressão a laser, que não tem como borrar e poderá passar para qualquer superfície.

Como Fazer?

Como Fazer?

Procure passar em toda a extensão, como dica utilize um plástico por baixo para não sujar outros materiais que você estiver utilizando. Em seguida procure colar a figura na camiseta onde foi passada a resina. A seguir procure colocar um plástico por cima, e vá passando um pano ou gase para tirar totalmente possíveis bolhas de ar que possam ter ficado embaixo, por isso faça este processo em torno de 5 minutos.

É importante deixar secar de um dia para o outro ou pelo prazo de no mínimo três horas. Assim que estiver seco, procure pegar uma esponja de água úmida e vá colocando aos poucos sobre o papel, que aos poucos irá sair. Neste primeiro momento procure tirar com cuidado. Em seguida procure passar um secador de cabelos para fixar a sua composição, esta que deverá ficar firme em sua camiseta. Não se assuste pois a imagem deverá ficar em um primeiro momento esbranquiçada, então novamente você irá pegar a bucha úmida e passar repetindo o mesmo processo anteriormente utilizado. O processo deverá ser realizado por 4 vezes. Para finalizar é interessante utilizar multicolagem na figura que já estiver pronta.

A seguir você deverá criar o acabamento, da forma que quiser, se quiser utilizar cola glitter poderá também utilizar ou ainda utilizar uma tinta acrílica sobre a imagem para deixar a mesma com brilho sem problemas, também é possível.

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=M5mCr1Q6czU[/youtube]

A Técnica Utilizada Em Printcollage Para Madeira

O segredo para se utilizar esta técnica, é em primeiro lugar se utilizar a resina transfer, é importante passar na peça toda sem deixar falhas, realizando mais uma vez impressões á laser, é importante passar a resina transfer dentro da imagem juntando e fixando em um processo muito simples.

O processo a ser feito deve ser também como no molde anterior. É preciso umedecer o material e retirar o papel. Podendo inclusive criar composições diferenciadas.

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=CcOQpMvfUhg[/youtube]

A criação dependerá se sua criatividade, se você quiser fazer bordados, criar modos diferenciados, ou colocar pedrarias.

Se quiser aplicar a técnica em vidros você poderá utilizar tons claros mas precisa utilizar a resina e faça todo o processo anterior. É importante ao passar o secador no vidro ter um pouco de cuidado pois ele poderá estourar, por isso é importante se manter uma distância.

Você irá poder lavar a camiseta ao terminar sem problema algum, ou caso precise talvez limpar os objetos a composição não irá sair.

As Técnicas De Colagem

A colagem ou a composição é realizada através de diversos materiais e também de várias texturas, podendo ser sobrepostas ou mesmo colocadas lado a lado, tanto em uma friação ou motivo de imagem. esta técnica já foi utilizada por diversos pintores famosos como Picasso. Este não é um processos muito antigo, é criativo e bem divertido, tendo por objetivos juntar uma mesma imagem em outras de origens diferenciadas criando uma peça bonita e também exclusiva.

A colagem já era conhecida antes do Século XX, apesar disto era considerada como uma brincadeira de crianças. O cubismo foi considerado o primeiro movimento artístico a se utilizar de colagens. Os cubistas costumavam colar pedaços de jornal ou mesmo impressos em suas pinturas, com isto a colagem acontecia com pedaços de jornal ou impressos em suas pinturas. Na época ao se abrigar no espaço do quadro de elementos retirados da realidade, os pedaços de jornal, tecidos, e ainda papéis de todos os tipos, construíam um suporte, uma obra prima que fica fora dos estabelecimentos de fronteiras rígidas entre as pinturas e a escultura.

A História Da Colagem

As técnicas de colagem foram utilizadas pela primeira vez na época da invenção do papel, isto na China em torno de 200 aC. Esta utilização da colagem se manteve porém bastante limitada, até o século 10 no Japão, onde na época os calígrafos começavam a aplicar o papel colado com textos sobre superfícies ao poder conseguir escrever seus poemas. A técnica de colagem inicial veio a ser utilizada na Europa Medieval e durante o século 13, onde eram utilizadas colagens com folhas de ouros e painéis que eram aplicados em catedrais góticas em torno do século 15 e 16. Com isto as gemas e também outros metais preciosos eram aplicados nas imagens religiosas, assim como ícones e também brasões de armas.

Foi então que durante o século 19 os métodos de colagem também foram utilizados entre os colecionadores de memorabíblia, ou seja a técnica aplicada a álbuns de fotos e também livros, isto é os livros de  Hans Christian Andersen , Carl Spitzweg. Entre outros.

Todas estas técnicas foram aos poucos sendo adaptadas e com a criatividade existem hoje muitas pessoas que trabalham criando este tipo de materiais de artesanatos. É muito importante que se aprendam todas as técnicas para que possam ser adaptadas posteriormente a informações muito interessantes, a técnica de criação dos materiais pode ser adaptada facilmente basta que se tenha o domínio desta criação.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Passo-a-passo

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *