Como Fazer Porta Níquel Usando Retalhos de Tecidos

Vivemos em um país onde a moeda corrente é o real e há dinheiro tanto em papel, quanto em moeda. Mas onde guardar todas as moedas que recebemos de troco em padarias, lanchonetes e afins?

Um bonito porta níquel é a mais maneira mais correta de guardamos as moedinhas, pois de grão em grão a galinha enche o papo e um troquinho é sempre bem interessante para comprarmos pequenas coisas. Há diversos modelos de porta níquel disponíveis no mercado, mas não têm a mesma beleza e glamour daqueles feitos de maneira artesanal e com retalhos, como os que serão ensinados logo abaixo.

Porta Níquel

Porta Níquel

Então, para que toda sua criatividade e bom gosto sejam colocados à prova, segue abaixo três modelos de porta níquel feitos com retalhos de tecidos. Certamente eles deixarão seu dia a dia mais alegre e festivo, aproveite!

Modelos de Porta Níquel feitos de Retalhos

Uma linda bolsinha para colocar as moedas é acessório imprescindível para toda mulher e, além disso, para quem o confecciona é bastante lucrativo, pois gastasse pouco tecido, trabalho e a pela beleza da peça o valor cobrado não pode ser tão pequeno.

As bolsinhas de retalhos podem ser feitas usando a técnica do patchwork e, para quem não sabe o que o termo significa, vamos às explicações: O artesanato feito em patchwork e também quilt é uma técnica feita a partir da união de diversos pedaços de tecidos.

Imagem de Amostra do You Tube

O patchwork é a junção de retalhos unidos de maneira a criar desenhos, quando se forma a parte de cima da peça chamamos de tampo. Eles podem ser confeccionados a partir da aplicação ou apenas misturando as duas partes das técnicas, ou seja, aplicação e patchwork. Os tipos de patchwork são praticamente infinitos, havendo uma enormidade de modelos e técnicas que podem ser empregados.

Modelo 1 – Porta Níquel ou Porta Moedas em Patchwork

Para fazê-lo você irá precisar de um pouco de habilidade com a máquina de costura, já que todos os modelos seguintes também farão uso dessa característica.

Material a ser Usado

  • Vários retalhos de tecidos que sejam estampados ou lisos
  • Um pedaço com aproximadamente 14 cm de tecido que será usado para o forro
  • Um pedaço com 14 cm de entretela de papel, mas que não seja colante
  • Mais ou menos 09 cm de papelão
  • 01 ferragem
  • Um pouco de manta acrílica para ser usada como enchimento da bolsinha
  • Lápis grafite ou giz de alfaiate, para ajudar no risco

Aprenda a Cortar

Primeiro, corte todos os retalhos de tecidos estampados, eles formarão o tecido que será usado como base.

Depois corte apenas um quadrado do tecido liso, de base, com medida de 14x14cm

Corte ainda dois quadrados de tecido 14x14cm para ser usado como forro do porta níquel

Pegue a manta acrílica e corte também um quadrado

Com a entretela de papel sem cola, corte um quadrado com medida de 14x14cm

Para ver o passo a passo da bolsinha de moedas entre aqui: Bolsinha porta-níquel

Agora, junte as partes para montar a bolsa e faça o fecho usando a ferragem.

Modelo II – Porta Moeda de Retalho de Tecido

Todos que trabalham com o artesanato, especialmente aquele que levam feltro e tecidos de algodão, sempre têm em casa sobras desses tecidos e muitas vezes o jogam fora, sem saber que os mesmos podem se tornar uma excelente matéria prima para o trabalho que mostraremos logo abaixo.

Aproveite as sobras de tecido e aprenda a fazer um lindo porta níquel de maneira rápida e barato, perfeito para guardar as moedinhas ou para presentear pessoas queridas.

Tecidos Variados

Tecidos Variados

Material Necessário

  • Pedaços de tecido em algodão
  • Um pouco de feltro
  • Um colchete ou botão de pressão para fechar a bolsinha
  • Linha própria para bordar, com cor que combine com o tecido escolhido
  • Um pedaço de entretela que seja dupla face

Modo de Fazer

Encontre um molde que seja próprio para porta níquel, que está disponível na internet, daqueles bem básicos, ou seja, uma meia lua meio gordinha. Sendo que o tamanho do mesmo vai depender da sua necessidade em guardar moedas e ainda da quantidade de retalhos que tem a disposição.

O fechamento da bolsinha pode ser feito diretamente na máquina ou usando um ponto comum e feito com linha e agulha de bordar, para ficar mais resistente e suportar o peso das moedas.

Modelo III – Porta Níquel de Moranguinho

Este modelo de porta níquel é uma excelente ideia para presentear pessoas queridas, especialmente mulheres e crianças, ou ainda para vender em feiras de artesanato. Caso opte por vendê-los, pode fazer alguns modelos em tamanho maior e até com alça, para que caibam documentos e até celular.

Materiais Necessários

  • Um pedaço de tecido em 100% algodão que será usado como forro para a bolsinha
  • Alguns retalhos de feltro nas seguintes cores: Pink ou rosa forte, verde água, rosa claro, bege escuro ou marrom e bege
  • Um zíper na cor pink ou rosa com tamanho de tamanho 10 cm.
  • Botões bem pequenos ou miçangas pretas que serão usadas para caracterizar os olhos
  • Alguns pedaços de manta acrílica
  • Tesoura, agulha, cola quente e caneta.

Imagem de Amostra do You Tube

Modo de Fazer

(retire o molde do porta níquel diretamente no site, cujo link segue logo abaixo do modo de fazer)

1º Pegue os dois pedaços beges, tanto o escuro quanto o claro e costure ao redor, e por cima da parte da manta acrílica.

2º Use apenas um pedaço do bege claro para fazer a carinha da moranguinho. Com o pedaço de feltro Pink costure e faça a franja em cima deste pedaço, ou seja, o bege. Em cima da franja costure o chapéu da moranguinho. Tenha bastante paciência nessa etapa, pois terá de mostrar habilidade durante as curvas.

3º Usando uma caneta com ponta fina rascunhe boca e também os olhos da moranguinho, mas faça tudo bem de leve. Logo em seguida costure os olhinhos com as miçangas e faça um bordado com linha vermelha para a boquinha.

4º Como as duas partes já estão prontas, é só pregar o zíper de maneira normal. E colocar o forro com o lado direito voltado para cima.

Junte o pedaço com a face da moranguinho com o lado direito para baixo e faça um sanduiche, usando a seguinte sequencia: primeiro o forro, zíper e a face nutra da bolsa, finalizando com a costura. Faça a mesma coisa usando o pedaço de feltro claro e também o forro.

5º Junte as duas partes, forro com forro e também a carinha da moranguinho com as costas.
Faça um costura do lado da peça, e não se esqueça de manter o zíper aberto e ainda uma pequena abertura sem costura no forro para poder desvirar tudo.

6º Desvire e costure a abertura que ficou.

Com a cola quente, decorar o chapéu, sendo que a parte de cima deve ter o feltro Pink. Na carinha da moranguinho você pode acrescentar o que achar melhor, inclusive para salientar a bochecha.

Acesso ao molde e passo a passo: http://cantinhodopatchs.blogspot.com.br/2013/01/pap-porta-niquel-da-moranguinho_9.html

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>